O município de Tupanatinga está entre as 13 cidades beneficiadas com o Programa de Desenvolvimento Infantil “Olhar para as Diferenças”.




Na última Quarta-feira, as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação de Tupanatinga participara da Formação do Programa de Desenvolvimento Infantil "Olhar para as Diferenças".


Programa este que foi oficialmente lançado na cidade de Arcoverde nesta quinta-feira, 18, e contou com a presença do prefeito Silvio Roque, o qual acompanhou junto ao presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros e ao Governador Paulo Câmara, onde na ocasião o prefeito reforçou ao mais uma vez o pedido de agilidade da reforma da PE270, dentre outras reivindicações.

O Programa “Olhar para as Diferenças” contará com a participação das secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, de Educação e de Saúde, além de promover parcerias com entidades não-governamentais e com as prefeituras dos municípios. O caráter intersetorial do programa tem como objetivo certificar a permanência, a participação e a aprendizagem durante todo o processo de orientação às famílias sobre os cuidados e encaminhamentos necessários.


O "Olhar para as diferenças" será iniciado nas 13 cidades que compõem a sexta Gerência Regional de Saúde (Geres): Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga e Venturosa. A escolha dos municípios se deu através de um mapeamento territorial que identificou cerca de 450 crianças com deficiência na fase da Primeira Infância morando na região.

Mais uma comunidade tupanatinguense recebe Certidão Quilombola

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péA imagem pode conter: 11 pessoas, incluindo Ana Paula Lima e Thayane Samires, pessoas sorrindo, pessoas em péA Prefeitura Municipal de Tupanatinga Através da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Agricultura em parceria com a Associação Rural entregou mais uma Certificação Quilombola, desta vez a comunidade do Boqueirão.

A entrega da certidão foi um momento muito aguardado pelos remanescentes membros da comunidade.

As comunidades recebem apoio técnico e assistencial, que estiveram presentes na comunidade, entre outras comunidades, levando informações e colaborando com os programas voltados à inclusão social.

A imagem pode conter: 10 pessoas, incluindo Ana Paula Lima e Thayane Samires, pessoas sorrindo, pessoas em péA imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Ana Paula Lima, pessoas em pé e área internaA imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Ana Paula Lima, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

Arcoverde sediou seminário regional do Programa Todos por Pernambuco e lançamento do ‘Olhar para as Diferenças’

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, esteve em Arcoverde nesta quinta-feira, 15 de agosto, para o seminário regional do Programa Todos por Pernambuco. Recepcionado pela prefeita Madalena Britto e pelo vice-prefeito Wellington Araújo, Paulo Câmara iniciou a sua agenda na cidade concedendo entrevista ao jornalista Dárcio Rabêlo, na Rádio Independente FM. Em seguida, a comitiva seguiu para a Escola Técnica Estadual Professor Francisco Jonas Feitosa Costa, onde foram iniciados os trabalhos do seminário regional do Programa Todos Por Pernambuco.
Em 2019, o programa chegou a sua quarta edição e no município, foi aberto com uma apresentação do Coco Raízes de Arcoverde, liderado pelo mestre Assis Calixto, um dos seis novos Patrimônios Vivos do Estado.  Com participações da vice-governadora Luciana Santos, secretários estaduais com representantes de suas equipes de trabalhos, além de deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores da região do Sertão do Moxotó, a plenária do programa contou com propostas colocadas pessoalmente, por representantes dos municípios, ou realizadas através de vídeos, expondo ao público sugestões da população com intuito de serem realidade no governo estadual.
“Este ano, ajudados pela tecnologia, nós montamos uma ilha com computadores, para as pessoas digitarem e recebemos 327 propostas de toda a região, além de 203 vídeos. Esse movimento continua através do site www.participa.pe.gov.br, até a consolidação final que vamos fazer em outubro, quando iremos entregar à Assembleia Legislativa de Pernambuco um projeto de Lei do Orçamento e o Plano Plurianual de Investimentos, para que a gente tenha condições de nos próximos três anos tirar do papel tudo aquilo que foi devidamente colocado e priorizado em todas as regiões”, destacou o governador em seu discurso.      
Já a prefeita anfitriã do seminário, Madalena Britto, destacou a importância de contar com o apoio do Governo de Pernambuco para a cidade de Arcoverde, evidenciando reivindicações como a construção de um Matadouro Regional, a implantação de um serviço oftalmológico também regional com sede no município e o pedido de recapeamento da Rodovia PE-220, que liga Arcoverde ao distrito de Ipojuca. “Trata-se de um trecho de 18 quilômetros, já incluído no Programa ‘Caminhos de Pernambuco’ que, ganhando novo asfalto, seria de grande importância para nosso município e para toda a região, já que estradas são sempre um bem utilidade coletiva para todos que por elas trafegam”, frisou a gestora municipal.
Após a conclusão do seminário, o governador seguiu com a comitiva até o terreno onde está sendo construído o Shopping Arcoverde, para o lançamento da Pedra Fundamental da obra. Posteriormente, na companhia da prefeita Madalena e demais lideranças, aproveitou a passagem na cidade para conhecer o Parque Linear Portal do Sertão Eduardo Henrique Accioly Campos, onde cumprimentou diversos populares que se encontravam aproveitando os atrativos do local, inaugurado pelam Prefeitura de Arcoverde no último dia 19 de junho.
A agenda do governador foi concluída à tarde, no auditório da Aesa, com o lançamento do Programa Olhar para as Diferenças, que também contou com as presenças da primeira-dama Ana Luiza Câmara, da deputada estadual Simone Santana, do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros, entre várias lideranças estaduais e regionais que se fizeram presentes.
A solenidade foi aberta com apresentação cultural intitulada de ‘Forró dos Cadeirantes, concebida por alunos usuários de cadeiras de roda da Escola Estadual Monsenhor José Kehrle. Sendo uma iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, o  ‘Olhar para as Diferenças’ tem o objetivo de mapear, nas escolas do Estado, as crianças assistidas ou não pelo Programa Mãe Corujas em 24 municípios do Sertão, que estão incluídas no público-alvo do ‘Olhar para as Diferenças’, como crianças com microcefalia ou que possuam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down ou ainda outras especificidades.
“Só temos a agradecer, porque é mais um serviço que chega a nossa cidade em mais uma prestação para aquelas pessoas que realmente precisam de atendimento. Aqui nós já temos uma referência destes trabalhos, que é o Hospital Mens Sana, mas o programa vem para fortalecer mais ainda estes trabalhos Arcoverde é um dos 13 municípios escolhidos no Estado para integrar estas ações”, afirmou a prefeita Madalena Britto.
Após a assinatura do Decreto Estadual, que cria no âmbito do Estado de Pernambuco o Programa Olhar para as Diferenças, implantado a partir de agora nas Gerências Regionais de Saúde, o governador Paulo Câmara fez o seu pronunciamento, ressaltando que é mesmo diante de tantas dificuldades e adversidades, “é possível construir políticas públicas bem pensadas e planejadas, que agora nós vamos executar, avaliar e corrigir o que precisa ser corrigido, mas que nós queremos levar essa política pública para todo o Estado. Estamos começando pela 6ª GERES, que representa os 13 municípios contemplados no Sertão do Moxotó e Itaparica. E nós queremos também que este projeto vá ganhando e se desenvolvendo para chegar a todos os municípios pernambucanos”.

Prefeitura de Tupanatinga faz parceria com o SESC e traz atendimento odontológico para a cidade

A imagem pode conter: 13 pessoas, incluindo Meyrielly Suammy, Rosa Maria, Francisco Carlos, Moacir Japearson Albuquerque Mendonça e Pmt Tupanatinga, pessoas sorrindo, criança e atividades ao ar livreAtravés de uma parceria de sucesso, a Prefeitura de Tupanatinga e o Sistema Fecomércio/Sesc/ Senac-PE, estão realizando o Projeto Odonto SESC para atender todo o município de Tupanatinga.A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Moacir Japearson Albuquerque Mendonça, Rosa Maria e Dianny Luna, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A inauguração teve início, às 15h do 01 de agosto, e para conseguir vaga, o paciente, precisa se dirigir a Secretaria de Saúde de Tupanatinga. A Unidade permanecerá na cidade por sessenta dias.A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Rosa Maria, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
Além dos atendimentos específicos, o projeto visa realizar ações de Educação em Saúde Bucal nas escolas, creches e setores vinculados ao município. Tupanatinga é a segunda cidade a receber o Odonto Sesc este ano.  Esse projeto é feito de forma humanizada de qualidade e funciona em Pernambuco desde 2001. Com mais de 60 cidades atendidas, a inclusão está garantida e a população pode se beneficiar com essa parceria.
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, casamento, mesa e área interna
Cada unidade móvel é formada por quatro consultórios, sala de raio-x,  central de esterilização e escovódromo.  A equipe de profissionais é composta por quatro dentistas, cinco auxiliares de saúde bucal, um recepcionista e um apoio de manutenção.
A imagem pode conter: 9 pessoas, atividades ao ar livre

Prefeitura de Tupanatinga inaugura Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para atender a população

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Meyrielly Suammy, pessoas sorrindo, pessoas em péNo último dia 30 de julho, às 15h, a Prefeitura de Tupanatinga  inaugurou um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para atender toda a população tupanatinguense que necessitar desse serviço.
Com uma gestão inovadora, Tupanatinga vem se destacando em todas as áreas essenciais aos cuidados com o povo. O CAPS, por exemplo, é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, garantido pela Lei 10.2016/2001 que direciona a assistência em saúde mental. Seu modelo de cuidados requer uma prática mais humanizada, promovendo uma construção ou reconstrução dos laços comunitários e familiares.A imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Silvio Roque, Meyrielly Suammy e Francisco Carlos, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre
Por se tratar de um centro que acolhe, tem referência e tratamento para pessoas que sofram de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes ou mesmo os casos de necessidades decorrentes do uso do Crack, álcool e outras drogas, o CAPS, vem fortalecer e aprimorar o atendimento humanizado para estas pessoas em todo o município. Pois, o paciente poderá se dirigir ao centro e encontrar especialistas que encaminharão todos os cuidados com a saúde mental.A imagem pode conter: 9 pessoas, incluindo Francisco Carlos e Rosa Maria, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 9 pessoas, incluindo Rosa Maria, Meyrielly Suammy, Francisco Carlos e Dianny Luna, pessoas em pé, céu, criança e atividades ao ar livre
A equipe realizará vários tipos de atividades através do interesse ou necessidade dos usuários que passarão por uma triagem feita pela equipe multidisciplinar e após todos os procedimentos adequados serão admitidos no CAPS. A Prefeitura de Tupanatinga se preocupa em atender de forma humanizada os mais necessitados na questão d saúde e priorizou essa inauguração pelo fato de tantas pessoas que atualmente sofrem algum transtorno mental no município. Essa luta por dias melhores para todos faz parte de uma gestão compromissada com o bem comum. O atendimento será de segunda a sexta (exceto feriados), das 7h às 17h, no seguinte endereço: Rua Emídio Pereira (próximo a Fernando Construções).A imagem pode conter: 10 pessoas, incluindo Silvio Roque e Meyrielly Suammy, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Secretaria de Educação de Tupanatinga apoia projeto de Júri Simulado em escola

A Secretaria de Educação de Tupanatinga esteve presente durante o I Júri Simulado realizado no Ginásio Novo. A atuação dos alunos dos 9º anos e participação dos professores fez parte do projeto elaborado pela Escola Eva Cordeiro Feitosa na quinta-feira (01).

Ao todo 103 estudantes fizeram parte desse momento único, onde o objetivo é o aprimoramento dos seus conhecimentos jurídicos em relação ao tema proposto. Além de reforçar a comunicação e expressão no meio acadêmico por meio da oratória. Como também, formar profissionais aptos no trato com às questões linguísticas que lhes forem propostas na vida profissional. 

A Secretaria de educação premiou os alunos pela participação e sabe da importância de projetos que estruturam o ensino com reflexão, prática e aprimoramento das técnicas educacionais necessárias ao aprendizado dos alunos. 

Certamente, diversos estudantes puderam despertar o interesse pela área jurídica, se comprometendo muito mais com os estudos e desejando uma qualidade melhor no ensino. Já os professores puderam conquistar e incentivar mais ainda seus alunos, transmitindo seus conhecimentos de forma prática e transformadora que servirá de exemplo para outros projetos de sucesso no município.

Secretaria de Saúde de Tupanatinga realizou Audiência Pública do 3º quadrimestre 2018 e 1º quadrimestre de 2019


A imagem pode conter: 24 pessoas, incluindo Moacir Japearson Albuquerque Mendonça, Maria Do Carmo Macario, Christina Cavalcanti Da Silva, Meyrielly Suammy, Paula Siqueira, Niedja Gomes, Odair José, Cessia Silva e Elayne Silva, pessoas sorrindo, área internaVisando o planejamento das ações de saúde como um dos elementos fundamentais para administrar a rede de serviços de forma coerente com a realidade e consistente com as necessidades a serem supridas de forma integral a comunidade, a Secretaria de Saúde de Tupanatinga, realizou no último dia 15 de julho, às 15h, na Câmara de Vereadores, uma Audiência Pública referente ao 3º quadrimestre 2018 e 1º quadrimestre 2019.

Na ocasião, diversos profissionais de saúde estiveram presentes para ouvir o balanço feito por representantes e outros profissionais que estão à frente dos atendimentos em saúde no município.

Esse relatório quadrimestral é um importante instrumento de planejamento e acompanhamento da gestão da saúde, ao qual o gestor do SUS, em seu âmbito de atuação, está obrigado a apresentar aos órgãos de controle interno e externo nos termos da Lei Complementar nº 141/2012.

Segundo o balanço realizado pela Secretaria de Saúde de Tupanatinga, só no 3º quadrimestre de 2018 foram realizados os seguintes atendimentos: 768 Atendimentos individuais médicos, 723 atendimentos individuais de enfermagem, 371 atendimentos odontológicos, 5.258 visitas domiciliares e territoriais pelos ACS, 3.299 procedimentos de técnicos e enfermeiros consolidados, 1.491 procedimentos individualizados técnicos e enfermeiros, 59 atividades coletivas com enfermeiro e cirurgião dentista, apenas na USF no bairro do Fundec. 

Tupanatinga está entre os 21 municípios que não registram assassinatos em 2019. Saiba quais são os demais.


Pernambuco alcançou, em julho de 2019, o 20º mês consecutivo de redução nos homicídios, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram registrados 246 casos, uma retração de 27,9% em relação a julho de 2018, quando houve 341 assassinatos. Esta foi a menor incidência em 71 meses, ou seja, desde agosto de 2013, quando foram registrado 214 casos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (15) pela Secretaria de Defesa Social (SDS).
De janeiro a julho, 21 municípios pernambucanos, além de Tupanatinga, não registraram nenhum Crime Violento Letal Intencional (CVLI), isto é, crimes de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e roubo seguido de morte (latrocínio). São eles: Fernando de Noronha, Alagoinha, Brejinho, Cabrobó, Calçado, Cedo, Cumaru, Dormentes, Granito, Ipubi, Itacuruba, Palmeirina, Salgadinho, Saloá, Santa Terezinha, São Benedito do Sul, Serrita, Terezinha, Triunfo, Tupanatinga, Vertente do Lério, Xexéu.

No mês passado, o interior do estado registrou 135 homicídios, contra 195 em julho de 2018, 260 em julho de 2017, 200 em julho de 2016, 170 em julho de 2015 e 145 em julho de 2014. Na linha do tempo, só ficou acima do mesmo mês de 2013, com 129 CVLIs. Considerando todos os meses da série histórica, julho passado foi o de estatísticas mais baixas de assassinatos para o interior desde fevereiro de 2014 (132), ou seja, há 52 meses.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO