A Escola de Conselhos de Pernambuco inicia, no dia 05/05, o curso “Direitos da Criança e do Adolescente” em Arcoverde, no Sertão do Estado. Ao todo, serão oferecidas 90 vagas, voltadas aos colheiros de direitos e tutelares, além dos Centros de Assistência Social (CRAS e CREAS). A inicitiva tem o apoio do Ministério Público de Pernambuco, a parir dos Centros de Apoio às Promotorias da Infância e da Juventude.
Com 32h de carga horária, a formação também será realizada nos dias 12, 19 e 26 de Maio. De acordo com Humberto Miranda, coordenador da Escola de Conselhos, o curso atenderá aos profissionais da rede de proteção à infância no Sertão do Moxotó. “A atividade também irá ocorrer em outras regiões, preservando o atendimento do interior à capital”, explica, depois de mencionar que o projeto já atingiu os 184 municípios pernambucanos, além do distrito de Fernando de Noronha.
As aulas, executadas pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco, acontecerão na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde. Podem se increver os profissionais da região que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Basta enviar um correio eletrônico para (escoladeconselhospe@gmail.com). Outras informações no telefone (81) 3320.6067. Projeto – Resultado do esforço de diversos parceiros, a Escola de Conselhos de Pernambuco tem o apoio da Secretaria dos Direitos Humanos/Presidência da República, através da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE).
A iniciativa conta também com a importante parceria da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Ao todo, já foram formadas mais de 50 turmas entre conselheiros tutelares e de direitos, profissionais que atuam nas organizações não governamentais, ou nas áreas de assistência social e de segurança.