Para a Funase, rebelião em Caruaru não teria relação com superlotação


Há 175 internos, mas a capacidade é para 100, reconhece a instituição.
Manifestação terminou com dois jovens mortos e um ferido.

Do G1 Caruaru
Rebelião na unidade da Funase em Caruaru, Pernambuco (Foto: Magno Wendel/ TV Asa Branca)Rebelião na unidade da Funase em Caruaru, Pernambuco (Foto: Magno Wendel/ TV Asa Branca)
A unidade de ressocialização onde ocorreu a rebelião em Caruaru, Agreste pernambucano, possui 175 jovens internos, quando a capacidade é 100. Ao G1, por telefone, a assessoria de imprensa da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) comentou que a instituição reconhece que este número não é o ideal, porém, acredita que o caso não teria ligação direta com a superloração.
A manifestação ocorreu no início da noite domingo (19), houve queima de colchões na principal entrada, dois internos morreram e um ficou ferido. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros controlaram a situação por volta das 19h30. O corpo do maior de idade já foi identificado e liberado pelo Instituto de Medicina Legal (IML); o do adolescente ficou carbonizado e passará ainda por exame de DNA. O menor sobrevivente foi submetido a uma cirurgia no Hospital Regional do Agreste (HRA), transferido para um quarto e não corre risco de morrer. Estas informações também são da Funase.
Em nota enviada nesta segunda-feira (20), a PM comunicou que "nenhum interno assumiu a autoria dos crimes e nem informou quem os praticou". A Polícia Civil investigará o caso. Uma sindicância da Corregedoria da Funase deve apurar os fatos e as responsabilidades.
"A Funase informa, ainda, que os familiares dos adolescentes mortos terão todo apoio e suporte necessário tanto sobre informações quanto para o funeral", diz nota da assessoria.
Mobilização
A ocorrência mobilizou várias instituições. A Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e o Grupo de Apoio Tatico Itinerante (Gati) se deslocaram até lá, conforme comunicado da PM. O Corpo de Bombeiros enviou uma viatura de incêndio e uma de resgate. Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas. A gestão da unidade da Funase também esteve no local, a fim de acompanhar o fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO