Audiência Pública Municipal de Tupanatinga objetivou a conscientização e mobilização da sociedade tupanatinguense para debater e aprovar o Plano de Ação de Prevenção de Erradicação do Trabalho Infantil-PETI


A Prefeitura Municipal de Tupanatinga, através da Secretária Municipal de Assistência Social Meyrielly Suammy Silva Santos, coordenação do PETI, realizou nessa sexta-feira (20/04), na Câmara Municipal a primeira Audiência Pública que objetivou a conscientização e mobilização da sociedade tupanatinguense para debater e aprovar o Plano de Ação de Prevenção de Erradicação do Trabalho Infantil-PETI. 

O município é cofinanciado para execução das Ações Estratégicas do PETI do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário. A audiência contou com o palestrante Leônidas Leal, Coordenador do PETI da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude – SDSCJ do estado de Pernambuco. Houve a participação da rede intersetorial, professores, técnicos de referencia, conselheiros tutelares, profissionais da saúde e lideranças comunitárias. A Audiência contou com as autoridades do município, o prefeito Silvio Roque, o presidente da câmara Neto de Duca, os secretários municipais. Todos firmaram o compromisso na articulação de ações no fortalecimento de Políticas Públicas voltadas para crianças e adolescentes.

  




 








Prefeito de Buíque divulga programação dos 163 anos de emancipação política

O município de Buíque comemora no próximo dia 12 de maio, 163 anos de emancipação política. A atual administração, liderada pelo prefeito Arquimedes Guedes Valença organizou uma programação, que vai durar o praticamente o dia inteiro, envolvendo a população. Em entrevista concedida na tarde desta sexta-feira, (28) a rádio Buíque FM, o gestor municipal anunciou a grade de programação que contempla não só a festa de Emancipação, como também a tradicional festa de São Pedro do município. Shows com atrações conhecidas a nível nacional como: Gabriel Diniz e Márcia Felipe estarão subindo o principal palco no Pátio de Eventos São Sebastião, onde animarão como principais atrações, garantindo um grande público no evento. Aproveitando a oportunidade, o prefeito já adiantou o nome das bandas que estarão abrilhantando o tradicional São Pedro, entre eles: Vicente Nery e Mateus e Kauã trarão, com certeza, grande animação para Buíque, alem de aquecer o comércio local, os eventos prometem marcar um ciclo festivo diferenciado.

Na ocasião, Valença convidou a população buiquense para se fazer presente no hasteamento das bandeiras, no Palácio Municipal, e logo em seguida a inauguração de algumas obras, entre elas, reforma da Praça Major França e Unidades de Saúde da Vila do Posto e do sítio Serrinha. Ao fim do dia, as festividades no Pátio de eventos local.

Em Buíque: Mulheres no comando, mulheres no poder , vereadora Corina Galindo, além de presidir reuniões, revindica vários benefícios para o bem estar da população do município

Em Buíque, no agreste do estado,  a cada reunião  do vereadores na Câmara Municipal  a temperatura começa subir, e os termômetros  começam indicar quais são os vereadores  que de fato estão fazendo jus aos votos recebidos nos ultimo pleito eleitoral , pelos seus eleitores que resolveram optar pelas mudanças globalizadas num contexto em geral.

Eleitos para representarem  a população do Município, compete a cada vereador(a) legislar sobre assuntos de interesse da população , fiscalizando e controlando os atos do executivo Municipal, como também apresentar requerimentos, indicações, recursos e pareceres ,mais  para que isto possa acontecer, é necessário que o vereador(a) entenda quais são seus direitos e deveres .

Como o vereador (a) é o cidadão eleito para cuidar da liberdade , da segurança da paz, e do bem estar dos seus munícipes, a  frente da mesa diretora da Casa Jorge Domingos Ramos, a vereadora e presidente Corina Galindo , apesar de está em seu primeiro mandato legislativo, a cada reunião vem demonstrando cada vez mais  seus conhecimentos  que chega  a ser elogiada ate mesmo pelo mais veteranos da casa.

Ciente de seu compromisso com a população do município, além de cumprir seu papel de presidente da Câmara Municipal  de Buíque conduzindo  mais uma reunião ordinária , nesta manhã desta terça-feira ,  Corina Galindo  apresentou em plenário  importantes requerimentos que foram aprovados e em seguida enviados ao chefe do executivo  fazendo veemente apelo, e solicitando perfurações de poços artesianos  e instalações de desinalizadores  nas comunidades dos Pereiros e Amaro.

Preocupada com  o bem estar daqueles que necessitam de consultas, acompanhamentos de pré natal, vacinações e outros serviços  que dependem do sistema de saúde publica, a vereadora  indicou ao prefeito do município, o retorno das obras de uma casa de apoio ainda na comunidade dos Pereiros , que  teve sua construção iniciada com recursos próprios da vereadora   e deverá ser equipada  com equipamentos hospitalares para amenizar o sofrimento das centenas de mulheres gestantes  que para serem atendidas ainda  tem que se deslocarem ate   a Unidade Básica de Saúde no Povoado Tanque .

Ainda em suas reivindicações, Corina fez questão de colocar em discurso  a imigração de  dezenas de alunos dos sítios Queimadinhas e Queimada da Onça  que estão deixando de estudar nas escolas do município, e  que, por falta de Transporte Escolar estão migrando para a vizinha Tupanatinga, o que para Corina é inaceitável por que perde os alunos e o próprio município, nesse caso o de Buíque.

Continuando as  suas solicitações, Corina  solicitou ao chefe do poder executivo Municipal , serias providências para o reinício das obras de calçamento do Povoado Amaro, que mesmo tendo sido iniciado  na gestão passada, as obras foram paralisadas deixando de ser uma solução para se transformar  num problema que  estar cada vez mais causando transtornos  para os moradores do povoado, e os demais  motoristas  com seus veículos carregados de queijos  que trafegam usando a via como alternativa para chegar nos municípios  da Pedra, e Venturosa.


Fonte: Assessoria de Imprensa  

Vereadores Buiquenses homenageiam o saudoso João de Andrade aprovando projeto de Lei que empresta seu nome a conjunto habitacional em sua terra natal.

Passado um pouco mais de um ano do falecimento do ex-vereador João de Andrade, pai do  também ex vereador Ronaldo Andrade, durante a reunião desta quinta-feira 27, vereadores presentes no plenário da Casa Jorge Domingos Ramos, homenagearam   o amigo aprovando em primeiro turno o projeto de Lei Legislativo, dando o nome do ex  vereador , ao conjunto habitacional  localizado próximo a Escola Anália Simões na Vila de Guanunby, local onde ele nasceu, cresceu e viveu.

Apresentado  pelo  atual  vereador , Leonardo de Gilberto, o projeto legislativo  além de ser aprovado por unanimidade , foi elogiado por todos parlamentares  pelo conteúdo e historia da vida do homenageado  conforme   texto escrito  abaixo:

João Andrade Cavalcanti, foi um dos cidadãos mais prestantes deste município.
Líder comunitário esteve sempre a serviço das causas sociais buscando sempre assistir aos mais carentes.

Elegeu-se vereador nos anos de 1972, 1976 e 1982, tendo exercido com dignidade seus mandatos, buscando sempre de forma justa contribuir para o desenvolvimento e progresso de nossa cidade.

Foi um constante aliado do povo nas conquistas de suas reivindicações, aprovando importantes projetos  que redirecionaram o desenvolvimento desta terra a qual tanto amou.

Levou  vida exemplar como cidadão e pai de família.


Essas virtudes justificam  plenamente esta homenagem no mês que completa uma ano de sua  morte.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO