O PT em Buíque não elegeu se quer um Vereador

Encontro com o deputado Pedro Eugenio


         Alguns dos candidatos a vereadores do PT juravam de pés juntos que fariam no mínimo um vereador, podendo vir a fazer, na melhor das hipóteses, 02, mas na totalização digitalizada das urnas, a coisa foi bem diferente, a soma dos votos de todos os seus candidatos, nem de perto chegou ao coeficiente eleitoral para eleger sequer um de seus candidatos. Até mesmo Abel do PT, que na eleição anterior obteve 507 votos, na atual, baixou para 422, o que implica em dizer mais uma vez, que sem estrutura material e financeira, candidato a vereador algum, chega lá, é isso que sempre tenho dito, por isso mesmo, é que não mais pensei em me aventurar a me candidatar a vereador em meu município, isto porque, não tenho o ouro para fazer a mercancia transacional do voto.

Sertania: Guga decreta o fim de um império político


Com uma diferença de 1.320 votos sobre a atual prefeita Cleide Ferreira (PSB), o candidato da oposição em Sertania, Guga Lins (PSDB), pois fim a um império de 16 anos de poder do grupo liderado pelo Deputado Estadual Ângelo Ferreira (PSB). Guga teve 10.121 votos contra 8.801 votos de Cleide.

Com 23.957 eleitores aptos a votar, participaram do pleito 20.310 (84,78%) e outros 3.647 (15,22%) de abstiveram. Pelo menos 359 eleitores votaram em branco e outros 1.029 anularam o voto. Os votos válidos somaram 93,17% do total. Guga Lins ficou com 53,49% dos votos contra 46,51% de Cleide Ferreira. Os números bateram com a pesquisa Múltipla divulgada na semana da eleição.A vitória de Guga foi comemorada com grande participação popular nas ruas centrais de Sertania. Presente a festa o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, e o deputado estadual Júlio Cavalcanti, ambos do PTB. Guga chega com a força do povo e a esperança de renovar a política e a administração da cidade até então comandada a mão de ferro pelo deputado Ângelo Ferreira que transformou o prefeto Zeca em alvo de suas críticas ao palanque oposicionista.

Para a Câmara de Vereadores, o campeão de votos foi Fabiano de Zé do Ônibus (PSB) com 1.057 votos. Dr. Orestes (PT) veio em segundo com 960 votos, seguido de Dóia do PSDB com 938 votos e Zé Francisco do PT com 893. O irmão do prefeito eleito, Junhão (PSDB), ficou em 5º com 891 votos. Também foram eleitos para a câmara de Sertania os candidatos Damião Silva (774 - PCdoB), Magaly do Hospital (691 - PCdoB), Mundico (682 - PSB), Toinho Almeida (643 - PPS), Washington Passos (622 - PSB), Fiapo (558 - PSB), Prof. Ivan (521 - PDT) e Zequinha dos Correios (454 - PTC). 

Taxa de reeleição dos prefeitos é a menor da história


A taxa de reeleição dos prefeitos caiu para o nível mais baixo desde 2000, quando a disputa por um segundo mandato passou a valer pela primeira vez. Em 2012, 55% dos prefeitos que tentaram se reeleger conseguiram se manter no cargo, abaixo da taxa de 2008, de 65%. Em 2004 e 2000, as taxas foram de 58%. No total, são 1.510 reeleitos e 14 prefeitos classificados para o segundo turno em 2012. O percentual de renovação no comando das cidades também foi mais alto que nas últimas eleições municipais. Em 73% dos municípios, os eleitos não ocupam o cargo atualmente. Em 2008, a renovação foi de 60%. O levantamento foi feito pelo Estadão Dados comparando o resultado do primeiro turno com informações da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sobre os candidatos à reeleição. O PSB, partido que registrou o maior crescimento tanto em número de prefeitos como em eleitorado a governar a partir de 2013, teve o melhor resultado na corrida pela reeleição. Entraram na disputa 163 prefeitos da sigla e reelegeram-se 71%. Quatro entre dez prefeitos reeleitos do PSB estão no Nordeste, mas foi em Belo Horizonte que o partido teve a sua maior conquista, ao reeleger Márcio Lacerda contra o candidato petista Patrus Ananias. A disputa mineira gerou atritos entre os dois partidos, aliados no plano nacional, e provocou rusgas públicas entre a presidente Dilma Rousseff e o senador Aécio Neves (PSDB), apoiador de Lacerda. 

Donas de casa vencem 26 prefeituras e vão ocupar 449 cargos de vereador


Apenas 2% das 22.789 donas de casa que disputaram as eleições municipais, realizadas no último domingo (07), foram eleitas no país. De acordo com levantamento, as candidatas vitoriosas vão comandar 26 prefeituras e ocupar 449 vagas em câmaras municipais. As eleições de 2012 foram as primeiras com a lei que exige 30% dos candidatos do sexo feminino nos partidos e coligações na disputa para vereador. A validade da cota obrigatória aumentou em 131% o número de donas de casa candidatas em relação ao pleito de 2008. Elas representaram 4,8% do total de candidatos, atrás apenas dos servidores públicos municipais (39.268), agricultores (38.655) e comerciantes (35.160). Apesar de o número de mulheres eleitas prefeitas no 1º turno ter aumentado 31,5% em comparação a 2008 – são 663 eleitas, 12,03% do total no país –, o número de donas de casa vitoriosas representa apenas 4% desse montante. 

Faltam 19 dias para a chegada das águas do São Francisco


Devido a crise no abastecimento d’agua de Serra Talhada, uma contagem regressiva é iniciada para um dos momentos mais esperados dos últimos tempos: A chegada das águas do rio São Francisco, via Adutora do Pajeú. A contagem é necessária porque o tema virou moeda eleitoral e foram os atores dos governos federal e estadual, que deram sustentação à candidatura do republicano Sebastião Oliveira, que fizeram questão de levantar esta bandeira. No dia 18 de junho, em evento realizado na câmara de vereadores e coordenado pelo próprio deputado Sebastião Oliveira, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, garantiu que a crise estava com os dias contados.”Concluimos a primeira etapa do projeto e a segunda etapa, que vai da cidade de Floresta até Afogados da Ingazeira, já foi licitada. Vamos evitar o colapso no abastecimento de Serra Talhada,porque até outubro próximo vocês já terão água do Rio São Francisco”, disse o ministro, recebendo aplausos dos presentes. Já no comício de encerramento da campanha de Sebá, em 22 de setembro; foi o secretário de Agricultura, Ranílson Ramos, que partiu para ofensiva e usou até de ironia para com os adversários.”Sebastião, vamos convidar os seus adversários para inaugurar, no próximo mês, a Adutora do Pajeú. Vamos trazê-los para beber as águas do São Francisco”,provocou. Agora, finalmente, vamos dormir sem o fantasma do desabastecimento. No final do mês, teremos águas do “Velho Chico” em nossas torneiras.

Prefeitos derrotados são acusados de ‘vingança’ no Sertão do Pajeú


Alguns prefeitos que não conseguiram continuar no poder ou eleger sucessores no último dia 7 no Sertão do Pajeú, ainda não digeriram o gosto amargo da derrota. Conforme o blog de Nill Junior, os prefeitos são acusados de adotarem atitudes de cunho revanchistas após o pleito municipal. O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, que não conseguiu eleger o sucessor Eclérinston Ramos, é acusado de demitir funcionários com cargos comissionados depois da eleição. Nem os salários de outubro estariam sendo pagos e os postos de saúde estão sendo fechados. Já em Tabira o prefeito Dinca Brandino, que foi derrotado de forma surpreendente por Sebastião Dias, mandou retirar todo o material que seria usado para calçar a Rua Valdecir Antônio de Amaral, em uma atitude de protesto.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO