quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Campanha educativa da LBV alerta para o desperdício de água


O desperdício dos recursos hídricos é um dos principais problemas na atualidade. A dissipação da água, seja pelo mau uso comercial e residencial ou pelos equipamentos transportadores do líquido, é cada vez mais recorrente em todo o mundo.  Segundo a ANSA Brasil, 923 milhões de pessoas no mundo não possuem acesso à água potável, enquanto milhares de litros são desperdiçados diariamente. Só no Brasil, o desperdício chega a 37%, conforme dados da Agência Nacional de Águas (ANA), e, se for considerada apenas a água tratada, esse número salta para 41%.

Para combater essa adversidade e alertar a população sobre a importância de se preservar os recursos naturais, a Legião da Boa Vontade (LBV) promove campanhas educativas de conscientização. A edição 2017 da campanha Eu Ajudo a Mudar! traz o exemplo das crianças, que desde cedo aprendem, nas unidades da LBV, durante as ações de educação ambiental, a cuidar da Natureza, a começar pelo uso consciente da água.  “A gente já desperdiçou muita água, é por isso que está faltando. Lá em casa, a gente usava mangueira, mas gastava muita água. Agora, usa o balde. Vi um menino gastando muita água na calçada e falei para ele que não podia gastar daquele jeito, porque a água está acabando!”, destacou Maria Eduarda, de 9 anos, atendida pela LBV em Minas Gerais.

Acesse https://www.youtube.com/watch?v=kHMitSBrmdU e assista ao vídeo “Crianças da LBV contam COMO cuidar da água!”  


Para que a LBV continue mantendo seus programas socioeducacionais, ela conta com a sua ajuda! Faça parte desse time solidário. Colabore:www.lbv.org/doar ou 0800 055 50 99.  Se preferir, entre em contato com uma das unidades da Instituição acessando o linkwww.lbv.org/enderecos ou ainda pelas redes sociais: Facebook/LBVBrasil, YouTube/LBVBrasil e Instagram/@LBVBrasil.

Prefeitura de Tupanatinga participa da reunião de validação do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos


Representantes dos municípios da Sub Grupo Arcoverde participam, nesta quarta-feira 25 de outubro, da reunião de validação do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos. O evento aconteceu no Auditório da Líder Empresarial, promovido pela RECITEC LTDA – Consultoria Ambiental e Projetos, em conjunto com a SEMAS – Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco. Na ocasião foi promovido um ciclo de debates para validação das ações previstas nos Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos.


A atividade foi a segunda do mês e envolveu a participação de representantes dos municípios do Sub Grupo Arcoverde, onde abrange as cidades de Itaíba, Tupanatinga, Buíque, Arcoverde, Pedra, Venturosa e Alagoinha, além da participação de Prefeitos, Presidentes das Câmaras Municipais, Secretários, educadores ambientais, representantes da área de limpeza pública, associação de catadores entre outros.

Na ocasião, o município de Tupanatinga esteve representado através do secretário Francisco Carlos, onde participou dos eixos e atividades importantes dentro da programação ofertada pelos organizadores do referido evento.

“O plano é importante porque vai apontar os direcionamentos sobre a gestão dos resíduos sólidos nos municípios. Além disso, torna-se fundamental para iniciar o planejamento entre estado e município no encerramento das atividades dos lixões e construção dos aterros sanitários como determina a legislação. É uma oportunidade para a sociedade contribuir para que a gestão dos resíduos sólidos seja realizada da maneira mais eficiente e participativa”, explica o gerente da Recitec, Valdemir.

A elaboração do plano foi paga pelo Ministério do Meio Ambiente, através de processo licitatório e percorreu diversas etapas com mobilização social para diagnosticar a situação dos resíduos sólidos nas regiões Agreste, Sertão, Bacia Leiteira, Moxotó e outros.
Ao superar o procedimento de debates e aprovação junto aos municípios, o próximo passo a ser constituído será a entrega final do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos. Todas as discussões envolvem os representantes dos municípios reunidos pela Recitec, onde haverá a cerimônia de entrega no mês de dezembro na sede da AMUPE.

 










TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO