quinta-feira, 21 de março de 2013

Apac e Inmet registram chuva em todas as regiões de Pernambuco


A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) se confirmou e várias cidades pernambucanas registraram chuva da terça (19) para a quarta-feira (20). “Se chove um dia é bom porque enche os reservatórios, mas não é uma chuva uniforme e tem que ter continuidade para resolver o problema do agricultor”, explica o meteorologista do Inmet Ednaldo Correia.
O registro foi feito entre as 9h da manhã da terça e as 9h da quarta. No Sertão, choveu 48,0 milímetros em Ibimirim, 20,8 em Serra Talhada; 17,4 em Arcoverde; 16,3 em Triunfo; 6,4 em Ouricuri. No Agreste, foram 6 milímetros em Garanhuns e 2 em Surubim. “Estava zero, foi bom. Março é um mês decisivo, abril também. Se não chover agora, não chove mais”, explica Ednaldo.
No Recife e nas cidades sertanejas de Petrolina e Cabrobó, não choveu. “As chuvas do Recife foram mais isoladas”, esclarece o meteorologista. Ele explica que cada estação varre aproximadamente 150 km e, por essa razão, as chuvas isoladas nem sempre são registradas.
A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) mantém 270 instrumentos de medição de chuva espalhados por Pernambuco, em todos os municípios. No registro das 24 horas que vão das 9h das terça (19) às 9h da quarta (20), a cidade onde mais choveu foi Carnaíba, no Sertão, com 105 milímetros. O número corresponde a 64% da média mensal da localidade. “Ainda não tinha chovido lá esse mês e a média é de quase 163 milímetros”, explica o meteorologista da Apac Vinícius Gomes.
“A gente tinha a previsão de que [a chuva] fosse abaixo da média para a maioria do estado e até agora está sendo. Uma chuva grande que nem a de ontem, pontual, pode dar a entender que o mês foi bom. Mas para a agricultura, o ideal é que fosse uma chuva homogênea”, explica Vinícius. Segundo o meteorologista, teoricamente esse tipo de chuva, isolada, é a mais eficaz para preencher reservatórios, mas a Apac ainda não recebeu os dados que comprovam se a precipitação da noite foi suficiente para melhorar as reservas do estado.

Os outros números registrados pela Agência foram 87,5 milímetros em Afogados da Ingazeira, 65,0 em Custódia e 59,2 em Iguaraci (no Sertão); 22 em Buíque (Agreste); 68 em Sirinhaém (Zona da Mata); e 33,2 no Cabo de Santo Agostinho (Região Metropolitana do Recife).

Vinícius Gomes afirma que 92% da chuva esperada para Sirinhaém já caiu. Os dados históricos da Apac também indicam que, em Buíque, só choveu 25% do esperado contando com os 22 milímetros das últimas 24 horas. Já em Afogados, já 62% da chuva média climatológica do local já ocorreu.
Água nos reservatórios
De acordo com o analista de recursos hídricos da Apac, Rony Melo, as chuvas registradas da segunda para terça-feira (19) foram suficientes para elevar dois pontos percentuais da capacidade do reservatório de Brotas, em Afogados da Ingazeira. “O reservatório subiu de 15% para 17% o nível de água acumulada. Na terça, estava com 3 milhões de m³ e, agora, registrou aumento de 358 mil m³. O volume que subiu é equivalente ao consumo de uma a duas semanas do município de Afogados da Ingazeira”, afirmou o analista.

Outro reservatório que registrou aumento no volume de água foi o de Marrecas, que fica na cidade de Custódia. “Lá, a gente percebeu pouco aumento, da segunda pra terça, apenas 60 mil m³”, explicou Melo.
Rony Melo afirma que as chuvas registradas entre terça e quarta (20) ainda estão escoando para os reservatórios. “Provavelmente amanhã (quinta) esses reservatórios vão estar um pouco mais cheios, porque o escoamento das chuvas de ontem (terça) e hoje (quarta) vai chegando ao longo do dia. Outra coisa a se destacar é que não é porque choveu, por exemplo, 50 mil milímetros em uma cidade, não quer dizer que o reservatório vai encher a mesma quantidade”, finalizou.

ANCHIETA PATRIOTA SOFRE INFARTO NO RECIFE




O governador Eduardo Campos acaba de cancelar sua ida a Carnaíba, nesta quinta-feira(21), para inaugurar uma fábrica de cimento e assinar ordens de serviços na área hídrica. O que motivou a decisão foi o infarto sofrido pelo ex-prefeito daquele município,  Anchieta Patriota(PSB), que está internado no hospital Português, no Recife.

Em contato agora a pouco  (23 Hs) com a esposa de Dr.Anchieta Patriota, "Ele foi transferido para o hospital Pelópidas Silveira, e fará uma bateria de exames, o hospeital tem um centro cardiológico moderno e está sendo muito bem cuidado,e se Deus quizer vai ficar tudo bem."

Falando agora a pouco com o atual prefeito Ze Mário Casiano-PSB: "Por coerência evento foi cancelado pelo governador Eduardo Campos, e nesse momento vamos entregar nas mãos de Deus e que tudo ocorra bem,falei com seu genro por telefone e Dr.Anchieta passa bem." disse o prefeito.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO