Reunião com o secretário de Agricultura do estado trás boas expectativas para o município de Buíque



A vice-prefeita de Buíque, Miriam Briano, participou de uma reunião hoje, para discutir o problema da seca, que está particularmente grave por aqui. Com ela participaram os secretários de Governo, Fábio França e seu adjunto, Jordão Briano, também o coordenador de gabinete, Ronaldo Andrade, os vereadores Damião Tomé, Vanildo Almeida (Dodó), Anísio, Daidson e o presidente da Câmara André Araújo. A conversa foi com o Secretário de Agricultura do Estado, Ranilson Ramos, o presidente do IPA, Júlio Zoe e o deputado Júlio Cavalcanti.

De concreto o encontro rendeu para Buíque o seguinte:

-700 mil reais em abastecimento de agua;
-5 poços artesianos, que serão construídos em caráter de urgência;
-Construção de quatro barragens de médio porte, duas delas feitas pelo Governo do Estado;
- Liberação de duas máquinas (uma pá mecânica e uma retroescavadeira) para limpeza de açudes e abertura ou limpeza de cacimbas (por 60dias).

A vice-prefeita ainda solicitou a Secretaria de Recursos Hídricos alguns dessalinizadores para os poços que estiverem com água salobra.

Na ocasião o Governo Municipal anunciará a contratação de mais caminhões-pipas. Também serão feitas a limpeza e reabertura dos poços artesianos existentes. Para haver a distribuição dessas ações, serão feitos estudos por toda a extensão da cidade.

Todas essas ações foram previamente autorizadas pelo Governador Eduardo Campos que tem acompanhado toda a situação em Buíque e nas demais cidades atingidas. Essa é a primeira vez que se tem conhecimento de uma ação tão rápida de um governo estadual para o enfrentamento da seca em nosso município.

Na ocasião o secretário Ranilson Ramos e os demais, visitaram o sítio Façola, zona rural do município, em seguida foram até a barragem do mulungu, de lá, dirigiram-se com o vereador Dodó até o distrito de Guanumby, onde o vereador fez algumas reivindicações ao secretário.

Finalizando assim a visita do Secretário de Agricultura do estado ao município do Buíque.

O prefeito Jonas Camêlo ficou bastante satisfeito com os resultados da reunião. O mesmo não pode participar porque estava na cidade de Petrolina em outra reunião em busca de mais benefícios para o município.

Conselho Municipal de Desenvolvimento de Buíque realiza palestra com o tema O Papel da Mulher na Sociedade Atual



O Conselho Municipal de Desenvolvimento de Buíque, órgão presidido pela professora Yolanda Barros Andrade, e que coordena várias associações do município de Buíque realizou evento nesta quarta feira, dia 06.03.2013, das 09:00h às 12:00h, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

         Na abertura da reunião, que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, a presidente informou aos presentes os motivos do evento, dentre eles, a prestação de contas e metas para o ano vigente, em seguida convidou o palestrante da manhã, o escritor, poeta e bacharel em Direito PAULO TARCISO, servidor do Poder Judiciário de Buíque para usar da palavra.

         O palestrante introduziu sua fala agradecendo pelo convite e dizendo do prazer de está participando do evento, a convite da Presidente do Conselho, que foi sua professora, na época que cursava o segundo grau, a quem considera uma mulher de garra, que muito bem representa a mulher buiquense e nordestina. Em seguida, auxiliado por vários slides, fez uma análise do papel da mulher na sociedade, desde os tempos remotos até os dias atuais.

         Em sua fala, destacou o grande avanço das mulheres na conquista de muitos direitos, como exemplo mais recente, a aprovação da lei nº 11.340/06, popularmente conhecida como “Lei Maria da Penha”. Discorreu ainda sobre muitos cargos, antes só exercidas pelos homens e atualmente a mulher está ocupando, e muito bem essas funções. Citou os exemplos da Presidente Dilma Rousseff, no Brasil, e de Cristina Kirchner, na Argentina, a Ministra Ellen Gracie e tantos outros nomes que atualmente dignificam a mulher, sem contar também com mulheres guerreiras que estão em todos os setores da sociedade, como empresarias no comércio, policiais femininas, Delegadas de Polícia, Juízas de Direito, Promotoras de Justiça, motoristas de ônibus, diretoras de faculdades, senadoras, deputadas, prefeitas, enfim, os mais diversos cargos que em décadas passadas eram ocupados unicamente pelos homens.

 


         Destacou ainda sobre o casamento, no modelo antigo, onde a mulher sequer tinha o direito de escolher o marido, pois essa escolha cabia aos seus pais, principalmente ao genitor, considerando o modelo patriarcal que perdurou por muitos séculos, destacando também sobre a influência da revolução francesa, nos direitos universais da humanidade.  

         Encerrou sua ministração exibindo um gráfico, com dados do IBGE 2010, mostrando em números, a ascensão da mulher na sociedade brasileira. Nesse gráfico, ficou demonstrado que as mulheres estudam mais que os homens, possui nível superior acima da média dos homens, em termos de evasão escolar ganham dos homens, pois a média masculina que desiste dos estudos supera as mulheres e ainda mostrou que cada vez mais as mulheres, sozinhas, estão assumindo a responsabilidade do lar, muitas vezes sem nenhuma participação dos homens.

         Ao concluir suas palavras, o palestrante disse, em tom de brincadeira, que quando cursava Direito na Faculdade ASCES de Caruaru, sua classe que era composta de 60 alunos, apenas uns 18 eram homens. As mulheres, além de ser maioria, conseguiam sempre as melhores notas. Por isso ele sempre dizia aos colegas: É isso amigos, se cuidem, porque o mundo atual é das mulheres !.



         Encerrada a ministração, o poeta e escritor recebeu os agradecimentos da professora Yolanda e os aplausos dos presentes. A seguir foi a vez de visitar o CAPS (Centro de Atenção Psicosocial), onde falou um pouco sobre a Lei Maria da Penha e encerrou sua fala declamando o cordel de sua autoria, com o mesmo título, sendo aplaudido por todos.

         Dali, dirigiu-se ao fórum local, onde trabalha como técnico judiciário onde trabalhou até às 18 horas.

         É isso aí poeta, nós que fazemos este parte do blog Buíque & Cia pedimos a Deus que lhe conceda muita energia para levar sempre informações, educação, cultura, e acima de tudo dignidade ao nosso povo. Parabéns!.

Júlio Cavalcanti visita cidades de Buíque, Pedra e Venturosa e anuncia ações de combate a seca


A persistente estiagem e os efeitos que vem causando no rebanho do Estado e na população das cidades sertanejas, são os motivos que vão trazer o Deputado Estadual Júlio Cavalcanti (PTB) e o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, a três municípios da região.

O parlamentar chega nesta quinta-feira (7) logo cedo, e ao lado de Ranilson será recebido pelo primeiramente pelo prefeito de Buíque, Jonas Camelo (PSD) e sua vice, Miriam Briano (PSB), além da bancada de vereadores e lideranças rurais. O encontro acontece na sede da Prefeitura.

Saindo de Buíque, o deputado Júlio Cavalcanti e Ranilson Ramos seguem para a cidade da Pedra, aonde serão recebidos pelo prefeito Zeca Vaz (PTB), seu vice Elias, vereadores e lideranças. Da Pedra, Júlio e Ranilson chegam a Venturosa. Em todas as cidades, o deputado e o secretário vão anunciar várias ações hídricas de combate aos efeitos da seca que castiga toda a região e visitar alguma áreas rurais mais afetadas pela estiagem.
 

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO