MPPE recomenda a pré-candidatos a prefeito de Custódia que recolham propaganda eleitoral extemporânea

Para garantir o cumprimento da legislação eleitoral na cidade de Custódia, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou uma série de medidas ao prefeito Luiz Gaudêncio, ao vice-prefeito e presidente do Diretório Municipal do Partido Social Democrático (PSD), Emmanuel Fernandes e à presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), Sylvia Queiroz.

O atual prefeito e pretenso candidato à reeleição deverá abster-se de divulgar adesivos com símbolo, imagem ou número que o caracterize, especialmente aqueles com a imagem de uma mão com os dedos polegar e indicador formando a letra L, em alusão a seu nome e à futura candidatura.

Na condição de pretenso candidato, Luiz Gaudêncio ainda deverá diligenciar para que sejam recolhidos os adesivos fixados nos veículos da cidade, inclusive nos carros de secretários e outros servidores municipais, no prazo de 48 horas.
Já o vice-prefeito e também pretenso candidato Emmanuel Fernandes deverá abster-se de divulgar por meio de adesivos, o número e sigla do seu partido. Ele também deverá fazer recolher os adesivos que fazem menção à candidatura dos carros de seus familiares.

Sylvia Queiroz, por sua vez, também deverá abster-se de divulgar, por meio de adesivos, o número e a sigla do partido, e a orientar, na condição de presidente do Diretório Municipal do PT, para que filiados e terceiros façam o mesmo.
De acordo com a promotora de Justiça Katarina de Brito Gouveia (65ª Zona Eleitoral), na urna eletrônica, o eleitor não vota no nome do candidato e sim no número, desta forma, a divulgação do número também configura propaganda eleitoral extemporânea.

Além disso, a representante do MPPE explica que a divulgação por adesivos da sigla e número do partido não é uma propaganda partidária, pois não há divulgação do programa e nem das propostas do partido. A propaganda partidária é permitida por lei e deve objetivar, somente, angariar adeptos ao partido.

As três recomendações foram publicadas no Diário Oficial dessa terça-feira (21).

Banda pernambucana Fulô de Mandacaru vence o SuperStar

Grupo ficou em primeiro lugar em todas as etapas da final do reality show musical. Foto: Globo/Reprodução
Grupo ficou em primeiro lugar em todas as etapas da final do reality show musical. Foto: Globo/Reprodução

A banda Fulô de Mandacaru venceu a terceira temporada do SuperStar. Representantes do forró nordestino e com imenso apoio do público, os caruaruenses receberam a notícia no domingo de São João, com direito a transmissão em telão na cidade natal. A final do reality show musical apresentado por Fernanda Lima foi dividida em três etapas e disputada com Bellamore, de Volta Redonda (RJ), OutroEu, de Nova Iguaçu (RJ), e Plutão Já foi Planeta, de Natal (RN). 

Na primeira rodada da final, o grupo pernambucano ficou em primeiro lugar (67%), com medley dos clássicosO trenzinho caipira (Villa-Lobos), Luar do Sertão (João Pernambuco e Catulo da Paixão Cearense) e Olha pro céu (Luiz Gonzaga e José Fernandes). Entre os jurados, Daniela Mercury e Paulo Ricardo aprovaram a performance e deram seus 7%.

Bellamore (Counting stars, de One Republic) foi aprovado por 52%, OutroEu (Hold back the river, de Iain Archer e James Bay), por 54%, e Plutão Já Foi Planeta (Quase sem querer, de Legião Urbana), por 65%, eram as outras finalistas. Com menor pontuação, Bellamore foi eliminada.

Na segunda etapa, OutroEu foi a primeira a cantar. Eles mostraram a canção autoral Pai e arremataram 52% dos votos. Plutão Já foi Planeta também investiu em composição própria, Alto mar, e ficou com 62%. Já Fulô de Mandacaru interpretou Só o mie, inédita, com a qual repetiu a posição no topo do ranking, com 66% dos votos - novamente, apenas Sandy não deu seus 7% ao grupo.

A Superbanda Romance, comandada por Marisa Orth, foi a mais votada de todas os episódios do SuperStar, com 95%, e voltou ao programa, com Problema seu, dos paraenses Felipe Cordeiro, Manoel Cordeiro e Carlos Eduardo Miranda, e Não vale nada, de Dorgival Dantas. O cantor misterioso da tarde foi Lúcio Mauro Filho, com Palco, de Gilberto Gil. Ele ficou com 84% dos votos e aproveitou para mandar um recado contra o preconceito: "homofobia, fora daqui". 

A disputa final - definida apenas pelo voto do público - foi iniciada por Plutão Já Foi Planeta, com a música autoral Post-it. A banda potiguar liderada por Natália Noronha ficou com 48% dos votos. Fulô de Mandacaru encerrou a terceira edição do programa. Os pernambucanos cantaram São João de outrora (Roberto Bonny) e conquistaram 70% dos espectadores. O prêmio é de R$ 500 mil, além de um contrato com a gravadora Som Livre.

Encontro politico em Tupanatinga dar a largada na pré-campanha de Silvio Roque e seu grupo


A noite de quarta-feira, dia 22 de junho, foi marcada em Tupanatinga por um grande encontro político organizado pelos jovens de um grupo de Whatsapp denominado de #vaicavalo11, onde reuniu centenas de populares. O evento também ficou marcado pela apresentação de possíveis pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Por volta das 20 horas, no salão Ocara, no centro da cidade, centenas de pessoas lotaram o lugar para ouvir as palavras de representantes dos partidos que formam o bloco partidário que tem como pré-candidato a prefeito Silvio Roque.

Na ocasião, pré-candidatos foram apresentados ao público, onde três dos vereadores da base apoiam a atual pré-candidatura de Silvio Roque. Mara, que está com o nome aprovado para ser a pré-candidata a vice, Regis da Saúde e Neto, filho do ex-prefeito Duca Feitosa. Também várias lideranças políticas do município, com a presença de ex-vereadores e ex-prefeito. A novidade mais esperada da noite foi à pré-candidatura oficializada de Silvio Roque (PP) na cabeça e Mara (PSD) como sua vice, também foram apresentados ao público como os pré-candidatos a vereadores, vários homens e mulheres de bem de Tupanatinga.

Silvio Roque foi candidato a prefeito na ultima eleição de 2012, onde perdeu para o atual prefeito Manoel Tomé com a diferença de 240 votos, agora vem com seu nome forte para novamente pleitear as eleições municipais de 2016.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO