Cadastro pode ser feito até o dia 25 de
fevereiro; (14) Quatorze mil pessoas serão beneficiadas com habilitações
gratuitas
Da Redação do
pe360graus.com
O programa da Secretaria das Cidades
com o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) que oferece carteira
de habilitação gratuita abriu as inscrições nesta quarta-feira (20). Quatorze
mil pessoas de baixa renda serão beneficiadas. A oportunidade é também para
quem quer fazer mudança de categoria da carteira de motorista.
Foto: Reprodução/TV Globo
De acordo com o secretário das Cidades, Humberto Costa (foto), pode se inscrever no programa: jovens de escolas públicas; pessoas que estão desempregadas há dois anos e possuem renda abaixo de dois salários mínimos; beneficiários do Bolsa Família; trabalhadores incluídos no Chapéu de Palha da Zona da Mata e do Sertão de São Francisco; e egressos do Sistema Penitenciário.
As vagas estão divididas entre candidatos da Região Metropolitana do Recife e interior do Estado. “O objetivo do programa é dar aumentar a oportunidade de trabalho dos que estão à procura de emprego. Por isso, cerca de 70% das vagas serão para tirar carteiras que habilitem os motoristas a conduzirem ônibus, caminhões, vans e carretas”, explicou o secretário.
O treinamento é exatamente igual para quem paga pelo processo de habilitação. A pessoa passará pelo Centro de Formação de Condutores, credenciado pelo Detran, onde terá aulas teóricas e práticas.
Das 14 mil novas vagas previstas, a maioria (9,8 mil) é para mudança de categoria. Desse total, 70% para categoria “D”, 20% para “C” e 10% para “E”. As outras 4,2 mil vagas serão destinadas àqueles que quiserem tirar a primeira habilitação.
As inscrições, que seguem até o dia 25 de fevereiro, devem ser feitas pelo site do Detran-PE. Pela primeira vez, as prefeituras disponibilizarão para a população computadores ligados à internet, nas suas respectivas sedes, para facilitar a inscrição dos candidatos.
O programa também vai trabalhar ainda integrado a Secretaria de Educação para que os alunos das escolas públicas do Estado também possam se cadastrar dentro da própria instituição de ensino.
O Dentran-PE também disponibilizará à população computadores para a inscrição nas Ciretrans especiais e também nos postos móveis, que irão circular pelas 14 comunidades inseridas no programa Governo Presente.
O resultado sai até o início de março.
“Não há chance de beneficiamento, nem favorecimento, pois a seleção é feita por
um sistema de computação”, explicou Humberto Costa.
O secretário disse, ainda, que
portadores de necessidades especiais podem participar do programa e que, em
2011, haverá cota para eles.