Plano de Gestão de Resíduos Sólidos contempla 153 municípios de Pernambucos, inclusive Buíque

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do estado formalizou, nesta quinta-feira, contratos com as empresas licitadas que prestarão consultoria para a elaboração dos Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos em Pernambuco (PIRS). A ação vai contemplar 153 municípios em todas as Regiões de Desenvolvimento, com exceção do Sertão do Pajeú, que conta com iniciativa própria.

As ações serão desenvolvidas ao longo de 12 meses, somando um investimento aproximando de R$ 3 milhões e contarão com a participação das comunidades locais que poderão contribuir na elaboração dos diagnósticos. Esta atividade atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos instituída pela Lei n° 12.305/2010 que estabelece prazos para a União, Estados e Municípios elaborarem seus planos de gestão de resíduos sólidos. Dentre as atividades previstas estão os diagnósticos regionais, bem como a elaboração e implementação dos PIRS em cada município.

Zabé da Loca chega aos 90 anos como um patrimônio vivo da cultura do estado

Zabé já não toca mais pífano, instrumento que lhe rendeu o título de revelação da música brasileira, em 2009. Foto: Teresa Maia/DP/D.A PressChico César dedicou versos a tocadora de pífano pernambucana criada em uma grutaMonteiro (PB) - Aos 90 anos, Zabé da Loca passa o tempo vendo o tempo passar, da varanda da casa de alvenaria doada pelo Incra, à beira da estrada, onde mora há oito anos. Natural de Buíque (PE), vive desde a adolescência em Monteiro, no Cariri paraibano, onde foi “descoberta”, em 2003, pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário e pelo projeto Dom Helder Camara.

Sorridente, Zabé fala pouco. Josivane Caiano - percussionista, articuladora de cultura, vizinha e uma espécie de filha de consideração - diz que a moderação com as palavras vem do tempo do quase isolamento na loca onde Isabel Marques passou boa parte da vida e de onde saiu o apelido transformado em nome artístico. A gruta, ela já não visita há mais de um ano. O caminho de 200 metros da estrada até lá é serra acima, cheio de pedregulhos. Zabé também já não toca mais pífano, instrumento que a fez conhecida e que lhe rendeu o título de revelação da música brasileira, em 2009. Fumante desde os 7 anos, ela tem bronquite crônica e passou 22 dias internada no ano passado, tratando um enfisema pulmonar.

Tiroteio deixa uma pessoa morta na frente da UFPE nesta noite


Uma troca de tiros deixou uma pessoa morta na frente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no inicío da noite desta quarta-feira (2). A vítima era Israel Silva de Santana. Ele estava em um carro roubado com outras quatro pessoas que iriam assaltar um policial militar na Rua Professor Artur de Sá, na Várzea, próximo ao Bar da Kelly.


O policial então reagiu e atirou nos assaltantes e teve início um tiroteio. De acordo com a Polícia MIlitar, um dos bandidos ficou ferido e fugiu do local fazendo um motorista de outro veículo de refém. O motorista pulou do carro em seguida e o homem guiou o carro até a UPA do Ibura. A polícia recebeu a informação de que um suspeito teria dado entrada na unidade e prendeu o assaltante, que prestou depoimento à noite no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO