O governador Eduardo Campos (PSB) defendeu nesta quarta-feira (5) "regras claras, e não regras frouxas" para a criação de 500 ou mais municípios no Brasil. "Isto poderá significar somente mais gasto público e redução das políticas públicas na vida dos que mais precisam. [...] Há ainda o perigo de se abrir processo de criação de municípios de forma eleitoreira e oportunista", alertou.
O debate e criação de novos municípios não devem ocorrer, segundo ele, em período próximo de eleições e se deve ter o cuidado de não criar-se a ilusão de que com um novo município a vida das pessoas irá melhorar.
"Estamos vivendo uma tremenda crise econômica mundo afora e o Brasil luta todos os dias para retomar o seu crescimento. A situação fiscal vem ficando cada dia mais dura para os municípios brasileiros e não vamos achar que criar mais municípios vai resolver os problemas da população."
De acordo com o governador, o mais importante é o debate estratégico para fortalecer os municípios que já existem e que precisam qualificar suas máquinas públicas, uma vez que muitos deles têm dificuldade para oferecer serviços como creches, posto de saúde e coleta de lixo adequada.
Eduardo concedeu entrevista depois de anunciar o Plano de Aplicação para o Desenvolvimento Sustentável, que contará com R$ 205 milhões provenientes da compensação ambiental por grandes empreendimentos instalados no Estado.