População de Ibimirim indica droga e prostituição como pragas


Por Natália Gadelha 
A Caravana está na fase final e já é possível traçar um Raio-X das cidades do Sertão de Pernambuco. O município Ibimirim, visitado nesta quinta-feira (24/08), só confirma que o consumo de drogas é um grande desafio para as autoridades e órgãos competentes.  Existe, inclusive, relatos sobre o homicídio de duas crianças com idades de 11 e 13 anos por causa de dívidas com traficantes. A população está refém dessa desordem social e denuncia também a prostituição infantil. Esses foram os dois pontos mais criticados durante o debate do filme “Pela Vida – Pelo Tempo”.

Entretanto, esses não foram os únicos problemas encontrados no município. Lá não há muitas oportunidades de emprego e o transporte público municipal é cobrado dos estudantes universitários. Não existem opções de lazer. A diversão da população são alguns shows promovidos esporadicamente pela Prefeitura.


Em relação à saúde, a situação não melhora muito. Apesar de ter médicos plantonistas durante seis dias da semana na Unidade de Saúde Marcos Ferreira Dávila, a estrutura é um pouco precária, mas atende à população. Assim como nas maiorias das unidades visitadas nas outras cidades, faltam muitos serviços. O equipamento de reanimação não estava nas dependências das salas de urgência, e sim, guardado por falta de uso. A lavanderia é inadequada, com utilização de máquinas de lavar doméstica e secagem de roupas em varais.

A fiscalização do PSF transcorreu normalmente. A estrutura é razoável, apesar de existir apenas um banheiro para funcionários e pacientes. Médicos só duas vezes por semana, sem distorcer da realidade encontrada em outros municípios. A coordenadora da unidade de saúde foi orientada pelos caravaneiros com sugestões sobre melhorias para estruturação do PSF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO