Mostra Nueva Mirada chega a Escola Estadual Vigário João Inácio

A Escola Estadual Vigário João Inácio, localizada no centro da cidade de Buíque, recebe a partir desta segunda-feira (18) a Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada, resultado de uma parceria entre o Departamento Nacional do Sesc e da associação civil sem fins lucrativos Nueva Mirada, circuito com filmes e curtas metragens. A iniciativa, que é voltada ao público com idade entre 9 e 16 anos, tem entrada gratuita e é realizada pelo Sesc Ler do município. A programação será movimentada até o dia 22 de maio.
A abertura acontece às 8h, com “Kérity, a mansão dos contos”, que conta a história de Natanael, de 7 anos, que ainda não sabe ler e ganha de herança de uma excêntrica tia uma coleção de livros. O menino descobre que as publicações servem como esconderijos para os heróis da literatura infantil. O filme também pode ser conferido no dia 21, no mesmo horário.
Nos dias 20 e 22, a iniciativa traz “Gnomos & Trolls – A Câmara Secreta”, às 8h, que aborda a história de Júnior, um gnomo adolescente, que ama desenhar novos aparelhos e dispositivos eletrônicos em sua árvore-laboratório. Mas seu pai, Jalle, o chefe da floresta, gostaria que ele fosse seu sucessor no cargo. Depois de uma tormenta de inverno o personagem descobrirá que não só acalenta uma grande paixão pela invenção, mas também por defender a floresta.
A agenda também
conta com curtas todos os dias. “O objetivo dessa ação é oferecer a comunidade o acesso gratuito a essa linguagem artística e a produção cinematográfica, oferecendo entretenimento qualificado, além de pontuar as ações do Sesc como incentivador do desenvolvimento do senso crítico através da arte e da cultura”, explicou a coordenadora de Cultura do Sesc Ler Buíque, Joseane Cavalcanti.
Nueva Mirada | é uma associação civil sem fins lucrativos, especializada em cultura, indústria cultural e comunicação, declarada de interesse cultural e educativo nacional pelo governo da Argentina. É membro da Aliança Global para a Diversidade Cultural e da Unesco e do Centro Internacional de Cinema para a Infância e a Juventude (Cifej).
O objetivo da Nueva Mirada é contribuir para o desenvolvimento cultural e educativo de crianças, adolescentes e jovens, mediante a capacitação audiovisual em matéria de novas tecnologias de informação e comunicação, de formação de valores, promoção de direitos, conhecimento e compreensão da diversidade cultural. A instituição é responsável pela produção e difusão de obras audiovisuais e artísticas infanto-juvenis, e por publicações e obras audiovisuais que apoiem esforços dos profissionais de várias disciplinas que trabalham com crianças, adolescentes e jovens.
O Festival | O Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada é o único festival internacional de cinema para infância e juventude da Argentina. Ele oferece várias sessões diárias, oficinas, cursos, seminários e atividades paralelas para professores e alunos de escolas e instituições sociais, todos com entrada franca. Para cada uma das edições, o festival recebe aproximadamente 700 obras de diferentes países, dentre as quais são selecionadas cerca de 150 para participar nas sessões de competição oficial e nas sessões paralelas. O festival também realiza a cada ano uma retrospectiva/homenagem a figuras de relevância nacional e internacional no campo do audiovisual para a infância.
A competição oficial inclui filmes de longas e de curtas metragens, nos gêneros ficção e animação, realizados por reconhecidos diretores de diversos países, ou por programas de TV. Também ocorre uma sessão competitiva especializada em produções de crianças e jovens de escolas de cinema e vídeo de diferentes países, chamada Nueva Mirada (Novo Olhar).
Com uma programação organizada por idades, de 4 a 8 anos, de 9 a 12 anos, de 13 a 15 anos e de 16 anos em diante, o Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada é uma oportunidade única para a comunidade educativa e para as famílias assistirem a obras audiovisuais que os circuitos comerciais de cinema e televisão não sonham incluir.

 Com informações: Elayne Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO