Município de Pernambuco registra 6 tremores de terra

O município de Belém de Maria, a 120 km do Recife, registrou seis tremores de terra no domingo e nesta segunda-feira. Os fenômenos também foram sentidos no em Cupira, a 167 km da capital. No início do mês, a cidade de Alagoinha foi atingida por mais de 60 abalos sísmicos.
O primeiro tremor foi considerado o mais forte e atingiu 2,8 graus na escala Richter. Às 3h49, na madrugada da segunda-feira, ocorreu novo fenômeno, de 2,1 graus. Às 4h29 e às 7h22 novos tremores: de 1,7 graus e 1,9 graus respectivamente. Às 10h22 e às 10h32 da segunda-feira, os fenômenos foram de 2,0 e 1,9 graus.
Os tremores em Belém de Maria foram detectados pelo departamento de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que possui aparelhos adequados para o acompanhamento dos tremores distribuídos em várias cidades do interior de Pernambuco. Os abalos foram classificados como fracos pelo professor Aderson Nascimento, do Laboratório Sismologia. No entanto, podem provocar rachaduras, pequenos abalos nas partes mais altas das casas e chacoalhar lustres.
Uma explicação para o fenômeno está no lineamento Pernambuco, nome de uma falha conhecida que é monitorada pelos acadêmicos da URFN. Os tremores, disse Nascimento, ocorrem devido à movimentação das rochas cristalinas no interior da terra, que provocam a vibração que chega até a superfície.
A Comissão de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) tomou conhecimento dos tremores, mas não tomou nenhuma medida além por causa da pequena intensidade deles, relatou o coronel Ivan Ramos. De acordo com o coronel Ivan, não houve repercussão nas cidades, não houve dano material e pouco foi sentido pela população.
Em 3 de março, o município de Alagoinha, a 225 km da capital, foi atingido por mais de 60 tremores, que alcançaram o grau 3,2 na escala Richter. Na ocasião, os moradores relataram sensação de vibrações, foram detectadas algumas rachaduras em construções mais simples e muitas pessoas relataram ter ouvido um som semelhante ao de um trovão, vindo da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO