Cipó está com passadas prontas para melhorar a marca na São Silveira


Ele iniciou nas bases menores do GRB, e ainda tem muito chão.
São 8 quilômetros, mas o percurso é sinuoso e com subidas desafiadoras. Cruzar a linha de chegada da Corrida Internacional de São Silveira não é para os fracos. E como nas edições anteriores, mais de mil atletas fazem o grid de largada da prova que acontece domingo agora em Barueri.
Obviamente que todos querem cumprir o trajeto. No caso dos atletas profissionais, o objetivo ultrapassa a linha de chegada – está nos dígitos dos cronômetros. Cada passada é calculada, além da intensa concentração respiratória. O corredor profissional usa estratégia, sabe o momento certo para acelerar ou não.
O Grêmio Recreativo Barueri, que organiza a São Silveira, tem 1.045 atletas que irão para a largada no Terminal Rodoviário do Jardim Silveira no domingo. Desse batalhão que inclui participantes locais, deficientes e caminhantes, tem o grupo de elite. E são 44 atletas profissionais que farão a largada especial da prova.
Ainda não está confirmada a participação do etíope Chala Lelisa Debbete, campeão do ano passado. No entanto, quem está mais que garantido é o barueriense Wellington Bezerra, o Cipó, atleta da casa e que foi o quarto melhor na classificação geral em 2012.
Cipó, 25 anos, foi o campeão da categoria local da São Silveira, mas no ranking geral terminou em quinto lugar – considerando as marcas de todos da elite. Só para medir a importância desse resultado: o campeão etíope fez 23min57, e o barueriense, em 4º lugar geral, cravou 25min10.
Ou seja, Cipó ficou a 1min53 da marca de Chala Debbele. Dono de vários títulos na temporada do GRB, Cipó está com as passadas prontas para encarar os estrangeiros. De fato, ele é a grande esperança barueriense na prova que antecede a histórica São Silvestre, em São Paulo.
Na verdade, muitos atletas profissionais usam a São Silveira como principal trabalho de preparação para a corrida de 31 de dezembro – e isso vale para os estrangeiros.
A organização do GRB revelou que quatro estrangeiros estão agendados para a prova de domingo, mas não divulgou os nomes, justificando que ainda faltavam alguns detalhes técnicos.

Quanto à São Silvestre, o veloz Cipó ainda não sabe se irá participar. “Tive um problema com a inscrição e estou tentando resolver”, contou. (Márcio Silvio)


RESULTADOS 2012 – elite

 Chala Lelisa Debele 23min57
 Alphonce Felix 23min59
 Stanley Koech 24min34
 David Macedo 24min42
 Welington Bezerra Cipó 25min10

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO