BUIQUENSES PARTICIPAM DE FESTA CULTURAL NO MUNICÍPIO DE LAGOA DOS GATOS-PE


       No dia de ontem (09.09.2014) o município de Lagoa dos Gatos/PE, município localizado a 191 km de Buíque, deu continuidade as comemorações do aniversário de sua emancipação política, que acontece no dia 11 de setembro, mas desde segunda feira já vem realizando diversas festividades culturais com o seu povo. No dia de ontem o centro da cidade vivenciou grandes momentos da cultura local e regional. Várias stands foram expostas com livros, livretos de cordéis, xilogravuras, peças teatrais, teatro dos mamulengos, parque infantil, exposição de quadros e muitas outras atividades que foram executadas durante manhã tarde noite.


       Atendendo convite da secretaria de Cultura daquele município, intermediado pelo amigo e conterrâneo "Tom Tom", funcionário lotado naquela secretaria, este poeta blogueiro, o escritor e advogado Dr. Manoel Modesto, e parte do grupo Matutano Reeagae, representado pelos jovem Alex Soares no violão e pelo baixista do grupo, estivemos lá participando de tão importante momento cultural.
          Depois da calorosa recepção do amigo "Tom Tom', que lá é conhecido por "Maciel",  fomos apresentados à Secretária de Cultura, à prefeita Zeneide Soares, ao vice-prefeito, Secretária de educação e outras autoridades Visitamos a casa do artesão, secretaria de cultura, o pátio onde se realizou o evento e ficamos encantados com o apoio que a governante daquele município dar aos artistas locais e da região.  




         Visitamos todas as stands, todo material exposto e na parte da tarde, a partir das 14 horas foi a nossa vez de deixarmos nossa mensagem cultural aquele povo bom e acolhedor.  




A secretaria de cultura nos apresentou ao público disse está orgulhosa da nossa presença naquele evento e em seguida já convidou a primeira atração buiquense, Alex Soares e amigo, representando o grupo Matutano Reeagae, os quais deram o seu recado musical animando os presentes e recebendo os merecidos aplausos. Em seguida foi a vez deste poeta blogueiro deixar sua marca. Agradecido pelo convite, declamei alguns cordéis de minha autoria, acompanhado com um fundo musical ministrado por Alex ao violão e seu parceiro musical no contrabaixo. 




        Por fim, foi a vez do amigo Dr. Manoel Modesto, que realizou uma palestra-aula sobre cultura em geral. Falou de sua luta para conseguir conquistar alguns dos seus sonhos, inclusive sobre a formatura no curso de direito, sobre os seus três livros lançados, suas crônicas publicadas em vários jornais, inclusive no Diário de Pernambuco, Jornal do Commércio, Jornal de Arcoverde e outros,  e finalizou com uma mensagem:"Nós nunca devemos desistir dos nossos ideais. Com fé e perseverança a gente chega lá".

        Em suma, foram momentos que nos deixaram orgulhosos pelo reconhecimento do público e pela consciência do dever cumprido: levar informações e cultura de boa qualidade para mais uma cidade. Tivemos uma ótima recepção. Nas nossas apresentações, além de muitos jovens estudantes e de um bom público, estiveram presentes também a prefeita da cidade, o vice-prefeito, secretaria de cultura, de educação, vários vereadores, professores. Para nossa alegria, já ficou o convite para outras festas culturais num futuro próximo naquela acolhedora e bonita cidade de Lagoa dos Gatos. 

   Fica, de já os nossos agradecimentos a todos que nos recepcionaram e nos acolheram e a certeza de que sempre estaremos presentes quando assim nos convidarem.

Câmara (PSB) ultrapassa Monteiro (PTB) e lidera eleição ao governo de Pernambuco, diz Datafolha

Disputa entre Câmara (PSB) e Monteiro (PTB) deve ser definida apenas no segundo turnoReprodução/facebook.com
Paulo Câmara (PSB), candidato do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, está com 39% das intenções de voto para o governo de Pernambuco, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (9).
O candidato da situação, que tinha 13% na pesquisa de 15 de agosto e passou para 36% no levantamento de 4 de setembro, subiu 3 pontos percentuais e ultrapassou o senador Armando Monteiro Neto (PTB), que antes liderava com 47% das intenções de voto, caiu para 36% e agora aparece com 33%.
Zé Gomes (PSOL), Pantaleão (PCO) e Miguel Anacleto (PCB) somam 2%, enquanto Jair Pedro (PSTU) não pontuou.
No segundo turno, Câmara também supera Monteiro, com 43% das intenções de voto, contra 37% do senador do PTB.
O Datafolha escutou 1.216 eleitores, nos últimos dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV GLobo, a pesquisa está registrada no TSE com o número de protocolo PE-00023/2014 .

Mais uma liderança do PT anuncia apoio a Paulo


O ex-prefeito de Rio Formoso Dr. Edivaldo Filho, do PT, anunciou nesta quarta-feira (10) o seu apoio à candidatura de Paulo Câmara (PSB) ao Governo de Pernambuco. “Paulo representa o sonho de melhorias do povo da Mata Sul que foi iniciado por Eduardo Campos e que, agora, terá continuidade”, disse Dr. Edivaldo.

Paulo comemorou o apoio e destacou a trajetória do novo aliado e da sua forte liderança e representatividade política na Mata Sul. “Dr. Edivaldo vai contribuir bastante com a Frente Popular, com o seu conhecimento sobre essa região tão importante e tradicional de Pernambuco”, argumentou o candidato da Frente Popular.

Dr. Edivaldo lembrou a força e as vitórias históricas da Frente Popular e afirmou que a vitória de Paulo representará “um olhar diferenciado para a Mata Sul”. “Vamos trazer para a Mata Sul as mudanças que Eduardo conseguiu implantar em Pernambuco”.

População revoltada amarra ladrão de moto e entrega a polícia em Buíque no agreste do estado.

Para aqueles que pensam que o crime compensa e que podem fazer sem nada acontecer é uma péssima ideia por que a justiça falha mas não tarda e para aqueles que pensam que a casa não vai cair um dia sempre cai.
Em Buíque no agreste do estado, na última terça feira(09) policias receberam uma denúncia que comprovada foi de que Janílson Cardoso Ramos, 19 anos, e Igor Carlos da Silva 18 anos circulavam com uma moto Honda CG de cor vermelha com placas PFN 0791 subtraída através de roubo na noite anterior na própria Vila do carneiro onde ambos.
De acordo com a polícia, um dos imputados ao ser visto pela população com o produto de roubo, populares seguraram um dos acusados amarrando em uma estaca até a chegada das autoridades.
Ao serem conduzidos para delegacia local, sobre indagações um dos acusados afirmou que a moto roubada seria vendida a um receptor Pedro Gomes Neto de 38 anos de idade o qual é proprietário de uma oficina na Vila do Carneiro, em diligências na oficina apontada policias encontraram duas motos, sendo uma Bizz de cor azul Placas KJP 7919 placas pertencente a outro veículo além de uma Honda KJF5462 e ainda sete munições calibre 32 sendo que cinco intactos e dois deflagrados.
Depois de apreendidos os acusados foram encaminhados a delegacia de polícia civil da cidade de Buíque onde ficaram à disposição da justiça para serem tomadas as medidas cabíveis.

Fonte: 3ºBPM
Foto: Internet.
Copiado: Giro Social B

Enriquecendo a cultura em Buíque, acervo pessoal e cultural de Cyl Galindo serão doados ao Museu e Biblioteca na próxima quarta feira (10)

O município de Buíque no agreste do estado sempre foi e será um celeiro de grandes talentos, seja na literatura, na musicalidade cada vez mais vem se destacando pelo país como um dos municípios mais contemplados pela natureza com o vale do Catimbau.
Nomes nacionalmente conhecidos pelo mundo afora como: Graciliano Ramos, Zabé da Loca, Cyl Galindo   entre tantos outros representam mais do que ninguém o verdadeiro significado da cultura popular Buiquense.
 Depois da morte do membro da academia Pernambucana de letras, e filho natural de Buíque o saudoso Cyl Galindo que em vida foi escritor, jornalista, escritor, poeta e crítico literário um riquíssimo acervo entre, livros e objetos pessoais ficaram guardados a setes chaves em poder da família que resolveram num dos mais belos gestos de agradecimentos a cidade natal do imortal Cyl doar cerca de cinco mil livros a biblioteca Municipal Graciliano Ramos.
Além da Biblioteca ser contemplada com os exemplares de livros que pertencia ao próprio autor, também o museu será presenteado com alguns objetos pessoais do próprio Cyl Galindo, diante de tamanho gesto da família, Buíque no agreste do estado ficará mais rico culturalmente com o legado de contos e poemas de um autor que apesar do sucesso nunca negou suas origens e assim como muitos outros fizeram questão de representar mundo a fora o município belo por natureza e abençoado por Deus.

De acordo com Fabiana Calado, integrante do grupo de leitores Cyl Galindo, o riquíssimo acervo  cultural chegará, e será entregue na Biblioteca e no Museu na próxima quarta-feira(10)  onde ficarão a disposição para leitura e pesquisas nos dois locais, Biblioteca e Museu.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO