Tupanatinga - Obras de recuperação do açude do Boqueirão estão paralisadas, situação é de abandono


O reservatório hídrico público para uso animal mais importante da cidade de Tupanatinga é o açude do Boqueirão, obra construída na década de 1950, tendo se constituído como reserva de água estratégica para os agricultores e pecuarista de nossa zona rural, haja vista sua privilegiada localização geográfica e por socorrer e satisfazer em períodos de estiagem o rebanho do homem do campo, quando este agoniza de sede. Acontece, que o açude do povoado Boqueirão encontra-se desde a famigerada seca dos anos de 2011/2012 em situação de colapso total, onde conseguiu cumprir sua função fornecendo água aos pecuaristas de nossa bacia leiteira  que abandonados pelo governo municipal lutavam e não mediam esforços para salvar suas reses; mas tamanha foi sua exploração que o nosso açude findou por não resistir aos feitos da seca e, de tanta salvar vidas com a sua sucumbiu, sendo visível após seu esvaziamento os efeitos causado pelo assoreamento e suas consequências.

Constatado essa triste e lamentável situação esperávamos que o nosso gestor local agisse de forma planejada, articulada e eficiente no sentido de recuperar, ampliar e modernizar o nosso amado açude. Nos enchemos de esperança ao perceber que o Governo Federal e o Estado de Pernambuco reconheciam a importância econômica e social daquele importante reservatório de água e através do Ministério da Integração Nacional (Governo Federal) e da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Governo do Estado), liberavam para cidade de Tupanatinga a importância de R$ 441,767 (quatrocentos e quarenta e um mil, setecentos e sessenta e sete reais), para revitalização e limpeza do açude do Boqueirão, respectivamente.



Acontece, que os anos tem passado e nem uma obra se inicia para limpar e revitalizar aquele importante equipamento público, ao fazermos uma rápida visita nos deparamos um açude que se encontra em total abandono, esquecido e desprezado por aqueles que deviam zelar e o preparar para devolver em pleno funcionamento para o povo de Tupantinga. A única arma que esta sociedade dispõe é usar da sua voz e reivindicar a conclusão da revitalização e limpeza do nosso açude do Boqueirão, pois como bem sabemos a seca é um fenômeno climático de insuficiência de chuvas com o qual temos que cada vez mais aprender a conviver, e tenho certeza que essa convivência será mais fácil se dispusermos de grandes reservatórios públicos d`água que nos auxilie em momentos de necessidade. Usem a voz... Gritem... Reclamem... Exerçam sua cidadania, pois não podemos aceitar que os recursos públicos deixem de cumprir sua finalidade beneficiando poucos em detrimento de muitos.


Com informações: http://www.netodeduca.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO