Atenção mamães e papais: vacinação contra paralisia infantil começa neste sábado

Os papais e mamães devem ficar atentos. Todas as unidades de saúde de Buíque estarão abertas neste sábado (15), das 8 às 17 horas, para o Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação. Crianças de 6 meses a menores de 5 anos deverão ser vacinadas, mesmo que tenham recebido a dose da vacina em outra situação.

Segundo a secretária de Saúde Fernanda Camêlo, a meta é imunizar 95% do público-alvo, para evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no País, doença que causa a paralisia nos membros do corpo e pode levar à morte. A campanha acontecerá até o dia 31 em todas as unidades.

O objetivo é a atualização do esquema vacinal em todas as crianças menores de 5 anos, que serão avaliadas pelos profissionais e, de forma seletiva, farão a atualização da caderneta de vacinação. Todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança serão disponibilizadas nas unidades.

"Estamos cumprindo os esquemas preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde para que possamos diminuir o risco de transmissão das doenças imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal", explicou a coordenadora de PNI da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Elissiane Azevedo.


Os pais ou responsáveis devem levar seus filhos com menos de 5 anos de idade a uma unidade de saúde com a caderneta da criança.

Prazo para documentação impressa do PIBIC termina amanhã

489f87ab-d7d2-4b96-9187-25787541d304
O Programa de Concessão de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) distribui 400 bolsas, entre novas solicitações e renovações para alunos de graduação no edital 01/2015. A data para entrega da documentação impressa é até esta sexta-feira (14).
As áreas envolvidas no programa são Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde, Exatas, Humanas e Sociais Aplicadas e Engenharias. Além dos objetivos específicos, materiais e métodos, as propostas também possuem os resultados esperados para a vigência da bolsa e o cronograma de atividades.
Dentre as propostas recebidas estão a “Repercussões do exercício físico e da fluoxetina sobre o sistema nervoso: análise da depressão alastrante cortical em ratos precocemente hipernutridos, a “Caracterização de anormalidades citogenéticas e moleculares em pacientes com leucemia mielóide aguda de novo”, a “Avaliação de biomarcadores no câncer de mama triplo negativo de estadiamento local e metastático” e os “Novos materiais porosos para aplicação em catálise, energia e meio ambiente”.
O Programa de Concessão de Bolsas de Iniciação Científica da FACEPE apoia atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em todas as áreas mediante a seleção de propostas para concessão de bolsas de iniciação científica para alunos de graduação das instituições públicas ou privadas de Pernambuco. O PIBIC tem o intuito de estimular os pesquisadores para engajarem os estudantes no processo de investigação científica e o desenvolvimento da capacidade no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado de Pernambuco.
ATENÇÃO: Tendo em vista a greve dos servidores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a FACEPE informa que os aprovados dessa instituição devem entregar, em lugar do comprovante de matrícula e/ou histórico escolar atualizado, uma declaração assinada pela Coordenação do Curso ou pelo Orientador, confirmando a vinculação do aluno com a instituição. É válido ressaltar que esta declaração é temporária até que a situação da Universidade seja regularizada. Assim que a greve terminar, os documentos faltantes deverão ser entregues sob pena de terem suas bolsas suspensas.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO