Prefeito Jonas Camêlo baixou Decreto exonerando todos os cargos de confiança e contratados no município de Buíque


Tendo em vista as recentes quedas da arrecadação municipal e a frustração de receitas e elevação das despesas de custeio da máquina pública, o prefeito da cidade de Buíque, Jonas Camêlo Neto, publicou Decreto Executivo nº 17/2015, na manhã dessa segunda-feira, 09 de novembro, exonerando todos os cargos comissionados e extinguindo todos os contratos, além da suspensão geral de gratificações entre outras medidas para contenção de despesas.

Também na manhã de hoje, no encontro na Alepe, vários prefeitos pernambucanos admitiram que podem não pagar 13º salário, em função da crise econômica nacional.

“A atual crise aprofundou esse quadro já trágico. O final do ano que se aproxima, com a perspectiva de não honrar os compromissos como o pagamento do 13º salário, tem gerado um quadro sombrio para as prefeituras municipais”, disse o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota.

IMG_0360
Após o ato na assembleia, os prefeitos divulgaram uma “Carta Aberta” à sociedade apresentando os problemas e contendo propostas para superação da crise. Às 11h30, uma comitiva de prefeitos foi recebida no Palácio do Campo das Princesas pelo governador Paulo Câmara (PSB).

Os prefeitos reclamam da distribuição desigual dos recursos arrecadados entre os entes federados e da alta concentração do bolo tributário por parte da União. “A crise apenas agravou a situação. A base de toda essa penúria vivenciada pelos municípios brasileiros não é outra senão a repartição injusta e desequilibrada dos recursos entre os entes federativos, no qual a União fica com 60%, os Estados com 25% enquanto os municípios ficam apenas com 15% e toda a responsabilidade e ônus da execução”, diz um trecho da carta que será entregue ao governador.

Prefeitos de todas as regiões do Estado lotaram as dependências do plenário e tribunas de honra. A audiência contou com as presenças do presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, deputados estaduais Aloísio Lessa, Augusto César, Rogério Leão, Rodrigo Novaes, Edilson Silva, Antônio Moraes, Júlio Cavalcanti, Ângelo Ferreira, Sílvio Costa Filho, Botafogo Júnior, José Maurício, Odacy Amorim, Joaquim Lira e Henrique Queiroz.
 aaa
Pelo Governo, falou o deputado Aloísio Lessa. Pela Oposição, discursou agora o Deputado Sílvio Costa Filho. A reunião foi aberta às 10h pelo presidente da AMUPE e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota. “Queremos chamar a atenção da sociedade para os problemas. Há na pauta reivindicações para Estado e União, mas também cobranças para que o Congresso supere esse entrave político e vote as matérias pendentes que são de nosso interesse. A crise, que é conjuntural, mas está sendo aprofundada pela crise política e pelo quinto ano consecutivo de seca,” disse Patriota.


Eduardo Tabosa, prefeito de Cumaru, no Agreste de Pernambuco, e Secretário Geral da Confederação Nacional dos Municípios, afirmou não ser possível aos municípios garantir uma merenda de qualidade quando as prefeituras recebem apenas 30 centavos por aluno/dia.

LUTO: Morre a matriarca da família França, Sebastiana Cavalcanti de França (Dona Nega de Felix Gostoso)

Em Buíque, no agreste do estado, as primeiras horas da noite deste domingo foram marcadas pelo falecimento de uma das mais notáveis matriarcas da família França.

Mulher de fibra, de uma importância singular dentro da sociedade buiquense que ladeada por filhos, filhas, noras, genros e netos comemorou recentemente seu aniversario, Sebastiana Cavalcanti de França, carinhosamente conhecida por Dona Nega de Felix Gostoso, para tristeza de toda a sua família e de centenas de amigos, acaba de falecer na Casa de Saúde Senador Antônio Farias, para onde foi socorrida após um mal súbito que teve ainda em sua residência.

Casada com o também notável e saudoso Felix de França (Felix Gostoso) Dona Nega deixa escrito na história de Buíque seu legado de uma mãe exemplar que soube, em vida, amar o próximo, começando pelos filhos, netos, bisnetos, noras e genros.


Sempre gentil e atenciosa com os amigos, soube cultivar a amizade de cada um daqueles que lhe cercavam em busca de sua infinita  amizade,  Mulher guerreira que sempre fez da vida uma arte de viver, soube mais do que ninguém ensinar todos os valores educando cada um dos filhos que hoje estão de luto com sua partida, deixando exemplos de vidas que serão seguidos dia após dia na vida de cada um.

Com informações: Giro Social B

Texto abaixo: Francisco Carlos.

Com muita dor e tristeza elevamos nossos sinceros pesares a todos os membros da família França. Dona Nega não era apenas uma amiga nossa, mas, uma mãe, que por mais de 20 anos pude conviver ao lado da mesma onde sempre nos tratou a mim e aos meus irmãos como seus filhos. Sempre atenciosa e dedicada não só aos seus como também a nós por sermos seus vizinhos. 

Ela nos deixará muitas saudades!!!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO