Em Pernambuco, alunos do Bolsa Família têm aprovação de 79,7% no ensino médio

Bons resultados refletem importância da permanência dos alunos na escola. Estado registrou segunda menor taxa de abandono entre estudantes do ensino médio beneficiários do programa
Com mais de 1 milhão de crianças e jovens atendidos pelo Bolsa Família, Pernambuco se destaca pelos bons resultados no acompanhamento da frequência escolar dos estudantes que recebem o benefício. O estado tem a segunda maior taxa de aprovação (79,7%) entre os estudantes do ensino médio participantes do programa e a menor taxa de abandono escolar (4%), quando comparado aos alunos das escolas públicas não beneficiários do Bolsa Família.
O êxito do programa em Pernambuco mostra que os compromissos assumidos pelas famílias como contrapartida para receber a transferência de renda do governo federal são fundamentais para levar a educação aos segmentos mais pobres da população brasileira.  No quesito aprovação, o estado perde apenas para Amazonas, cujo índice de aprovação no ensino médio foi de 87,4%.  A média no país, entre os alunos não beneficiários do Bolsa Família, é de  75,5%. O levantamento utiliza dados do Censo Escolar de 2012, realizado pelo Ministério da Educação, e revela o impacto positivo das condicionalidades do Bolsa Família. 
“Os beneficiários do Bolsa Família apresentam taxas de abandono sempre menores  do que os alunos não atendidos elo programa. Essa diferença se torna ainda mais acentuada quando feita a comparação com o Nordeste”, resume o secretário nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luis Henrique Paiva.
Ele explica que, no Ensino Médio, a taxa de abandono na região Nordeste entre alunos da escola pública beneficiários do Bolsa Família é 9,8% menor que a média dos alunos que não participam do programa. Segundo o secretário, a condicionalidade de educação do Bolsa Família reflete no maior acesso e permanência dos estudantes na escola, no melhor desempenho escolar e na diminuição das desigualdades educacionais. Entre os estudantes que não são beneficiários, as maiores taxas de aprovação concentram-se nas regiões Sul e Sudeste. Esse cenário se reverte com o Bolsa Família: entre os alunos que recebem o benefício, a maios aprovação é nas regiões Norte e Nordeste.
Com informações: http://bolsafamilia10anos.mds.gov.br

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO