Novas instalações da Creche Irmã Ódila são inauguradas em Buíque



A Prefeitura de Buíque inaugurou na sexta-feira, dia 10, as novas instalações da Creche Irmã Odila, localizado na Praça Nanô Camêlo, onde funcionava a antiga secretaria de Agricultura do município. Este novo espaço foi criado com o objetivo de atender as crianças de idade entre 2 a 5 anos, do maternal ao pré-2; tendo um total de aproximadamente 350 crianças.

O objetivo principal é o atendimento, o cuidado e a educação das crianças, proporcionando uma formação qualitativa que prioriza o desenvolvimento de suas potencialidades através de sua aprendizagem diversificada que possa contribuir para o desenvolvimento da capacidade infantil e das relações interpessoais.

Na nova unidade construída dispõe de 5 salas de aula, secretaria, almoxarifado, sala para os professores, sala de repouso, cozinha com refeitório, sanitários masculino e feminino com acessibilidade para crianças bem como para os funcionários, espaço para atividades recreativas e playground.

A equipe deste novo ambiente é formada pela sua gestora, Maria do Socorro de França Paz, secretária Mauricéia Moraes Andrade, coordenadora Frabianny Carvalho Maciel, também conta com 12 professores, 12 monitores, 1 porteiro, 3 merendeiras, 5 servidores de serviços gerais e 2 agentes administrativos.

A cerimonia de inauguração contou com a presença da secretária de Educação do município, Greyce Vaz, que no ato solene cortou as fitas abrindo oficialmente as portas da nova Creche Irmã Odila. Estiveram presentes além da secretária de Educação, sua adjunta Leyla Vaz, as coordenadoras, Graça Maciel e Silene França, o diretor da Escola Antônio de Barros Sampaio, Armando Barreto, a diretora da Escola Dr. José Cursino Jane, entre vários outros funcionários municipais entre outros.

Para o prefeito Jonas Camêlo, essa é mais uma obra entre vários outras que já foram construídas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Além disso, é mais uma obras construída com recursos próprios.




CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS FOTOS DESTE EVENTO

Um passado presente na historia exposta através de imagens e objetos no singular Museu em Buíque.

Um museu é na definição da palavra, Uma instituição permanente, sem fins lucrativos a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento aberta ao publico e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos através de materiais do homem  e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade cujas suas memorias, seus costumes e suas culturas permanecerão vivas  dentro  de um mesmo espaço destinado a recordar o passado intacto de uma historia preservada que ultrapassa varias gerações.
Buíque no agreste do estado, está entre as poucas cidades do interior, aonde sua população ainda tem o privilégio de buscar num passado talvez não muito distante a história presente guardada e preservada no único museu da cidade.
Composto por seis ambientes cuidadosamente zelados, o museu é fascinante por suas centenas de peças e objetos de uso pessoal de cada cidadão e cidadã que através de sua historia de forma direta e indireta transformaram a cidade fazendo com que o progresso e seu desenvolvimento  entrasse para própria historia do que a cidade hoje é.
Vinculado a Secretaria Municipal de Educação e coordenado pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, o Museu Municipal  chama a atenção do seus visitantes pelo seu valor cultural  dentro do estado, e também por guardar um acervo riquíssimo para pesquisas  de todos os gêneros.
Como guardar uma historia de um povo através de objetos ainda é sempre um grande desafio neste país de memoria curta, além do apoio do poder executivo municipal o museu mantém em sua lista de grandes parceiros como o empresário, professor e historiador Roberval Ramos que luta incansavelmente para manter viva a historia  secular de cada filho e filha de Buíque. 

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO