Atleta buiquense se destaca no cenário nacional e é ídolo no interior de São Paulo



























Um belo exemplo de que, se houvesse um investimento, por pequeno que fosse em esporte e lazer no município de Buíque, ao invés de perdermos nossos jovens para o álcool, a violência e principalmente para as drogas, estaríamos aplaudindo grandes campeões, é a história de vida do jovem Wellington Bezerra, que hoje se destaca no estado de São Paulo e no cenário nacional como uma das grandes promessas do atletismo brasileiro, cotado até para representar o país nas olímpiadas do Rio de Janeiro, em 2016.

O garoto pobre, que vivia participando de mine maratonas realizadas na região, e que viu sua vida mudar depois que participou de uma edição da Corrida de São Silvestre – ajudado pelo professor Esildo Barros e alguns empresários buiqueses -, agora é tratado como ídolo no Clube Grêmio Recreativo Barueri, no interior de São Paulo. O atleta vem alcançando marcas de destaque no senário nacional. Para se ter uma ideia, o buiquense fechou o ano de 2010 como o 8º melhor do Brasil nos 10 mil metros, em pista de 400 metros, na categoria Sub 23, com o tempo de 31 minutos e 7 segundos. Wellington ainda contabiliza várias outras conquistas em 2010. Entre tantas, destacam-se: a medalha de bronze no Troféu Estado de São Paulo, em pista de 10 mil metros, no Ibirapuera, duas medalhas de prata nos jogos de São Paulo, na categoria 5 mil e 10 mil metros, além de ter alcançado o índice para fazer parte da Seleção Paulista de Atletismo.

Assim como 2010, o ano de 2011 promete muitas conquistas para o jovem atleta. Em janeiro ele participou e conquistou o Circuito Sol Net, que aconteceu na capital paulista e deverá passar ainda por quatro capitais: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. As provas são divididas em duas categorias: 5 e 10 quilômetros. Wellington participou da prova mais curta e venceu com facilidade com o tempo de 15 minutos e 3 segundos, que lhe rendeu o record da prova, que era de 15 minutos e 7 segundos.

Os meses de janeiro e fevereiro ainda foram marcados por muitas conquistas do jovem maratonista. No dia 30, Wellington foi o campeão da Corrida dos Carteiros, na categoria até 24 anos. Já em fevereiro, o rapaz participou da Copa Brasil Cross Cauntry. A competição seleciona o grupo que participará do Sul-Americano da modalidade. O evento aconteceu no Paraguai e o atleta surpreendeu os melhores do Brasil, se classificando na 16º posição, na prova de 12 km, com o tempo de 39 minutos e 50 segundos. Nessa prova, Wellington ficou pouco mais de 2 minutos de distância do bicampeão Damião Anselmo. A competição contou com os 100 melhores do Brasil e apenas 74 conseguiram completar a prova.

Em março o maratonista começou a luta para conseguir o índice que lhe dar o direito de participar do Troféu Brasil de Atletismo. Na sua primeira tentativa, Wellington conseguiu o tempo de 15 minutos e 8 segundos, um pouco acima do índice imposto pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), que é de 14 minutos e 42 segundos.

Apenas 10 dias após a tentativa do índice, o maratonista mostrou que tem todas as possibilidades de atingir o índice exigido pela CBAT. Ele ficou em 2º lugar na principal categoria da corrida de 15 km da cidade de Barueri. O tempo do garoto foi de 48 minutos e 20 segundos. Bem abaixo do tempo alcançado por ele no ano passa, na mesma competição, que foi de 49 minutos e 36 segundos. O atleta ainda contabiliza esse ano o primeiro lugar na 8ª Corrida Ecológica Rio Sorocaba, na cidade de Sorocaba, no interior paulista.

No próximo dia 12, Wellington retornará a sua cidade natal para passar o feriado da Semana Santa com a família. Durante esse período, Wellington não terá descanso e treinará forte para o Campeonato Brasileiro de Fundo e Meio Fundo em Pista. A sua volta a cidade de Barueri está marcada para a quinta-feira (28/4). Na sexta-feira (39/4), o atleta já participará de uma competição na cidade de Campinas.

Quem sabe em 2016, os buiquenses terão um motivo a mais para assistir as provas de atletismo. 

Texto escrito por Paulo Cézar Cavalcanti
Postado por: Buíque & Cia

Começou a encenação da maior história de todos os tempos no maior teatro ao ar livre do mundo



Começou na noite de quarta-feira (14) e vai até o dia 23, Sábado de Aleluia, o espetáculo da Paixão de Cristo, encenado no teatro de Nova Jerusalém, no distrito de Fazenda Nova. O espetáculo de estreia foi restrito apenas as autoridades e convidados. Entre os ilustres estava o governador Eduardo Campos, que pela quinta vez consecutiva assistiu ao espetáculo. É um dos maiores espetáculos do Brasil e mostra a força da cena cultural pernambucana”, destacou o governador, que ainda revelou a sua cena preferida. “A ressureição é a parte que eu mais gosto”.

Este ano, o espetáculo trás pela terceira vez no papel de Jesus, o ator global Tiago Lacerda, que com experiência e carisma, da um show de interpretação, especialmente na sintonia com a dublagem que passa para público. O elenco ainda trás para o Agreste pernambucano a atriz Vanessa Lóes – esposa de Tiago Lacerda -, no papal de Madalena, Sidney Sampaio como Pilatos e Fafá de Belém interpretando Maria.

O diretor da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Robinson Pacheco, contou à imprensa que houve uma renovação de projeto em várias cenas do espetáculo. Ele contou que, no Palácio de Herodes, no Fórum Romano e na Via Sacra, os prédios ficaram mais brilhosos e com mais vida. “Além disso, fizemos a pavimentação da área da Santa Ceia. Com o tempo vamos iremos pavimentar toda a área”, prometeu.
O espetáculo trás para esse ano um projeto inovador, que permite o acompanhamento por 15 cegos. A novidade só pôde ser possível através de um equipamento desenvolvido pela Universidade Federal de Pernambuco. Com o equipamento, os deficientes visuais escutam um áudio sobre o que está acontecendo em cena.
Com as obras de duplicação da rodovia, o acesso a Fazenda Nova ficou bem melhor. É um trecho de 22 quilômetros de, que foi inaugurado recentemente entre a cidade de Caruaru e a estrada da PE 145.

Texto e foto: Paulo Cezar
Postado por: Buíque & Cia

GRANDES FESTAS ESTÃO POR VIR "AGUARDEM"


Está aberta a temporada de grandes shows na cidade do Buíque, segundo informações do departamento de imprensa da prefeitura. É bom frisar que existem realmente atrações confirmadas, entretanto outras são supostamente boatos, mais onde há fumaça há fogo é claro.
O ano passado no aniversario da cidade tivemos o Duelo dos Titãs com, Aviões do Forró e Garota Safada, realmente um grande espetáculo foi o que se viu, enquanto isso no próximo dia 11, já está confirmado Forró dos Plays e estão sendo sondados, Magníficos, Harmonia do Samba e os Nonatos, Harmonia do Samba seria uma boa pedida já que no carnaval as atrações foram quase todas repetitivas.
Passando o aniversario da cidade vem o São Pedro, em Buique um evento que conquistamos com muito orgulho por que de Arcoverde ninguém tira mais o titulo de um dos melhor São João do Interior.
Falando ainda sobre o São Pedro em Buique, este ano pelo que tudo indica as atrações serão, a Sertaneja Revelação do momento PAULA FERNANDES E  SUCESSO DO MOMENTO SILVANO SALES, ainda terá outras bandas que ainda não sabemos.

Com informação: Giro Social
Postado por: Buique & Cia

DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO: O abraço de dois ex-inimigos históricos da politica buiquense


O registro acima é do carnaval de 2008, mais precisamente na manha do sábado de Zé Pereira, no bloco Foliões Para Sempre. Essa fotografia, sem dúvida  alguma, foi a maior polêmica daquele  ano. A imagem mostras os ex-prefeitos Blésman Modesto (E) e Arquimedes Valença (D), dois históricos inimigos políticos do municípío de Buíque, abraçados e se confraternizando em clima de  festa.
 
Na época, a imagem foi capa do JORNAL CORREIO DA CIDADE. O curioso é que, no dia da reconciliação, quando o comentário se espalho pelo município, o fato pouco repercutil. Mas, quando o JCC começou a ser distribuído com essa imagem na capa, a cidade quase que parou e o assunto rendeu por muito tempo. 

Com Informação: Paulo Cezar
Postado por: Buíque & Cia

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO