MAIS UMA - Reforma da Escola Municipal José Inácio de Freitas no povoado Riachão em fase final


A Prefeitura está reformando a Escola Municipal Jose Inácio de Freitas, localizada no povoado Riachão, distante 12 quilômetros da sede Buíque. Lá, estudam alunos da educação infantil e do ensino fundamental. Todos os estudantes residem no próprio povoado e em comunidades próximas à escola e utilizam o transporte escolar rural para se locomoverem. Os serviços de reforma abrangem forro em PVC no teto, rampa de acesso para cadeirante, banheiros adaptados para deficientes físicos, piso em granito, salas de aula que medem 6 metros de largura por 9 metros de comprimento, sala de leitura, biblioteca entre várias outras benfeitorias.

A secretária de Educação, Greyce Vaz explica que a estrutura física da escola estava bastante danificada, já que a última reforma aconteceu há mais de oito anos. "essa é uma de várias escolas rurais que estamos reformando, tornando assim uma melhor qualidade de ensino e aprendizado tanto para estudantes como para funcionários e professores" afirma.

O prefeito Jonas Camêlo relata que uma das medidas que estão sendo tomadas no seu governo para a melhoria da educação é a reforma dessas unidades de ensino tanto da sede como das comunidades. "Até o fim do nosso governo estaremos dando prioridade a educação em todo o município, além da grande Escola Engenheiro Klaysson, construída já em nosso governo, uma grande Escola Técnica Estadual que através do governo Eduardo Campos, está em execução e trará grandes conquistas para os jovens e adultos de nosso município" enfatiza Jonas.
 

Motociclista bate de frente com carro e cai em ribanceira próximo ao curtume na PE-270 em Buíque

Segundo informações, um motociclista vinha na manhã da última sexta-feira, 14, na PE-270 sentido posto Nossa Senhora das Graças, Buíque quando perdeu o controle da motocicleta e colidiu de frente com um carro modelo gol que vinha no sentido oposto, o motociclista foi arremessado para uma ribanceira próxima ao curtume de couros da cidade e com o impacto da batida teve várias escoriações pelo corpo e sangramentos pela boca e pelos ouvidos segundo populares.


Ambulância e profissionais da Casa de Saúde Senador Antônio Farias foram acionados onde após realizarem os primeiros socorros o conduziram a unidade de emergência e logo em seguida o mesmo foi transferido para Hospital Regional de Arcoverde.


Informações dão conta que o rapaz que tem aproximadamente 30 anos, é morador do distrito do Catimbau aqui em Buíque. Não há informações de ferimentos nas pessoas do carro. 

Homossexual de 20 anos de idade é espancado até a morte

A cidade de Canhotinho, localizada no agreste meridional de Pernambuco, registrou nesse sábado, 15\11, mais um crime de morte. Desta feita, a vítima encontrada morta, foi identificado por José Ivan, homossexual, 20 anos de idade.
Informações preliminares constam que ele sofreu várias pancadas na cabeça, deixando-o desconfigurado. A polícia local ainda não sabe quem foi responsável pelo ocorrido.

Xico Sá conversa sobre Big Jato, cinema e literatura na Fliporto - Filme gravado em Buíque e Pesqueira

Ao final do debate, Xico Sá realizou de sessão de autógrafos do livro Big Jato / Foto:Gisele Rocha/Divulgação

Ao final do debate, Xico Sá realizou de sessão de autógrafos do livro Big Jato

Foto:Gisele Rocha/Divulgação


"Ler é filmar", sintetizou Xico Sá. O escritor conversou com a pesquisadora e produtora Isabela Cribari sobre adaptações literárias para a 7ª Arte durante o segundo dia do Congresso Literário da Feira Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), nesta sexta-feira (14), no auditório do Colégio de São Bento, em Olinda. Cinema e literatura: casamento suspeitoso, união estável ou de conveniêcia foi o tema do debate que teve início às 14h.

Para adaptar Big Jato, seu primeiro romance, para a telona, Xico lança mão da cumplicidade do compadre Cláudio Assis, cineasta que assina filmes como Amarelo manga e Febre do rato, cujo argumento foi escrito pelo jornalista. Neste caso afetivo e fraternal entre os dois, o autor revela, as formalidades são deixadas em segundo plano. "Ao passo que você lê, as imagens e sensações se apresentam, é tudo muito particular. E eu queria passar mais longe possível deste processo de produção do filme para que ele pudesse ter a leitura dele. A minha única exigência era que ele desse o ponto final na história", conta.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO