Prefeito Jonas Camêlo e Governador Eduardo Campos assinam ordem de serviço da Escola Técnica de Pernambuco em Buíque



O prefeito Jonas Camêlo e a vice-prefeita Miriam Briano receberam hoje (22/07), no município do Buíque o Governador do Estado, Eduardo Campos, que veio para, além de inaugura a Academia das Cidades, assinar a ordem de serviço da Escola Técnica Estadual Professor Cyl Galindo e entregar 213 tablets aos alunos do ensino médio e regular da rede estadual de ensino. Amigos e diversos alunos fizeram questão de se abraçar com o prefeito a vice-prefeita e o Governador em agradecimento por mais essa conquista para Buíque.

Após ter assinado junto com o governador e o secretário-executivo de Educação do Estado a ordem de serviço da ETE, em suas poucas palavras o prefeito Jonas Camêlo, falou da satisfação de mais uma vez ter a presença do Governador em nossa cidade, em seguida fez apenas uma reivindicação, para que, se possível o Governador atendesse o pedido dele, do povo Kapinawá e do Catimbau, que é o asfalto que liga a sede a aquele povoado, para que assim possa melhorar o município economicamente e crescer o desenvolvimento do artesanato e do turismo local. "É muito gratificante recebê-lo aqui, Buíque tem muito a agradecer ao senhor" finalizou Jonas e recebeu aplausos dos presentes.

Rumo à meta de 40 unidades técnicas em todo o Estado até 2014, o governador Eduardo Campos deu início, hoje, à construção da Escola Técnica Estadual (ETE) Jornalista Cyl Galindo, no município de Buíque. Com entrega prevista para 12 meses, a obra custará cerca de R$ 7,6 milhões. Atualmente, 25 unidades técnicas já estão funcionando em Pernambuco.

Eduardo destacou o ganho tanto quantitativo como qualitativo na Educação do Estado. "Nas unidades técnicas, saímos da oferta anual de 1,2 mil em 2006, quando haviam apenas seis escolas, para alcançarmos 60 mil vagas até 2014", afirmou Eduardo, lembrando ainda o resultado obtido este ano pelas 256 Escolas de Referência em Ensino Médio do Estado (EREM), que atingiram nota superior à melhor rede estadual de ensino do Brasil, ocupada pelo estado de Santa Catarina.
A decisão de ampliar o modelo de ensino integral e semi-integral das EREMs, para o governador, "faz parte do planejamento estratégico". "A Escola Duque de Caxias de Buíque será transformadas totalmente em unidade de ensino integral e a escola São Félix de Cantalice vai virar semi-integral", anunciou. "Elaboramos um plano de oito anos para a educação de Pernambuco, para fazer o que nenhum Estado da nação conseguiu fazer, que é mudar o seu sistema educacional. Eram apenas 13 escolas integrais em 2006 e vamos superar as 300 unidades previstas", concluiu Eduardo.

A unidade nova ETE terá uma área total de 15 mil metros quadrados, dos quais 5.771 metros quadrados serão de área construída. "Pela manhã e à tarde, os estudantes terão a combinação do ensino médio e o técnico. Já o terceiro turno, fica reservado para aqueles que já estão no mercado de trabalho, têm o segundo grau, mas estão em busca de uma qualificação profissional", explicou o secretário-executivo de Educação, Paulo Dutra.


Sobre a Academia das Cidades, orçada em R$ 700 mil, o secretário das Cidades, Danilo Cabral, enalteceu a sua função multiuso. "É um equipamento de saúde e de integração da cidade", disse.

Na ocasião estiveram presentes os deputados estaduais Júlio Cavalcanti e Angelo Ferreira, a prefeita de Arcoverde madalena Brito, a vice-prefeita Miriam Briano, o ex-deputado Federal André de Paula, vereadores, secretários estaduais e municipais, entre várias outras autoridades.

Câmeras da SDS flagram o ataque de tubarão em Boa Viagem


Uma das câmeras de segurança e monitoramento da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco instaladas na Pracinha de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, flagrou o instante exato em que o tubarão atacou a turista paulista Bruna da Silva Gobbi, de 18 anos, na manhã desta segunda-feira (22).


A jovem estava no mar com a prima quando as duas foram puxadas pela força das águas. O tubarão aparece e ataca Bruna Gobbi, quando um bombeiro já se aproximava em um jet ski para resgatá-la. Por questão de segundos, o salva-vidas não consegue evitar o incidente.




Bruna Gobbi é natural de Embu-Guaçu, no interior de São Paulo, e estava de férias na cidade. Esta foi a segunda vez que a menina visitou o estado, veio ao Recife há dez anos. Após o ataque, ela foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento da Imbiribeira e, em seguida, para o Hospital da Restauração, onde passou por um procedimento cirúrgico e teve parte da perna esquerda amputada. Ela teve três paradas cardiorespiratórias e ainda se encontra em estado grave na unidade de saúde.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO