Presidente Prudente recebe exposição de esculturas feitas a partir de galhos retorcidos do Artesão do Vale do Catimbau - Buíque "José Bezerra"

Peças são do artista plástico José Bezerra e serão exibidas no Matarazzo a partir dessa quinta-feira


A partir dessa quinta-feira (12), o Centro Cultural Matarazzo, de Presidente Prudente, recebe a exposição “José Bezerra – Escultura”, com peças confeccionadas a partir de galhos retorcidos. A mostra traz bichos, corpos e rostos esculpidos.


As figuras exibem definições oscilantes conforme a tortuosidade da madeira, o que cria a impressão de que as formas lutam para emergir na escultura, em meio ao embate entre a matéria e egetal e a intervenção do artista.



Bezerra nasceu em 1952, em Buíque (PE), e foi lavrador, jóquei amador, trabalhador braçal, carreiro, entre outras atividades a que a pobreza o obrigou. Tornou-se artista há dez anos, após um sonho em que era chamado a ser escultor. Do sonho em diante, José passou a esculpir na madeira a imagem que ele insinua no lenho, trazendo à tona com a ajuda rude de um facão, grosa, formão e serrote.


A exposição foi proposta pelo Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro (IIPB) e realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e a Prefeitura de Prudente.


As peças podem ser vistas de segunda-feira a sábado, das 8h às 22h e aos domingos, das 10h às 22h. A entrada é de graça e o Centro Cultural Matarazzo funciona na Rua Quintino Bocaiúva, nº 749, na Vila Marcondes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3226-3399.
VOLTE SEMPRE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO