Blog Buíque & Cia alcança UM MILHÃO DE ACESSOS - Obrigado leitor, patrocinador e demais contribuintes

Nesta oportunidade quero agradecer a você, que tira pelo menos um minuto do seu tempo para acessar as páginas do Blog Buíque & Cia, graças a você hoje estamos ultrapassando mais de (UM MILHÃO DE ACESSOS). Nos últimos dias pudemos apurado em nossas estatísticas a marca de mais de 3.000 acessos diários, por isso que posso dizer que nosso blog com certeza é um dos mais acessados não só de Buíque mas de toda nossa região. Meus sinceros agradecimentos. Que Deus cubra você de benção.

A você meu patrocinador, o meu muito obrigado, graças a você conseguimos manter nossas páginas no ar. As dificuldades de manter uma página com essa proporção não são poucas, mas vamos a cada dia buscando inspirações para estarmos atualizando e mantendo todos informados. Para isso, dependemos primeiramente do nosso grandioso Deus, de uma boa internet, de um bom computador, de uma boa câmera e de um bom conhecimento, além de depender dos nossos leitores, que são o foco principal para nos que fazemos a notícia da nossa cidade e região. NOSSO MUITO OBRIGADO!!!

Três médicas cubanas chegam em Buíque, 151 em Pernambuco


151 médicos estrangeiros, 95% deles cubanos, chegaram nesta segunda-feira (4) a 56 municípios de Pernambuco. Os profissionais são integrantes do Programa Mais Médicos do Governo Federal e trabalharão na atenção básica. Os médicos serão encaminhados aos Postos de Saúde da Família (PSF's) dos municípios. Pernambuco já conta com 98 médicos integrantes do programa trabalhando no estado. Em Buíque cinco médicos já estão a disposição do município.

As cidades que vão receber os profissionais são: Abreu e Lima (3), Afogados da Ingazeira (2) Afrânio (1), Agrestina (2), Águas Belas (2), Altinho (2), Barra de Guabiraba (1), Belém de São Francisco (2), Bodocó (2), Bom Conselho (1), Brejo da Madre de Deus (2), Buíque (3), Cabo de Santo Agostinho (2), Cabrobó (2), Caetés (2), Calumbi (1), Camocim de São Félix (2), Capoeiras (1), Carnaíba (1), Caruaru (7), Catende (2), Condado (1), Cumaru (1), Exu (2), Feira Nova (1), Flores (2), Floresta (2), Goiana (3), Ibimirim (1), Igarassu (4), Ipojuca (1), Itambé (1), Jaboatão dos Guararapes (13), Lagoa Grande (1), Macaparana (2), Moreno (2), Olinda (1), Ouricuri (3), Palmares (3), Panelas (2), Paudalho (1), Paulista (7), Pesqueira (3), Petrolina (6), Quipapá (2), Recife (21), Santa Cruz do capibaribe (1), Santa Maria da Boa Vista (2), São Bento do Una (3), São Caetano (2), São José do Belmonte (2), São José do Egito (2), São Vicente Ferrer (1), Tabira (2), Tacaratu (2) e Vitória de Santo Antão (5).
De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, os profissionais passaram por quatro semanas de treinamento, tendo aulas de Português, Legislação Sanitária Brasileira e sobre o funcionamento da rede de saúde no estado. Os médicos são integrantes da segunda fase do programa e devem começar a atuar de acordo com o cronograma elaborado pelas secretarias de Saúde dos municípios.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa do Ministério, durante esta semana os profissionais devem conhecer os locais de trabalho, a logística de deslocamento e a rotina dentro da Secretaria de Saúde do município.
Os médicos ligados ao programa trabalham 40 horas semanais como médicos de saúde da família nas unidades de saúde municipais e recebem uma bolsa no valor de R$ 10 mil.

BUÍQUE...
Aqui na cidade de Buíque as médicas chegaram na ultima sexta-feira, 01 e foram recepcionadas pela secretária de Saúde, Fernanda Camêlo e por profissionais da Secretaria de Saúde do município. Para comemorar a chegadas das médica cubanas, Fernanda Camêlo preparou um bolo e, as encaminhou para a residência onde ficarão hospedadas no período que estarão atuando em nosso município. Na chegada das médicas houve até carreata, para Fernanda esta é mais umas vitória alcançada, "Em meio a tantas dificuldades enfrentadas não só em Buíque mas, em todo país, conseguimos cinco profissionais que estarão disponíveis o mais breve possível nos postos de Saúde de Buíque" finaliza.


"Imaginem vocês indo trabalhar em um país diferente, de língua diferente e que não conheçam ninguém. Imaginem deixar os filhos e maridos por 3 anos. A secretaria de Saúde não está dando tratamento diferenciado a nenhum médico de Buíque... Estamos todos apenas, sendo solidários com nossas médicas cubanas e tentando fazer com que elas sintam-se o mais confortável possível! Nossos médicos brasileiros já conhecem todo sistema do país, elas não. Espero que toda população as receba de forma carinhosa" disse Fernanda Camêlo em sua página do facebook.

A+Concursos tem seu primeiro dia de aula em Buíque - Hoje Matricule-se já

Está começando agora 19:00hs, na escola Engenheiro Klaysson de Freitas Araújo (antiga Recreação Infantil), as aulas da mais nova empresa educacional do nosso município, A+Concursos. Uma empresa com professores altamente capacitados que irá lhe oferecer a oportunidade de se preparar para prestar concursos públicos em qualquer área, em qualquer empresa, em qualquer lugar, por isso não perca tempo, se digira agora mesmo para a escola Engenheiro Klaysson, participe das aulas e faça sua matrícula imediatamente. A Coordenadora com curso, Mauriceia Moraes estará lá  lhe aguardando para fazer sua inscrição e tirar todas suas dúvidas. Querendo você também poderá entrar em contato pelos fones: (87)9804-4595 / 9105-1668.

A A+Concursos contará com aulas de Português, Matemática, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Penal, Civil, Administrativo e demais disciplinas e, serão ministradas de segunda a sexta das 19h às 22h,

Pernambuco tem 69 municípios com risco de surto de dengue

Apesar da redução de casos, número de focos preocupa governo.
Municípios apresentam alto índice de residências com focos da doença.


Neste verão, Pernambuco tem 69 municípios em risco de surto de dengue. Embora tenha havido uma redução do número de casos da doença no estado, o índice de infestação predial (focos de reprodução do mosquito) preocupa a Secretária Estadual de Saúde. O plano de contigência da dengue foi lançado nesta quarta-feira (30), na sede da Secretaria, no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife.
O período de seca prolongada é uma das preocupações, visto que se multiplicam os reservatórios de água nas residências - maiores focos de proliferação do mosquito. Para lidar com a situação, serão distribuídas 40 mil capas para cobrir os depósitos, além de uma orientação mais próxima dos municípios em estado de alerta. "É preciso entender que, se esses munícipios não fizerem algo, há uma grande chance de surto", explica o secretário de Saúde, Antonio Carlos Figueira.
A maior concentração de municípios com indíces considerados altos - acima de 3,9% das residências - está na região de Garanhuns e Caruaru, no Agreste do estado, embora a lista inclua também alguns da Região Metropolitana do Recife, como Abreu e LimaCamaragibe e Jaboatão dos Guararapes. Outros 75 estão em situação de alerta, com índice de infestação entre 1% e 3,9%.
A intermitência no fornecimento de água e a seca são fatores que contribuíram para alto índice. "As pessoas acham que, por estarmos enfrentando uma grande seca, não temos dengue. Enquanto não tivemos 100% das casas saneadas e 100% das casas com água o tempo todo, vamos ter dengue, é um país tropical", alerta o secretário.
Campanha vai consicentizar população para tampar reservatórios. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Campanha vai consicentizar população para tampar
reservatórios. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Os municípios vão contar com orientação da Secretaria de Saúde para reorganizar o planejamento de combate à doença, a fim de evitar surtos no próximo ano. "Quem contrata agente de saúde é o município, mas nós vamos contratar 68 técnicos de nível superior, que vão atuar no monitoramento dos municípios e unidades de saúde", afirma Figueira.

Redução
De janeiro a outubro de 2012, foram pouco mais de 61 mil notificações da doença no estado, contra cerca de 14 mil em igual período neste ano. O número de mortes também caiu ao comparar os períodos - 36 em 2012 e 24 em 2013. Dos casos graves registrados, foram 217 durante todo o ano de 2012, e 51 neste ano.

Ainda assim, a preocupação continua. "Nós temos os quatro tipos de vírus da dengue circulando no estado e muitos dos óbitos foi pelo tipo 3 da doença. Isso é um motivo de alerta, assim como a condição climática de verão, com sol e chuvas esparsas", aponta a diretora de Controle de Doenças e Agravos, Roselene Hans.

Todos os profissionais da rede de assistência à saúde devem passar também por nova capacitação, que vai orientar sobre a doença e a nova classificação adotada  pela Organização Mundial da Saúde. "Essencialmente, a dengue passa a ser dividida em 'grave' e 'sem estado de alerta'. São novos protocolos de notificação", detalha a diretora.

Além da capacitação, uma campanha focada em conscientizar as pessoas para a necessidade de manter os reservatórios de água fechados também faz parte do plano de contingência da doença. O objetivo é diminuir em 10% o número de casos de dengue no estado de um ano para o outro.

Os municípios que estão com risco de surto, de acordo com a Secretaria de Saúde, são: Abreu e Lima, Araçoiaba, Camaragibe, Chã Grande, Glória do Goitá, Jaboatão dos Guarapes, São Lourenço da Mata, Casinhas, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa do Carro, Lagoa do Itaenga, Nazaré da Mata, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Gameleira, Palmares, Primavera, Agrestina, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Panelas, Poção, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Taquaritinga do Norte, Bom Conselho, Caetés, Garanhuns, Jucati, São João, Terezinha, Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Jatobá, Pedra, Sertânia, Tupanatinga, Venturosa, Bodocó, Ipubi, Santa Cruz, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tuparetama, Betânia, Calumbi, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada, Aliança, Condado, Ferreiros, Itambé e Macaparana.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO