Produtores de leite do Agreste de PE protestam pela perda dos rebanhos


Trabalhadores rurais da região cobraram mais apoio do governo do estado.
Eles tiveram encontro, nesta quinta (4), com o secretário de Agricultura.

Produtores de leite do Agreste do Estado protestaram, nesta quinta-feira (4), pela perda dos rebanhos em virtude da seca na região. Endividados, eles não conseguem pagar parcelas de empréstimos feitos com instituições financeiras e cobram mais ajuda do governo do estado para enfrentar a estiagem.

Em reunião realizada no município deBom Conselho, com a presença do secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, os produtores voltaram a exigir medidas efetivas para minimizar os efeitos da seca. Eles colocaram carcaças de animais mortos e faixas de protesto em frente aso auditório. A cidade é uma das principais produtoras da bacia leiteira do estado.

O produtor rural Marcelino da Silva lamentou a situação. “Estou querendo ração e água para o gado. Tá chegando o tempo de pagar e nós não temos como pagar porque o gado morreu. Precisamos de ajuda para negociar”, afirmou.

O também produtor José Gomes pediu mais empenho do governo. “Minha produtora de leite tá zero. Eu não tenho condições de nada. Queria que o governo me emprestasse o transporte para ir a outro lugar com os animais, onde eu possa ter um sucesso. Minha vida toda foi embora nos últimos dois anos”, disse.

Durante o encontro, o clima ficou tenso e o secretário de Agricultura chegou a bater boca com um pecuarista que cobrou agilidade na entrega do milho. Sobre as dívidas bancárias, Ranilson Ramos destacou algumas medidas do governo federal, como o parcelamento e redução das dívidas em 75% para os grandes produtores e em 85%, para os pequenos.

“Nós determinamos a instalação de um polo de distribuição de cana. E a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) se comprometeu, até o dia 15 deste mês, a abrir um polo de milho. Serão entregues 430 toneladas, por semana, para ajudar os criadores na região”, garantiu o secretário de Agricultura.Por Buíque & CIa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO