ARCOVERDE LANÇA PLANO INÉDITO DE COMBATE AO CRACK







Com o auditório da Autarquia de Ensino Superior – AESA, totalmente lotado, Arcoverde lançou na noite de ontem o Plano Municipal de Combate ao Crack e outras Drogas.

O projeto que foi construído à partir de diversas discussões coordenadas pelo Ministério Público de Pernambuco com parceiros como a Prefeitura Municipal de Arcoverde, através das Secretarias de Saúde, Educação e Ação Social, do Conselho Tutelar, Conselho de Direito, Gerência Regional de Educação - GRE e escolas particulares foi lançado oficialmente na noite desta segunda-feira com a presença do Procurador Geral do Estado, Dr. Agnaldo Fenelon.

Estavam presentes o Prefeito do Município, Zeca Cavalcanti, o juiz da 2ª Vara, Dr. Drauternani Pantaleão, a Secretária Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social, Dra. Ana Arcoverde, representando o governo do estado, os delegados municipal e regional, Dr. Carlos Alberto e Rômulo Cesar, respectivamente; o Comandante do 3º BPM, Major PM Marcos Campos, a Promotora pública Dra. Tatiana Barros, além do Promotor da Infância e Juventude, Dr. Carlos Eduardo Seabra, coordenador do Plano de Ação.

O projeto privilegiará ações de prevenção, tratamento e repressão a vendas de drogas. O ponta pé do programa será em relação a prevenção, uma vez que é mais fácil prevenir do que tratar usuários de crack, mas o serviço de atendimento a usuários e famílias estão previstos no mesmo.

Três bairros foram escolhidos para iniciar a atuação do projeto São Cristóvão, São Geraldo e Boa Esperança, devido ao alto índice de usuários e tráfico de drogas.

No discurso de abertura, o Procurado Geral, Dr. Agnaldo Fenelon, destacou o fato de pela primeira vez um evento como esse reunir em um mesmo lugar não apenas todas as autoridades, mas a sociedade que lotou o auditório da AESA. Disse que o sucesso desse plano não dependia apenas das autoridades, mas também da sociedade e, principalmente, das famílias. O prefeito Zeca Cavalcanti por sua vez destacou o papel que os programas sociais e as ações que as diversas secretarias vem fazendo na atenção à criança e ao adolescente. Colocou todo o Governo a serviço do plano de combate ao crack e outras drogas.

O comandante do 3º BPM, Major Marcos Campos, revelou que apenas neste ano de 2011, mais de 30 traficantes foram presos em Arcoverde e região. O Juiz de Direito da 2ª Vara, Dr. Drauternani Pantaleão, disse que a justiça em Arcoverde tem hoje, em média, 800 processos referentes a infrações cometidas por menores, como furtos, roubos e, principalmente, drogas. Ele reivindicou ao Governo do Estado a criação de um centro de tratamento de drogados em Arcoverde, facilitando o trabalho da justiça que hoje precisa enviar as vítimas das drogas para a capital do Estado.

O Plano Municipal de Combate ao Crack e outras Drogas, tem uma nova etapa a partir desta 3ª feira quando começa a semana de capacitação. Nesta terça realiza-se a oficina de capacitação: Prevenção e vigilância social no enfrentamento ao crack e outras drogas com a participação de agentes de saúde, professores e educadores dos três bairros, das 08h as 17h. Ainda nesta terça, tem o painel “O Papel do Ministério Público no Enfrentamento às Drogas na Infância e Adolescência, tendo como painelista a Dra. Ana Carolina de Sá Magalhães, promotora de justiça. No dia 08, quarta-feira, tem uma mesa redonda, a partir das 08h, com a promotora Dra. Tatiane Barros; os delegados Regional e Municipal, Rômulo Cesar e Carlos Alberto, respectivamente; e o Major PM Marcos Campos, comandante do 3º BPM. Após as capacitações, serão implantados os Grupos de Trabalho nas comunidades do São Cristóvão, São Geraldo e Boa Esperança. 

Texto: Arcoverde de Todos
Fotos: Jornal Portal do Sertão / Émerson

COMISSÃO DE AGRICULTURA VISITA SEDE DO IPA




A Comissão de Agricultura da Alepe, presidida pelo deputado Claudiano Filho (PSDB), realiza nesta quarta-feira (08), às 10h, visita à sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no Recife.

Foram convidados para a visita os deputados Adalberto Cavalcanti (PHS), Botafogo Filho (PDT), Manoel Santos (PT) e Odacy Amorim (PSB), Ângelo Ferreira (PSB), Carlos Santana (PSDB), Eriberto Medeiros (PTC), Everaldo Cabral (PTB) e Rodrigo Novaes (PTC), que integram a comissão.

Segundo o deputado Claudiano Filho, o objetivo desta agenda externa da comissão é conhecer as instalações daquele órgão e ações desenvolvidas atualmente.

Com informação: PORTAL DO SERTÃO
Postado por: Buíque & Cia

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO