Fantasia de uma dura realidade - Detentas de Buíque


No próximo dia 26 de fevereiro, Silvânia da Silva Cordeiro, 27 anos, vai percorrer 285 quilômetros apenas para participar da 47º edição do Baile Municipal do Recife. Mas gostar de carnaval não é o único fato motivador do seu esforço. Silvânia vai subir na passarela do baile carregando nas costas outras 350 mulheres. Ela é reeducanda da Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste do estado, e representará a unidade desfilando com uma fantasia confeccionada por 30 detentas especialmente para o evento. A apenada, que cumpre pena depois de ter sido condenada pelo crime de tráfico de drogas, foi selecionada na eliminatória ocorrida na última quinta-feira, em uma casa de recepção, no bairro de Casa Forte, no Recife, e vai concorrer com mais sete candidatos na categoria Originalidade.

Traje usado por Silvânia Cordeiro foi batizada Na prisão, Mãe, peço teu perdão Foto: Traje usado por Silvânia Cordeiro foi batizada Na prisão, Mãe, peço teu perdão Foto: Paulo Almeida/Divulgação
O tema da fantasia foi escolhido pelas próprias reeducandas e sintetiza o sentimento cultivado por quem está atrás das grades. A fantasia ´Na prisão, Mãe, peço teu perdão` passa a mensagem de arrependimento e o pedido de perdão feito a Maria, Mãe de Deus. ´Elas conversaram bastante e resolveram abordar esse tema por serem devotas de Nossa Senhora e buscarem sempre a paz de espírito. Elas sentem necessidade do perdão terreno e mais ainda do Divino`, comentou a chefe executiva da unidade de Buíque, Ana Lúcia dos Santos. A vestimenta, que faz alusão à imagem da santa, é assinada pelo estilista Paulo Medeiros e reúne materiais como madeira, plástico, borracha, pedrarias, papel e gliter. Pesa seis quilos e foi confeccionada em 30 dias, pelas mãos das sentenciadas.

Essa é a terceira vez que a unidade prisional é representada no concurso de fantasias do Baile Municipal. Este ano, Silvânia, que é cabeleireira, foi escolhida por apresentar bom comportamento no cumprimento da pena, estar engajada nos trabalhos sociais e laborais do presídio e por ter desenvoltura para andar na passarela. ´Vale ressaltar que muitas reeducandas não gostam de expor sua imagem`, lembrou Ana Santos. A concorrente vai aproveitar a oportunidade para transmitir um recado à sociedade. ´Queremos mostrar à população que não estamos ociosas e podemos participar de todo tipo de competição fora das grades, de igual para igual`, enfatizou Silvânia Cordeiro.

As reeducandas de Buíque fabricam, diariamente, colchas, almofadas, cortinas, sandálias, bolsas e fardamentos. Além de costura e artesanato, participam de oficinas de artes plásticas e teatro, com foco na ressocialização e na reinserção no mercado de trabalho. As aulas são ministradas por professores voluntários. Após estarem presentes por três anos consecutivos no Municipal, as mulheres pensam, agora, em investir em artigos carnavalescos, como máscaras e outros ornamentos.

No Baile Municipal, os concorrentes que estarão na final das duas categorias do concurso de fantasias serão avaliados por uma comissão julgadora. Na versão Originalidade, serão considerados a criatividade, a uniformidade, o efeito visual, a coreografia do candidato, harmonia e expressão corporal. Já na categoria Luxo, serão levados em conta, ainda, os detalhes da indumentária.

"Queremos mostrar à população que nós não estamos ociosas" Silvana Cordeiro, reeducanda

Ana Cláudia Dolores
anadolores.pe@dabr.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO