As chuvas dos últimos dias já afetaram 54 municípios de Pernambuco e deixaram 30 em situação de emergência, segundo levantamento divulgado hoje pela Defesa Civil Estadual. Até agora foram contabilizados oficialmente 12 mortes e ainda não há um número oficial de desaparecidos.
Nove cidades se encontram em estado de calamidade pública, decretado pelo governador Eduardo Campos (PSB) e publicado hoje no Diário Oficial: Água Preta, Barra de Guabiraba, Barreiros, Correntes, Cortês, Jaqueira, Palmares, São Benedito do Sul e Vitória de Santo Antão.
De acordo com o levantamento da Defesa Civil, há no Estado 17.719 pessoas desabrigadas - aquelas que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos - e 24.331 desalojadas - aquelas que podem contar com a ajuda de vizinhos e familiares. Os números tendem a subir, com a atualização ao longo do dia dos afetados pelas chuvas.
Os municípios em situação de emergência são Agrestina, Altinho, Amaraji, Belém de Maria, Bezerros, Bom Conselho, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Catende, Chã Grande, Escada, Gameleira, Gravatá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Joaquim Nabuco, Maraial, Moreno, Nazaré da Mata, Palmeirina, Pombos, Primavera, Quipapá, Ribeirão, São Joaquim do Monte, Sirinhaém, Tamandaré, Vicência e Xexéu.
Foram afetadas também as cidades de Abreu e Lima, Aliança, Angelim, Araçoiaba, Belo Jardim, Cachoeirinha, Igarassu, Itamaracá, João Alfredo, Jurema, Limoeiro, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata.Doações
Foi lançada em Pernambuco uma campanha de arrecadação de donativos. Em Recife, o Comando Geral da Polícia Militar (PM), no Derby, e o Quartel Central do Corpo de Bombeiros, na Avenida João de Barros, são os principais pontos de arrecadação. Porém todas as unidades desses órgãos também estão recebendo os donativos. Poderão ser doados alimentos não perecíveis, roupas, agasalhos, materiais de higiene e limpeza e água.
Chuvas: Eduardo suspende feriadão
e reforça presença do Estado nas ruas
O governador Eduardo Campos está cobrando o empenho pessoal dos seus secretários e assessores envolvidos nos trabalhos de reconstrução das cidades afetadas pelas chuvas. Disse que não vai permitir corpo mole nem que ninguém “baixe a guarda” durante o período de São João.
Inicialmente seriam cinco dias de folga para os servidores estaduais: da quarta-feira (23) ao domingo (27). Ontem, Eduardo decretou o cancelamento do feriado de hoje e a abertura do expediente da quinta para os cargos comissionados das secretarias envolvidas das 13h às 18h. Na sexta-feira (25), o expediente será das 7h às 10h. às 07h30, o governador comanda reunião do Gabinete de Crises no Palácio do Campo das Princesas.
Eduardo não quer que o feriadão “esfrie” o trabalho dos engajados no mutirão. “Temos muito trabalho a fazer e as equipes que estão na rua precisam de retaguarda”, justificou. Todos os gabinetes de secretarias também estarão funcionando no período.
Eduardo também desmarcou sua ida às cidades de Caruaru e Arcoverde, onde iria prestigiar as festividades do período junino, além de cancelar sua participação em outros eventos sociais neste final de semana. Mantendo a rotina que adotou desde o último sábado, Eduardo pretende visitar os municípios mais atingidos até o final de semana e acompanhar de perto o trabalho da Defesa Civil.
Postado: valmir Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!