Após 48 anos da morte de Vitalino, Mestre é lembrado em Caruaru

Há exatos 48 anos morria o criador da arte figurativa: o ceramista Vitalino Pereira da Silva, o Mestre Vitalino. Ele morreu vítima de varíola, com fama, mas esquecido por órgãos ligados à cultura.

Embora tenha morrido ainda novo, aos 54 anos, Vitalino deixou seus discípulos no Alto do Moura, a maior concentração de artesãos da arte figurativa do mundo. Entre os discípulos mais famosos está o também mestre Manoel Eudócio. Prestes a completar 80 anos no dia 28 de janeiro, ele ainda sente saudades do professor e amigo e lembra como se fosse o dia da morte do Mestre Vitalino. “Foi num domingo muito chuvoso. Ninguém foi ao enterro de Vitalino. Até hoje sinto por isso. Ele queria ser ter se confessado antes de morrer, mas não deu tempo”, ainda lamenta Manoel Eudócio.

A data em que as mãos do gênio deixaram de criar será lembrada com programação que será desenvolvida pela Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru. Logo mais às 10h acontece visita ao túmulo do Mestre, no Cemitério Dom Bosco e às 20h tem celebração de missa na igreja do Alto do Moura.


Central de Jornalismo Liberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO