Pernambuco tem uma das bancadas mais influentes do Congresso Nacional

Sete parlamentares pernambucanos estão este ano na lista dos “cabeças” do Congresso Nacional, divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). No rol, entram os senadores Marco Maciel (DEM) e Sérgio Guerra (PSDB) e os deputados federais Armando Monteiro (PTB), Fernando Ferro (PT), Inocêncio Oliveira (PR), Maurício Rands (PT) e Roberto Magalhães (DEM).
Na visão do Diap, os “cabeças” do Congresso Nacional são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pela capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.
Entre os 100 “cabeças” há 69 deputados e 31 senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 22 nomes, e o PMDB, detentor da maior bancada na Câmara dos Deputados e no Senado, com 17. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 14 nomes.
Dentre as bancadas, Pernambuco, com sete parlamentares escolhidos, mantém a tradição de ser uma das mais influentes. Fica atrás apenas de São Paulo (20) e do Rio Grande do Sul (13), empata com Rio de Janeiro (7) e Bahia (7).
Além dos “cabeças”, o Diap aponta outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar. Da bancada de Pernambuco estão Bruno Araújo (PSDB), Bruno Rodrigues (PSDB), Paulo Rubem Santiago (PDT), Pedro Eugênio (PT) e Raul Jungmann (PPS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO