Vereador Rômulo apresenta Projeto de Lei na Câmara e Rua de Buíque ganha nome de JÚLIO SÉRVULO DE ARAÚJO (meu pai)


O vereador Rômulo Camêlo (PR), apresentou Projeto de Lei na Câmara Municipal de Buíque nesta quinta-feira (23), para dar denominação de uma rua no Loteamento Vila Nova, no bairro São José, cidade do Buíque. A intenção é dar o nome da rua (quadra) "B" de rua Júlio Sérvulo de Araújo, onde sem medir esforços foi imediatamente aprovado pelos demais vereadores o Projeto de Lei nº 08/2013, com onze votos positivos dos membros da casa sendo eles: Rômulo Camêlo (autor), Vanildo Almeida, Agnaldo Avelino, Ernani Neto, Antônio Anísio, Edil Modesto, Damião Tomé, Paulo Marques, Melque Beserra, Djalma Araújo e o presidente da casa, André de Araújo.  

Aproveitando o ensejo, eu, que sou filho do homenageado neste projeto, em nome de todos os meus irmãos venho agradecer aos membros da casa Vereador Jorge Domingos Ramos pela aprovação do mesmo, em especial ao amigo vereador Rômulo Camêlo, que é autor do Projeto de Lei e fez a apresentação e justificativa do mesmo para que se denomine tal rua, na qual atualmente resido. Agradecer também ao meu amigo blogueiro e escritor Paulo Tarciso, que me ajudou na construção da biografia do meu pai, "Júlio Sérvulo de Araújo", o qual também prestei homenagem registrando meu filho com seu nome. 
Por Francisco Carlos 


JUSTIFICATIVA



Senhor Presidente, Tomo a liberdade de requerer a Vossa Excelência que a referida proposição seja submetida a exame dos demais colegas, considerando as justificativas abaixo apresentadas:
            Com o objetivo de melhorar a localização residencial, tanto para moradores, como para os Correios, entregadores e visitantes do local, indicamos tal proposição a fim de que a Rua (quadra) B do Loteamento Vila Nova passe a ser denominada de Rua Júlio Sérvulo de Araújo. Tal medida, diminuirá os transtornos de localização pelos correios, oficiais de justiça e pessoas em geral, já que passará a ter designação oficial e Código de Endereçamento Postal – CEP, definitivo.
            É com especial estima e com imensa honra que indico a denominação de Rua JÚLIO SÉRVULO DE ARAÚJO, por ter sido ele um grande colaborador da sociedade buiquense, participando ativamente da política, comércio, vida social e desenvolvimento desta cidade.
            Nascido em 19 de março de 1916, na localidade denominada Queimada da Onça, zona rural da cidade do Buíque, seu Júlio Sérvulo - como era popularmente conhecido, com apenas 15 anos, passou a morar na cidade, onde visou o amplo mercado a ser explorado e fixou residência por mais de 70 anos. No município, chefe de três famílias constituiu sua vida com boas prosas e sempre brincalhão levava tudo na mais completa sinceridade, não deixando escapar suas brincadeiras em dias de alegrias na porta de casa ou com os amigos Dielzo Lopes de Albuquerque e Apolinário Florentino Maranhão. Residiu por longos anos sempre no centro da cidade.
            Um dos primeiros homens a trazer para Buíque o trabalho em couros, era dono de uma rica sabedoria em termos de curtição e tratamento do mesmo, onde no curtume vizinho ao matadouro público trabalhou ao lado dos seus sobrinhos, José Sérvulo, Júlio Sérvulo Sobrinho (Julhinho), Genildo Sérvulo e do seu irmão Sebastião Sérvulo. Hoje o curtume é de propriedade de outro membro da família, o empresário Joséneu Ferreira de Araújo.
            Júlio Sérvulo começou transportando os couros já transformados em "sola" para as cidades vizinhas e toda região, ficando regionalmente conhecido e adquiriu ao longo do tempo centenas de clientes que se deslocavam de suas cidades para vir comprar a sola em Buíque, que, de forma artesanal eles utilizavam dos couros de boi e bode para produzirem peças artesanais como: sapatos, alpargatas, cintos, arreios de animais, bolsas e etc.
            Trabalhou também como barbeiro, onde nos dias em que não viajava tirava o tempo para receber seus amigos e parentes na sua "tenta" como ele chamava a barbearia, para usar e abusar de boas conversas com homens de bem de nossa cidade, tendo um imenso carinho pelo povo buiquense, ele teve clientes que o mesmo classificava-os como parceiros seus em Buíque como: Odilon Nopa de Azevedo, José Soares de Macedo, Apolinário Florentino Maranhão, Jonas Camêlo de Almeida (avô do atual prefeito), José Salvador Pereira, o popular “Zezinho Dentista”, Félix de França, conhecido por “Félix Gostoso”, Édio Arcoverde, conhecido por “Seu Di”, José Arcoverde de Almeida, o popular “Zé do Disco”, Manoel Tenório, Expedito, Manoel Francisco, Seu Dielzo Lopes de Albuquerque, Félix de França Galvão, Austriclínio Bezerra de Andrade, Seu Expedito Moreira, Seu Paulo Oliveira Magalhães, entre vários outros.
            Entretanto, fatalmente, o belo caminho trilhado pelo Seu Júlio Sérvulo foi interrompido pela sua morte em 09 de novembro de 2004, encerrando seu caminho aos 88 anos de vida.
            Assim, homenageando esse grande homem, que muito contribuiu para o desenvolvimento de Buíque, é que proponho este projeto, colaborando ainda com moradores da rua e com os servidores do Correio, os oficiais de justiça, os funcionários da Compesa, Celpe, serviços telefonia etc, quanto a localização correta da via, pois da forma atual, apenas com nome de quadra, tem provocado muita dificuldade nas entregas de correspondências.
            Acrescento, ainda, que vários desses amigos ora homenageados já ganharam nome de sua, como é o caso de Jonas Camelo de Almeida, que á avenida principal da cidade, Odilon Nopa de Azevedo, que é a rua que fica por trás do SESP, José Salvador Pereira, que tem rua aqui na cidade e na vila de Catimbau, Félix de França Galvão, dentre outros.
            Colho o ensejo para reiterar a necessidade da aprovação desta proposição, com a devida vênia dos demais edis.

 Cordialmente,

            Buíque, 23 de maio de 2013.

José Rômulo Padilha de Almeida
Vereador

Um comentário:

  1. Uma homenagem mais do que justa! Afinal seu Julio Servo é filho de Buíque, constituiu família, e foi de grande importância para a economia local. Meu tio conhecido por Téta saia de Bom Conselho para vim comprar coro ao Srº Julio Servo e também muito amigo do meu pai. Além de ser um cidadão de bem!

    ResponderExcluir

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO