Três médicas cubanas chegam em Buíque, 151 em Pernambuco


151 médicos estrangeiros, 95% deles cubanos, chegaram nesta segunda-feira (4) a 56 municípios de Pernambuco. Os profissionais são integrantes do Programa Mais Médicos do Governo Federal e trabalharão na atenção básica. Os médicos serão encaminhados aos Postos de Saúde da Família (PSF's) dos municípios. Pernambuco já conta com 98 médicos integrantes do programa trabalhando no estado. Em Buíque cinco médicos já estão a disposição do município.

As cidades que vão receber os profissionais são: Abreu e Lima (3), Afogados da Ingazeira (2) Afrânio (1), Agrestina (2), Águas Belas (2), Altinho (2), Barra de Guabiraba (1), Belém de São Francisco (2), Bodocó (2), Bom Conselho (1), Brejo da Madre de Deus (2), Buíque (3), Cabo de Santo Agostinho (2), Cabrobó (2), Caetés (2), Calumbi (1), Camocim de São Félix (2), Capoeiras (1), Carnaíba (1), Caruaru (7), Catende (2), Condado (1), Cumaru (1), Exu (2), Feira Nova (1), Flores (2), Floresta (2), Goiana (3), Ibimirim (1), Igarassu (4), Ipojuca (1), Itambé (1), Jaboatão dos Guararapes (13), Lagoa Grande (1), Macaparana (2), Moreno (2), Olinda (1), Ouricuri (3), Palmares (3), Panelas (2), Paudalho (1), Paulista (7), Pesqueira (3), Petrolina (6), Quipapá (2), Recife (21), Santa Cruz do capibaribe (1), Santa Maria da Boa Vista (2), São Bento do Una (3), São Caetano (2), São José do Belmonte (2), São José do Egito (2), São Vicente Ferrer (1), Tabira (2), Tacaratu (2) e Vitória de Santo Antão (5).
De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, os profissionais passaram por quatro semanas de treinamento, tendo aulas de Português, Legislação Sanitária Brasileira e sobre o funcionamento da rede de saúde no estado. Os médicos são integrantes da segunda fase do programa e devem começar a atuar de acordo com o cronograma elaborado pelas secretarias de Saúde dos municípios.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa do Ministério, durante esta semana os profissionais devem conhecer os locais de trabalho, a logística de deslocamento e a rotina dentro da Secretaria de Saúde do município.
Os médicos ligados ao programa trabalham 40 horas semanais como médicos de saúde da família nas unidades de saúde municipais e recebem uma bolsa no valor de R$ 10 mil.

BUÍQUE...
Aqui na cidade de Buíque as médicas chegaram na ultima sexta-feira, 01 e foram recepcionadas pela secretária de Saúde, Fernanda Camêlo e por profissionais da Secretaria de Saúde do município. Para comemorar a chegadas das médica cubanas, Fernanda Camêlo preparou um bolo e, as encaminhou para a residência onde ficarão hospedadas no período que estarão atuando em nosso município. Na chegada das médicas houve até carreata, para Fernanda esta é mais umas vitória alcançada, "Em meio a tantas dificuldades enfrentadas não só em Buíque mas, em todo país, conseguimos cinco profissionais que estarão disponíveis o mais breve possível nos postos de Saúde de Buíque" finaliza.


"Imaginem vocês indo trabalhar em um país diferente, de língua diferente e que não conheçam ninguém. Imaginem deixar os filhos e maridos por 3 anos. A secretaria de Saúde não está dando tratamento diferenciado a nenhum médico de Buíque... Estamos todos apenas, sendo solidários com nossas médicas cubanas e tentando fazer com que elas sintam-se o mais confortável possível! Nossos médicos brasileiros já conhecem todo sistema do país, elas não. Espero que toda população as receba de forma carinhosa" disse Fernanda Camêlo em sua página do facebook.
Da redação: Blog Buíque & Cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO