Arcoverde receberá águas do São Francisco, garantem deputados que visitaram obras

Idealizada no ano de 1847, em tempos de Império, a Transposição do Rio São Francisco já era vista como a redenção do Nordeste, mas não havia, à época, recursos de engenharia. Em seguida, os governos Vargas, Figueiredo e Itamar Franco seguiram fazendo estudos sobre o projeto. Já o Governo FHC criou o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e o Projeto de Conservação e Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco-PCRBHSF, que criaram um marco do novo modelo de gestão dos recursos hídricos, expresso pela Lei das Águas. No Governo Lula, foram contratadas as empresas Ecology and Environment do Brasil, Agrar Consultoria e Estudos Técnicos e JP Meio Ambiente para reformularem e continuarem os estudos ambientais para fins de licenciamento do projeto pelo IBAMA. Em julho de 2007, o Exército Brasileiro iniciou as obras do Eixo Leste. A obra garante o deslocamento de parte das águas do rio São Francisco e prevê a construção de mais de 700 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (norte e leste) ao longo do território de quatro Estados (PernambucoParaíbaCeará e Rio Grande do Norte) para o desvio das águas do rio.
SONY DSC
Considerada essencial para o desenvolvimento do Nordeste, a obra teve sua sequencia mantida pelos governos Dilma e Temer e já começa a se tornar realidade e neste contexto os deputados petebistas Zeca Cavalcanti (federal) e Júlio Cavalcanti (estadual), estiveram ontem, 17/03  realizando uma visita à obra para conhecer in loco os canais e estação de bombeamento da obra da Transposição do Rio São Francisco, em Sertânia. O ponto de partida foi o canteiro de obras da empresa Paulista, responsável pela construção deste trecho do Eixo Leste da Transposição.
Zeca falou à imprensa, representada pela TV LW, Jornal Tribuna da Região, Folha das Cidades, Blogs www.robertoeroemero.com.br, BlogPE, Arcoverde Eventos, Em Manchete e as Rádio Arcoverde FM e Itapuama Fm. “Viemos ver de perto essa obra que sempre acreditamos e que vimos começar quando ainda éramos prefeito de Arcoverde e hoje, as águas do São Francisco já estão em Custódia, Sertânia, Monteiro (PB) e em breve chegarão a Arcoverde. No ápice da construção, Sertânia por exemplo, chegou a ter mais de nove mil operários trabalhando na obra. A nossa expectativa é a garantia de geração de muitos empregos, diretos e indiretos e após a conclusão do canal que beneficiará Arcoverde, vivenciarmos um novo ciclo de desenvolvimento econômico, com instalação de indústrias, geração de emprego e renda  em nossa cidade.”  disse o deputado Zeca Cavalcanti.
Cientes da importância da obra para o desenvolvimento econômico de Arcoverde, os empresários Tonino Ciríaco (Santo Antônio Construção), Jaime Espósito (Óticas Arcoverde), Jaime Barros (Condor Construções), Paulo Cursino (Tend Tudo), Giba (Comercial Piscinas), Paulo Sérgio (Meta Saúde Ambiental) e  professor Afonso (Giorgia Jóias) fizeram questão de acompanharam a comitiva para ver de perto o andamento das obras.  Os vereadores Zirleide Monteiro e Heriberto do Sacolão (Arcoverde); Damião, Vino, Zequinha e Gildão (Sertânia); além do ex-vice-prefeito de Sertânia, Sinval Siqueira também acompanharam os deputados.
Na ocasião, a comitiva visitou a Estação de Bombeamento nº 6 e conheceu o reservatório da água bombeada que seguia pelo canal rumo a Paraíba.  A EB6 puxa a água dos canais que vem de Custódia e a elevam a 60 metros de altura para que possa seguir em frente rumo a cidade de Monteiro, na Paraíba. Após a visita a EB6, os deputados e comitiva visitaram os reservatórios de Campos e terminaram no reservatório de Barro Branco, de onde sairá o braço da Transposição que vai levar as águas do São Francisco para Arcoverde, até o reservatório que está sendo construído na localidade de Canela da Ema, zona rural de nosso município. De lá, a água vai ser distribuída para a cidade de Arcoverde e mais de 60 municípios do Agreste pernambucano.
Os deputados Júlio e Zeca destacaram o papel fundamental dos ex-presidentes Lula e Dilma que começaram a obra e do atual presidente, Temer, que está finalizando após a receber com mais de 90% concluída

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO