História de Buíque é contada em livro por alunos do ensino fundamental


Personagens representam as etnias do lugar. (Foto: Reprodução/ Buíque - Patrimônio, Identidade e Memória)
Cerca de 230 alunos do ensino fundamental II no Agreste pernambucano participaram de um projeto que foi concluído com a produção do livro “Buíque - Patrimônio, Identidade e Memória”. O título se refere ao município em que moram os estudantes, responsáveis pelas pesquisas, depoimentos e ilustrações do projeto, sob coordenação da Bureau de Cultura e Turismo, com apoio do Fundo de Cultura do estado. Para as 10h desta sexta-feira (13) foi marcado o lançamento da obra, na Escola Estadual Engenheiro Klaysson, na cidade.
  •  
Parte da aldeia Kapinawá, citada no livro. (Foto: Reprodução/ Buíque - Patrimônio, Identidade e Memória)
Parte da aldeia indígena Kapinawá, citada no livro.
(Foto: Reprodução/ Buíque - Patrimônio, Identidade
e Memória)
De acordo com a assessoria da Bureau, o projeto do livro foi posto em prática em dez meses, com levantamentos feitos por turismólogos e historiadores. A Prefeitura de Buíque e a Secretaria de Educação contribuíram para a realização, da qual participaram alunos e professores de escolas municipais e estadual, tanto da cidade como dos distritos de Catimbau e Guanumbi.
Também fez parte do projeto um grupo de guias de turismo do Vale do Catimbau, considerado um dos mais importantes sítios arqueológicos do país. Segundo a assessoria, o trabalho “consiste numa estratégia de resgate histórico e cultural para o município, visando a permitir que estudantes e professores conhecessem um pouco mais sobre o patrimônio cultural material e imaterial da localidade, contribuindo com sua valorização e preservação”.
Pinturas rupestres no Vale do Catimbau. (Foto: Reprodução/ Buíque - Patrimônio, Identidade e Memória)
Pinturas rupestres no Vale do Catimbau. (Foto:
Reprodução/ Buíque - Patrimônio, Identidade e
Memória)
A ideia gráfica é assinada pela designer Anne Cavalcanti, e as fotografias, por Adriano Sobral e equipe da coordenação. O resultado é uma viagem guiada por três personagens principais: Júlia, Márcio e Luiz representando as etnias do município. São ressaltadas construções, formação indígena, artes de Luiz Benício e José Bezerra, vegetação, pinturas rupestres, trilhas do Vale do Catimbau e definições dos patrimônios cultural, imaterial e material. Exemplares impressos serão distribuídos na rede pública de ensino de Buíque e na Biblioteca Graciliano Ramos.
No ano que vem, a Bureau de Cultura e Turismo pretende aplicar projeto semelhante em Fernando de Noronha. Depois, quer contemplar os municípios vizinhos a Buíque, como Tupanatinga e Ibimirim.
Com informações: G1
Por Buíque & Cia

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO