Justiça manda Arquimedes convocar todos os concursados

Nesta  sexta-feira (20), o juiz de Direito da comarca de Buíque, Dr. João Eduardo Ventura Bernardo, deferiu liminarmente mandado de segurança suspendendo os efeitos do do Decreto 003/2007 e portaria 030/2017 do prefeito Arquimedes Valença (PMDB) que anulava a nomeação e posse dos aprovados no último concurso público.

Em dezembro passado o então prefeito Jonas Camelo (PSD) promoveu ato público de nomeação e posse de 352 concursados em diversas funções, mesmo contrariando uma medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado que proibia tais nomeações. Ao assumir o mandato, uma das primeiras medidas do prefeito Arquimedes Valença foi anular tais atos.

Na liminar, o juiz considera que a decisão  do atual prefeito foi arbitrária e sem qualquer fundamentação legal, além de ignorar os princípios constitucionais.

Por fim, a justiça determina que o ataul prefeito proceda num prazo de 10 dias, a imediata reintegração dos impetrantes  no quadro funcional da municipalidade, cada qual na sua função, sob pena da incidência de multa pessoal no valor de R$ 500(Quinhentos reais ), por dia de descumprimento, limitados a 20.000,00 (Vinte Mil Reais), a contar da efetivação da intimação. Impetrou o mandado de segurança o advogado Dr. Edilson Xavier, em parceria com Dr. Fábio Beserra e a Dra. Gilbertiana.

Primeira Sessão Ordinária Câmara Municipal de Vereadores de Tupanatinga aconteceu na ultima terça-feira, 17/01



No último dia 17 de janeiro de 2017, a Câmara Municipal de Vereadores de Tupanatinga realizou a primeira sessão ordinária, do primeiro período legislativa, da legislatura 2017/2020. A sessão foi presidida pelo vereador, Joaquim Neto, tendo o mesmo sido secretariado pelos novatos, Aúreo de Dadá e Dé do Povão, respectivamente, primeiro e segundo secretário. Presentes ainda os vereadores Costa, Dilson de Zequinha, Nenen da Baixa Grande, João Pedro, Carlos de Idelfonso, Artur Júnior, Wellysson de Quinca e Gilsa. Destaque-se, a ilustre presença do prefeito do município, Silvio Roque, e da grande maioria dos nomes que compõe o primeiro escalão do seu governo, com destaque para a presença da: secretária de ação social, Rosa Maria, secretaria de administração, Bruna Waleska, secretário de cultura, turismo e esportes, Francisco Carlos, secretário de transportes, Valmir Roque, procuradora geral, Islanny Sylvany, procurador Adjunto Vamilson Correia, Tesoureira Meirilly Suammy e coordenador do controle interno, Mariano Brito.

Iniciado os trabalhos e seguindo as determinações regimentais daquela Casa de Leis, foram escolhidos de forma democrática os representantes que irão compor as comissões permanentes, tal composição respeitou a pluralidade de forças políticos que ali estão representadas, dando assim, o equilíbrio necessário para o bom funcionamento daquela instituição.
Após cumprir as determinações regimentais passou a apresentação, discussão e votação dos projetos de lei que estavam em pauta, sendo quatro projetos de iniciativa do poder executivo, e um projeto de iniciativa da mesa diretora daquela casa legislativa. Os projetos em destaque, tratavam das seguintes matérias: 1. Reajustava o salário mínimo para os servidores do município de Tupanatinga; 2. Cria a estrutura organizacional do município de Tupanatinga; 3. Adota o diário oficial dos municípios como meio oficial das publicações do município de Tupanatinga; 4. Regulamentação das concessões de licença para qualificação profissional dos profissionais do magistério; 5. Reajuste dos vencimentos dos servidores efetivos e comissionados da Câmara Municipal.

 Todos os projetos foram aprovados por unanimidade dos vereadores presentes.

Dando prosseguimento os vereadores fizeram uso da palavra para suas considerações finais, e de regra elogiaram a presença do prefeito, Silvio Roque, por demonstrar respeito e consideração pelos parlamentares, enalteceram as medidas administrativas adotadas no início da gestão, e se colocaram à disposição do prefeito para destravar projetos de interesse do município. A câmara Municipal de Tupanatinga demonstrou maturidade ao reconhecer as dificuldades por que passa o município, onde inclusive o vereador, Neto de Duca, expos detalhadamente a herança maldita que o prefeito, Silvio Roque, recebeu e que aqueles atores políticos precisam unir forças para fortalecer o governo em suas decisões, para que juntos consigam alavancar o desenvolvimento local.

 






 






 

Armando recebe prefeitos e promete destravar obras hídricas para municípios do Sertão

Um grupo de prefeitos e vices de municípios do Sertão pernambucano solicitou, nesta sexta-feira (20), a ajuda do senador Armando Monteiro (PTB) para retomar obras hídricas que estão paralisadas na região. Os gestores pediram apoio para, junto aos ministérios, em Brasília, destravar o andamento das benfeitorias, de modo a levar mais água para a população sertaneja o mais breve possível. Armando propôs fazer um levantamento das obras que estão atrasadas e buscar soluções junto ao governo federal. O encontro foi articulado pelo deputado estadual Augusto César (PTB).
Segundo o senador Armando Monteiro, o encontro serviu para definir diretrizes que vão orientar a articulação com o governo federal e também para informar adequadamente as emendas e captação de recursos para os municípios. “Fizemos uma ação cooperativa, que vai se traduzir em conquistas para os municípios”, afirmou o líder petebista.
Participaram da audiência os prefeitos de Tabira, Sebastião Dias (PTB); de Santa Maria da Boa Vista, Humberto Mendes (PTB); Águas Belas, Luiz Aroldo (PT); e Paranatama, Valmir do Leite (PSB); além dos vice-prefeitos de Salgueiro, Doutor Chico (DEM); de São José do Belmonte, Antônio de Alberto (PHS); e de Serra Talhada, Márcio Oliveira (PSD).

Para o prefeito Sebastião Dias, a preocupação do senador com a falta de água na região é a mesma dos gestores. “Além da carência de água, o senador também está preocupado com as obras inacabadas. São obras de asfaltamento, construção das barragens nos municípios, assistência dos carros-pipa para abastecer as comunidades rurais”, afirmou o petebista. “Saímos daqui com uma grande esperança de que o senador, perante o governo federal, vai resolver essas questões”, completou.
O deputado Augusto César fez uma avaliação positiva da reunião dos prefeitos com o senador Armando Monteiro. “Vamos, juntamente com o senador, aos ministérios para destravar e alavancar os projetos que estão paralisados na região”, disse o parlamentar.

Prefeitura realiza grandiosa festa no Povoado Cabo do Campo





Promovida pela prefeitura municipal de Tupanatinga, sendo a primeira festa realizada através do prefeito eleito da cidade, Silvio Roque, grandioso público esteve prestigiando a festa que é tradição no povoado Cabo do Campo.

A programação de shows musicais tiveram a participação dos cantores locais Fabiano e Banda e Lázaro Bruno, que animaram a festividade até as 22h, logo após foi a vez de um dos cantores que tem se tornado sucesso por onde passa, o Rodolfo Melo, que apesar de ter tocado pouco tempo, animou os festeiros de plantão com seu show de romantismo e um repertório super atualizado.

Em seguida, e finalizando com chave de ouro o Vaqueiro Geninho Batalha levou a galera a cantar, dançar e vibrar com uma produção musical que embala os jovens que curte um bom forró e uma boa música de vaquejada.


Para o Prefeito Silvio Roque, a tradicional do povoado Cabo do Campo é sempre muito aguardada por pessoas de todas as localidades, já que se trata da principal festa de rua do povoado. “É uma ocasião apropriada para reencontro de familiares e amigos. Nesse período, muitos tupanatinguenses que residem em outros municípios ou estados, se sentem quase no dever de guardar a data no calendário para vir rever a terrinha amada e prestigiar a festividade”, diz o gestor.

A festa teve abertura com os violeiros Rinaldo Aleixo, Dimas Fernandes e Charles Gomes, que abrilhantaram o evento com o melhor da cultura popular brasileira. Esteve presente atento a cada detalhe do evento o Secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Francisco Carlos e seu coordenador de Cultura Israel Andrade. 



PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DE LIMPEZA NA CIDADE


A Prefeitura de Tupanatinga, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SINFRU), está executando desde o início do mês, um mutirão de limpeza pública em todas a ruas da cidade. O trabalho consiste na retirada de lixo, entulhos, poda de árvores, capina e varrição de todos os pontos das vias públicas e calçadas.

A iniciativa teve início pelo Centro e seguirá pelos demais bairros, povoados e comunidades da cidade. O Prefeito do município, Silvio Roque pede a colaboração dos moradores no sentido de durante o mutirão, ou mesmo em dias normais, colocarem nas frentes das residências, entulhos, materiais inservíveis e poda de árvores a partir da 16h, para facilitar o trabalhos das equipes de limpeza.

O Secretário de Infraestrutura, João Ferreira (Balola) informou que a coleta de lixo terá, em breve, um calendário de horários que será entregue através de panfletagem porta-a-porta, no intuito de reeducar a população de como manter a cidade sempre limpa.


“Infelizmente, depois de executarmos o trabalho de limpeza é comum vermos moradores depositando lixo novamente nas ruas”, lamenta o Prefeito, informando que não será permitido entulho e nem lixo em terrenos baldios, na frente das avenidas e residências fora do horário, sob pena do proprietário incorrer em multas.

O trabalho seguirá durante os próximos dias. Em seguida, a frente de trabalho será deslocada para as áreas urbanas dos distritos de Mata Verde, Boqueirão, Baixa Grande, Cabo do Campo e outros. O mutirão envolve servidores, veículos e máquinas da prefeitura.


TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO