I Encontro das Assessorias de Imprensa trouxe discussões relevantes sobre comunicação

Realizado na última terça-feira (10/06), o I Encontro das Assessorias de Imprensa das Prefeituras Pernambucanas, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), reuniu representantes de mais de 40 municípios do Estado para uma tarde de discussões sobre a importância da comunicação na gestão pública e o aprimoramento da relação dos gestores com a mídia.
O prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Amupe, José Patriota, conduziu a solenidade de abertura do evento, que teve público estimado em 90 pessoas. Dando início à programação, o publicitário, historiador e escritor José Nivaldo Júnior, ministrou a palestra Comunicação e Gestão Pública. Muito bem humorado, o também diretor de criação da Makplan falou sobre marketing político, enfatizando as dificuldades enfrentadas pelas assessorias de imprensa municipais. “Administrar é o ato de comunicar”, declarou. “É preciso estabelecer um novo padrão de relacionamento entre Estado e sociedade”.
CONFIRA TODAS AS FOTOS DESTE EVENTO

Na sequência, Ivanildo Sampaio, diretor de Redação do Jornal do Commercio, Patrícia Raposo, editora-chefe da Folha de Pernambuco, Jô Mazzarolo, diretora de Jornalismo da Globo Nordeste, e Kauê Diniz, editor de Política do Diário de Pernambuco, compuseram a mesa redonda mediada pelo jornalista Tony Almeida, do MPPE, com tema O Relacionamento dos Veículos de Comunicação com as Assessorias de Imprensa.
Durante a ocasião, os comunicadores foram consensuais ao destacar o assessor de imprensa como elo de ligação entre o município e os meios de comunicação. Eles também concederam diversas dicas sobre gerenciamento de crise, autenticidade da informação, relação de confiança com o cliente, melhorias na comunicação interna e divulgação proativa da notícia.
Para Ivanildo Sampaio, é fundamental que o assessor assuma o papel de observador. “É importante ver com o olhar de quem está de fora. Se perguntar como você receberia a notícia”, disse. De acordo com Jô Mazzarolo, pesquisas apontam que a população tem demonstrado mais interesse por notícias locais. “Cada meio de comunicação busca a sua maneira de divulgar as notícias. Cabe ao assessor de imprensa pensar sua matéria para cada um desses veículos. Na televisão, por exemplo, lidamos diretamente com o recurso da imagem. Nesse caso é fundamental que o cenário chame atenção. Já no impresso não temos essa preocupação”, explicou.
Ao final da apresentação, os convidados se dispuseram a esclarecer dúvidas da plateia. A interação abriu espaço para questionamentos relevantes que enriqueceram ainda mais o debate. Muito aplaudidos, os palestrantes deixaram à mesa para que Andréa Pessoa, Assessora de Comunicação da Escola de Contas do TCE, desse início a mais uma palestra.
Abordando A Influência das Mídias Sociais na Comunicação, a assessora aproveitou a fala dos outros comunicadores para ressaltar a gestão como política pública. “Comunicação tem que ser assim”, afirmou. “O conceito de notícia tem que ter inovação. Minha proposta é convencer o assessor de imprensa de investir em mídia social”. Segundo Andréa, a rede social mostra a gestão na prática. Destaque para o facebook, que permite criar interação. Ela também discutiu sobre qualificação em mídias sociais, planejamento estratégico e cenário de convergência.
Encerrando as apresentações, o secretário de imprensa do Governo do Estado, Ivan Maurício, falou sobre O Papel das Assessorias de Comunicação na Gestão Pública. “Estamos caminhando para um momento em que a comunicação municipal vai ter papel fundamental na construção do país”, declarou. O jornalista acredita no desenvolvimento humano por meio da comunicação e afirma que a comunicação local revive a história dos municípios. “As assessorias estão em uma fase de transição. Cada cidade tem como fortalecer a sua imagem através da sua história”. No final do evento, diversos brindes foram sorteados para o público, como livros, bolsas e agendas.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO