ARCOVERDE, O São João Mais Criativo e Multicultural do Nordeste


Realizar um evento multicultural, democrático e temático que retrate a efervescência artística, histórica e cultural do povo nordestino, tem sido o diferencial no São João DE Arcoverde PE nas suas últimas edições. 

Desde 2001, quando o evento maior de Arcoverde, em busca de novos rumos, optou por adotar um formato temático e multicultural, onde passou a receber maior atenção dos turistas, excursionistas e visitantes em geral, além do apoio do público interno. Temas criativos como a LITERATURA DE CORDEL 100 ANOS DE HISTÓRIA (2001), SÃO JOÃO DO FOGO ENCANTADO (2002), SANFONA FORRÓ & ARTE (2003), RAÍZES DO COCO (2004), BRINCADEIRAS DE RUA (2005), A ARTE DA POESIA POPULAR (2006), A SAGA DO VAQUEIRO... UMA ODISSÉIA SERTANEJA (2007), DE LAMPIÃO A GONZAGÃO... UM AUTO DE SÃO JOÃO (2008), O REISADO ENCANTADO NO REINO DO SÃO JOÃO (2009), SÃO JOÃO DOS SERTÕES (2010), ARCOVERDE TE ESPERA HOJE É FEIRA (2011), A LENDA DA ÍNDIA E DO CAPITÃO NO ANO DE GONZAGÃO (2012) até chegar à nova fase, a partir de 2013, que transformou ARCOVERDE na CAPITAL DO SÃO JOÃO, têm feito do São João de Arcoverde PE uma referência em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil. 

Em 2014 a CAPITAL DO SÃO JOÃO homenageou, com grande sucesso de público e de crítica o cinema mais antigo do Brasil e na América Latina – o Cinema Rio Branco, com o tema: LUZ, CÂMERA, AÇÃO... O CINEMA VA PASSAR NA TELA DO MELHOR SÃO JOÃO !
Em 2015 a CAPITAL DO SÃO JOÃO voltou seus holofotes para os poetas forrozeiros nativos de Arcoverde e, através de ícones como Mazinho de Arcoverde, Paulinho Leite, Wagner de Carvalho e George Silva, sob o tema O REINO DO BAIÃO NA CAPITAL DO SÃO JOÃO, homenageou os artistas forrozeiros que fizerem e fazem de Arcoverde uma cidade expoente da cultura musical nordestina e sertaneja. 

Em 2016 a CAPITAL DO SÃO JOÃO prestou grande e justa homenagem aos 100 anos do surgimento do SAMBA DE COCO em Arcoverde, trazido pelos precursores da família Lopes em 1916 e que se consolidou, ao longo do tempo, pelo seu ritmo contagiante que tem o TRUPÉ como diferencial, com o tema SAMBA DE COCO COM ARTE E TRADIÇÃO... COMEMORA 100 ANOS NA CAPITAL DO SÃO JOÃO !

A versão 2017 está sendo preparada com muito esmero e carinho e terá como objetivo, mostrar para o Brasil a arte e a tradição do emblemático Reisado de Caraíbas, personificadas nas suas cantoras que, no contexto do tema, são reconhecidas como RAINHAS DO REISADO. Portanto, com o tema : COM HISTÓRIA, ARTE E TRADIÇÃO, EM 2017, AS RAINHAS DO REISADO SÃO AS HOMENAGEADAS DA CAPITAL DO SÃO JOÃO, Arcoverde volta a realizar sua festa maior, reunindo grandes atrações regionais e nacionais no seu palco principal – conhecido como polo multicultural – lado a lado com toda representatividade do que há de melhor do forró tradicional e estilizado; samba de coco, música alternativa, teatro de rua e performances culturais em geral, distribuídos em mais de 10 polos de pura animação e magia.

E tudo isso acontece entre 17 e 28 de junho, quando ARCOVERDE é transformada no melhor e mais criativo arraial junino do nordeste, período em que, com toda justiça, recebe o bastão de CAPITAL DO SÃO JOÃO ! 


Fonte: SETUR
Facebook: Alberico Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO