Sistema de irrigação antigo joga fora água de açude durante seca em PE - REPORTAGEM ESPECIAL DO JORNAL NACIONAL MOSTRA A SITUAÇÃO DE BUÍQUE

Enquanto a água é desperdiçada, mais de três mil agricultores esperam a chuva para voltar a plantar.

Em Pernambuco, três anos seguidos de pouca chuva deixaram os maiores açudes em situação crítica. Na seca mais grave dos últimos 60 anos, ainda existe o desperdício de água.
Pouca água, barrenta e salgada. A barragem do Mulungu, em Buíque, no sertão de Pernambuco, é mais uma a entrar em colapso.
Quinze grandes reservatórios já secaram. “Nós só tivemos uma seca severa como esta, em uma região inteira, nos anos 50. É um fenômeno extremamente grave”, analisa Almir Cirilo, secretário de Recursos Hídricos – PE.
Mesmo na época das chuvas, o maior açude do estado está com apenas 21% da capacidade. 

Não é apenas a seca que está acabando com a água do poço da cruz. Um sistema de irrigação antigo e sem manutenção está jogando fora boa parte da água do açude, dia após dia, em tempos de seca severa.

As mangueiras inundam as plantações com uma quantidade de água muito maior do que a necessária. Em julho do ano passado, o Jornal Nacional mostrou o desperdício. Nove meses depois, o problema continua.
Para que o açude não seque, foi preciso reduzir o número de lotes irrigados para menos da metade. A quantidade de dias de fornecimento de água também diminuiu.
"Quando o açude seca, os irrigantes vão embora e deixam os lotes de lado abandonados", conta José Wilton dos Santos, técnico do Dnocs.
Foi o que aconteceu com os 30 mil pés de banana de José Medeiros Cavalcanti. "Fico triste. Como é que vai fazer? A água se acabando e aí uma seca dessas. Não chove", lamenta o agricultor.

Enquanto a água é desperdiçada, mais de três mil agricultores esperam a chuva para voltar a plantar.

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, o Dnocs, anunciou que ainda este ano vai começar a reforma no sistema de irrigação do açude Poço da Cruz.
Jornal Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO