quinta-feira, 30 de março de 2017

Prefeitura de Tupanatinga participa do Encontro Municipal de Turismo

Secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Francisco Carlos
A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da cidade de Tupanatinga, na pessoa do Secretário Francisco Carlos, participou nessa quarta-feira (29/03) do Encontro Municipal de Turismo, realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
Secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras
O evento aconteceu durante todo o dia e foi promovido pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco – SETUREL, voltado aos prefeitos e gestores de turismo municipais, afim de apresentar a estrutura funcional da SETUREL, da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR) e do Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), além das articulações necessárias para o município captar informações e recursos nas ações de promoção e estruturação do turismo.
Presidente da EMPETUR, Adailton Feitosa
O intuito do secretário é inserir o município de Tupanatinga na rota do turismo do estado de Pernambuco e do Ministério do Turismo através de um projeto que visa a abertura de trilhas de acesso ao Parque Nacional do Vale do Catimbau, o qual, o município de Tupanatinga é detentor de uma área de (23.540 ha) na Microrregião do Vale do Ipanema, sendo ainda maior em área do que a própria cidade de Buíque, que possui (12.438 ha.) dentro do setor Norte da Bacia do Jatobá e é o único município a explorar o Vale, que também abrange o município de Ibimirim, com uma área de (24.809 ha) na Microrregião do Moxotó do Estado de Pernambuco.

Além desse projeto, o secretário almeja uma parceria e inserção da Tradicional Festa de agosto do município na grade turística do estado de Pernambuco, fazendo com que, Tupanatinga apareça nas principais páginas de jornais, blogs e sites e tenha apoios futuros por parte dos governos Estadual e Federal e empresas privadas.

Tupanatinga irá participar de uma seleção de projetos estruturadores com o apoio da PRODETUR para execução de projetos que beneficiarão o turismo local.


“É muito importante a participação de Tupanatinga em eventos como este, pois estamos buscando todas as parcerias necessárias que venham estruturar, beneficiar e valorizar o turismo em nossa cidade”, comentou Sílvio Roque, Prefeito de Tupanatinga. O mesmo tem dado carta branca para o secretariado municipal correr em busca de melhorias para o município.
Estrutura Geológica do Vale do Catimbau


Com informações: http://tupanatinga-pe.blogspot.com.br/

Professor adesiva janela com 71 fórmulas matemáticas na ETE de Buíque-PE e vira destaque no Portal da Educação do Estado


Como aprender as fórmulas matemáticas? Essa é uma pergunta que muitos jovens fazem no período em que estão na vida acadêmica. Para facilitar o aprendizado dos estudantes, o professor de matemática da Escola Técnica Estadual (ETE) Jornalista Gil Galindo, localizada em Buíque, Marcos Jean Bandeira, criou adesivos com as fórmulas e preencheu todo o espaço de um basculante. Ao todo, 71 fórmulas foram reproduzidas.

Professor da rede estadual desde 2000, Marcos procura facilitar no que for possível o aprendizado dos estudantes. Por achar a sala onde fica o laboratório de matemática clara para aulas em retroprojetor, o professor pensou em cobrir a janela para escurecer. E aí, surgiu a ideia dos adesivos com fórmulas. “Eu precisava resolver a questão da claridade na sala, então as fórmulas foram uma ótima solução. Com certeza, os nossos estudantes vão poder memorizar essas fórmulas com mais rapidez, pois elas estarão sempre ao alcance deles”, declara Marcos.

“Achei essa ideia muito boa, as fórmulas perto da gente facilitam a memorização. É muito melhor para entender cada uma delas quando elas estão ao nosso alcance, dentro do laboratório que é de matemática”, declara o estudante do 2º ano técnico em administração André Magalhães, de 14 anos. Já para a estudante da mesma turma Jordana Cavalcante, 16 anos, a ideia é espetacular. “Eu sei muitas fórmulas decoradas, mas muitas também já esqueci, então colocar elas ao nosso alcance o tempo inteiro foi a melhor ideia. Facilita demais nosso aprendizado. Torna a aula mais dinâmica e, consequentemente, mais agradável”.

Para o professor Marcos o retorno dos alunos foi muito positivo. “Eles ficaram empolgados com a ideia e ainda brincam dizendo que este é o melhor local para a prova ser aplicada”, brinca. 

Com informações: 

Assessoria de Imprensa / Secretaria de educação de Pernambuco

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO