Representantes do município de Buíque cobram soluções e agilidade para sanar a falta de água junto a Compesa


Buíque: A estiagem que acomete o município estar mesmo deixando algumas autoridades preocupadas, a barragem do mulungu que abastece a cidade, um povoado e um distrito estar praticamente com menos de 10% de sua capacidade e previsões de chuvas ainda este ano são remotas, segundas informações de alguns institutos o período de chuvas estar ainda longe provavelmente em março de 2013 poderá chover  o suficiente para encher barreiros e barragens no Estado.

Buscando uma alternativa que possa vim  minimizar a falta de água  nesta quarta feira, 24/10  a recém eleita á vice prefeita Miriam Briano Alves, o vereador também recém eleito Anísio de Dedé, em companhia do Deputado Estadual Júlio Cavalcanti  foram recebidos pelo Presidente da Compesa, Fernando Lobo em seu gabinete cuja pauta do dia foi buscar soluções no abastecimento para cidade e município.
Em suas reivindicações  o grupo representante  por Buíque consegui junto aos departamentos responsáveis de imediato a liberação para construção da Adutora do Sobrado, em fase de licitação dentro de 20 dias será anunciado o nome da empresa e data para inicio das obras que irão beneficiar toda região e adjacentes da referida comunidade. Ainda com muito êxito também foi conseguida em medida emergencial a autorização para a tão sonhada e desejada Adutora do Vale do Catimbau. Na reunião com o presidente da Compesa Miriam Briano fez questão de enfatizar o quanto é necessário urgência nas obras. '' Hoje a nossa população estar sofrendo com a seca na região, temos que ficar atentos, Governo e Município unidos para  que juntos possamos sanar o sofrimento dessa gente que hoje sofrem com a falta de água em toda região". Completou á Vice Prefeita eleita, Miriam Briano.

Também foi conseguido junto ao “IPA” a liberação para aumento dos horários que abastecem as comunidades da zona rural e mais 05 carros pipas aumentando dos 07 atuais em circulação para 12 Não é o suficiente mais já é um bom começo por que não vamos parar de trabalhar para ajudar nosso irmãos que  assisti  seus animais morrem de sede, finalizou Miriam.

Governo já controla com GPS carros-pipa no Agreste e Sertão


A tecnologia GPS já vem sendo utilizada em Pernambuco por determinação do governador Eduardo Campos para monitorar os carros-pipa que abastecem as comunidades mais remotas, hoje, em dificuldade de abastecimento d’água por causa da seca. O cumprimento dos roteiros, desvios e a quantidade da água entregue são alguns dos dados monitorados 24 horas por dia. Eles são armazenados e posteriormente utilizados na elaboração de relatórios a serem avaliados conjuntamente pelo IPA, conselhos municipais de desenvolvimento e o Exército.

O serviço de monitoramento adotado pelo Governo do Estado, que tem 670 caminhões contratados, está sendo instalado, simultaneamente, em municípios em situação de emergência nas regiões do Agreste e do Sertão. O rastreamento feito por satélite permite saber a localização exata dos carros-pipa contratados. Segundo o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, o serviço se mostra eficiente ainda mais por força da gestão compartilhada entre o IPA, conselhos municipais e o Exército - conforme decreto assinado pelo governador Eduardo Campos. “O rastreamento é uma ferramenta para o controle institucional e social a fim de atender toda família necessitada de abastecimento d’água por carro-pipa em comunidades de difícil acesso e garantir a correta aplicação do dinheiro público”, explicou.

Os roteiros dos carros-pipa, que atendem a famílias do Agreste Setentrional, começaram a ser monitorados na última semana. Ranilson Ramos acompanhou a implementação do serviço por GPS na região. Dos 18 municípios - um é da Zona da Mata -, assistidos pela Gerência Regional do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA de Surubim, 13 têm comunidades rurais atendidas por carros-pipa. No total, 32 caminhões estão em operação na região.

A moradora da comunidade Cachoeira do Taepe, em Vertente do Lério, Selma Cristóvão da Silva, tem uma cisterna em sua propriedade. Ao receber o carro-pipa, ela falou que a água chegava em boa hora. “Não é só para mim, mas para 50 pessoas da comunidade que usam a água para os serviços domésticos”. O gerente regional do IPA de Surubim, Francisco Lopes, informou que até o mês de maio choveu 178 milímetros, sendo 108 concentrados nos meses de janeiro e fevereiro - fora da época de plantio do município -, enquanto no mesmo período do ano passado choveu 600 milímetros.

Eleitores protestam em frente ao Fórum de Buíque


Moradores de Tupanatinga se reuniram em frente ao Fórum da cidade de Buíque nesta quinta-feira (25) para protestar. Eles acusam a Justiça Eleitoral de não apurar denúncias de compras de voto em tempo hábil.
A manifestação reuniu cerca de 800 pessoas com faixas e cartazes pedindo explicações da Justiça quanto às denúncias protocoladas durante a campanha. A manifestação foi válida. “Eu participei como cidadão brasileiro e vi pessoas de todas as classes, mães com filhos no colo, enfim, um grande número de pessoas buscando explicações”, comentou um dos moradores daquela cidade, que participou do protesto.

Segundo informações de populares, o promotor que os atendeu falou que, os processos ainda estão sendo investigados.  

O protesto realizado em Tupanatinga, segundo o Sr. Mauro Jorge, não teve ligações partidárias. Ele afirma que as pessoas se reuniram por não concordarem com a demora nas investigações. Disse ainda que o motivo maior deste protesto seria para pedir a Justiça Eleitoral que dê andamento no julgamento de três processos de cassação de mandato contra o atual prefeito do PT, Manoel Tomé.


O segundo colocado nas eleições da cidade, Severino Soares dos Santos (PP), nos informou por telefone que sua coligação encaminhou denúncias, mas garantiu que não partiu dele a mobilização para o protesto. “Respeitamos e estamos aguardando o resultado das investigações para evitar maiores problemas. Caso as irregularidades sejam comprovadas, vamos entrar na Justiça”.

Também por telefone podemos ouvir o vereador eleito, Joaquim Neto, filho do ex-prefeito daquela cidade, Duca Feitosa. O mesmo nos informou que não tem conhecimento de nenhum processo que venha pedir a cassação do mandato do atual prefeito Manoel Tomé.

O prefeito reeleito em Tupanatinga foi Manoel Tomé (PT), que obteve 5.787 votos, em segundo lugar foi Silvio Roque (PP), que obteve 5.547.



Esclarecimento sobre a retirada das enquetes no Blog Buíque & Cia


Na noite desta quinta-feira (25/10) retiramos do ar as enquetes que estavam na barra lateral esquerda do nosso blog. Motivo pelo qual, constatamos uma possível manipulação de resultado.

Fechamos o dia ontem a 00:00hs com a enquete com 112 votos algo que é normal pois tivemos um numero alto de visitantes e fechamos o dia com 1.025 visitantes no total.

Hoje quinta-feira, recebemos uma quantidade um pouco menor, e o numero de votos na enquete dobrou de 112 para 993 votos, que em uma questão de logica não ultrapassaria 398 votos sendo que nosso sistema de enquete registra apenas 1(um) voto por ip e nosso sistema de contagem de usuários registrou 398 ips na página.

Já agora à tarde, a enquete zerou todos os seus resultados, coisa jamais vista em enquetes outrora postadas aqui.

As provas estão aqui conosco, disponível para quem quiser ver e tirar suas próprias conclusões.

Como todos sabem nós somos o Web/site mais acessado da cidade, aqui todos podem e devem exercer seu papel de cidadão cobrando, dando sua sugestão, sua reclamação as autoridades e todos também tem seu direito de manifestar seu carinho por um ou outro candidato.

Infelizmente não souberam usar essa ferramenta de uma forma legal e para não ficarem falando por ai que estava puxando para candidato tal ou fulano de tal, resumindo para não prejudicar ninguém está registrado aqui o motivo da retirada da enquete.

Peço minhas humildes desculpas, pois quando criei a enquete postei uma matéria já a justificando, que não teria valor oficial, tendo em vista a possibilidade de fraude. Agradeço de coração a todos que participaram com sinceridade e como maneira democrática de dar suas opiniões.

Segunda Câmara do TCE rejeita mais contas do ex-prefeito Arquimedes Valença


Publicação: 25/10/2012 10:10 Atualização:

As prestações de contas das prefeituras de Buíque e Araçoiaba dos exercícios financeiros de 2008 e 2009, respectivamente, foram rejeitadas na Segunda Câmara do TCE. O relator de ambos os processos foi o conselheiro Carlos Porto.

Ensejaram a rejeição das contas de Buíque, cujo interessado foi o ex-prefeito Arquimedes Guedes Valença, as seguintes irregularidades: não aplicação em educação de 25% da receita de impostos, não recolhimento à Previdência do montante de R$ 654.090,89, ausência de documentos na prestação de contas, não instituição do sistema de Controle Interno e irregularidades na contratação de artistas.

Já a rejeição das contas de Araçoiaba, que teve como interessado o ex-prefeito Severino Alexandre Sobrinho, foram motivadas pelas irregularidades a seguir: ausência de documentos na prestação de contas, extrapolação do limite de gastos com pessoal, inconsistência nas informações contábeis, ausência de recolhimentos das contribuições previdenciárias ao Regime Geral e ao Fundo Próprio, fracionamento irregular de licitações, irregularidade na contratação de advogados e artistas, ausência de Controle Interno, despesas indevidas com cestas básicas, etc. A Câmara imputou um débito ao ex-prefeito no valor de R$ 428.128,03.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO