Artesão José Bezerra e o Vale do Catimbau


Um show de encanto foi o que encontramos em visita ao Vale do Catimbau no domingo passado.
José Bezerra vive no Vale do Catimbau, no agreste de Pernambuco, região considerada o segundo maior sítio arqueológico do Brasil, tanto pela quantidade de pinturas e inscrições quanto pelo valor histórico. É respirando esta atmosfera que o artista produz suas esculturas, exibindo-as ao redor de sua casa, uma aldeia de seres em madeira que encantam os viajantes que por lá passam.
Quando José Bezerra olha um pedaço de madeira ele já reconhece a imagem que ali se insinua. Sua arte então é esculpir o tronco para que o desenho surja, deixando, porém, uma janela aberta à imaginação. Com a intervenção de um facão, grosa, formão e serrote em árvores caídas, pedaços de troncos e raízes, ele retrata as mais diversas figuras, desde cabeças de gente, carros de boi, animais, tudo que faz parte do seu universo.

Além de tudo isso, ainda criou um instrumento que só ele mesmo sabe tocar, trata-se de um pedaço de madeira com duas chaleiras de fazer café, e um pedaço de fio de arame que, segundo ele, é de um pneu de carro. O mesmo encanta a todos que por lá passam com seus poemas, rimas e versos, quem por lá passa não quer mais sair. Ele conta histórias que deixa todos nós de queixo caído. Uma simpatia que só ZÉ BESERRA TEM.
Estive visitando o Vale do Catimbau, eu e minha esposa, com a equipe do Jornal Tribuna da Região e uma representante da TRANSNORDESTINA, foi um dia de muitas descobertas e muita alegria para nós. Esperamos ter mais um tempinho para novamente estarmos por lá e vafez mais trilhas.
Faça você também uma visita ao Vale do Catimbau e confira as maravilhas que só Buíque tem!!! 
Da redação: Buíque & Cia 
Fotos: Francisco Carlos

Um comentário:

  1. É! Parabéns pela postagem, muito legal, Catimbau e Buique merecem.

    ResponderExcluir

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO