Governo já controla com GPS carros-pipa no Agreste e Sertão


A tecnologia GPS já vem sendo utilizada em Pernambuco por determinação do governador Eduardo Campos para monitorar os carros-pipa que abastecem as comunidades mais remotas, hoje, em dificuldade de abastecimento d’água por causa da seca. O cumprimento dos roteiros, desvios e a quantidade da água entregue são alguns dos dados monitorados 24 horas por dia. Eles são armazenados e posteriormente utilizados na elaboração de relatórios a serem avaliados conjuntamente pelo IPA, conselhos municipais de desenvolvimento e o Exército.

O serviço de monitoramento adotado pelo Governo do Estado, que tem 670 caminhões contratados, está sendo instalado, simultaneamente, em municípios em situação de emergência nas regiões do Agreste e do Sertão. O rastreamento feito por satélite permite saber a localização exata dos carros-pipa contratados. Segundo o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, o serviço se mostra eficiente ainda mais por força da gestão compartilhada entre o IPA, conselhos municipais e o Exército - conforme decreto assinado pelo governador Eduardo Campos. “O rastreamento é uma ferramenta para o controle institucional e social a fim de atender toda família necessitada de abastecimento d’água por carro-pipa em comunidades de difícil acesso e garantir a correta aplicação do dinheiro público”, explicou.

Os roteiros dos carros-pipa, que atendem a famílias do Agreste Setentrional, começaram a ser monitorados na última semana. Ranilson Ramos acompanhou a implementação do serviço por GPS na região. Dos 18 municípios - um é da Zona da Mata -, assistidos pela Gerência Regional do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA de Surubim, 13 têm comunidades rurais atendidas por carros-pipa. No total, 32 caminhões estão em operação na região.

A moradora da comunidade Cachoeira do Taepe, em Vertente do Lério, Selma Cristóvão da Silva, tem uma cisterna em sua propriedade. Ao receber o carro-pipa, ela falou que a água chegava em boa hora. “Não é só para mim, mas para 50 pessoas da comunidade que usam a água para os serviços domésticos”. O gerente regional do IPA de Surubim, Francisco Lopes, informou que até o mês de maio choveu 178 milímetros, sendo 108 concentrados nos meses de janeiro e fevereiro - fora da época de plantio do município -, enquanto no mesmo período do ano passado choveu 600 milímetros.Do G1
Postado por: Blog Buíque & Cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO