Entre todas as Culturas de um povo, a Quadrilha Junina Explosão se destaca em Pernambuco pela irreverência em suas apresentações


Não apenas no estado de Pernambuco, mas de norte a sul do país, as festas juninas se espalham pelas casas, escolas, clubes e empresas, enfeitando praças, locais de trabalho e salas de aulas com as coloridas bandeirinhas e seu formato inconfundível. As mesas se enchem de fartura com sabor da roça através dos pratos típicos da época, como bolo de fubá, pipoca, cuscuz, pé-de-moleque e o famoso quentão. Escolas e grupos folclóricos se organizam para preparar as apresentações das quadrilhas ao som da sanfona e das marchas juninas típicas.

Vamos ver que essa festa popular, feita pelo povo para o povo, chegou ao Brasil com a aristocracia portuguesa, e foi usada pela Igreja para disseminar suas crenças religiosas. Ganhou características próprias por conta da influência da cultura indígena e africana, transformando-se em manifestação popular, sobretudo na região Nordeste do Brasil, onde o sentido da festa e da celebração aos santos tem uma importância quase vital para a população.

Embora existam megaeventos que atraem milhares ou milhões de visitantes (como as festas de Arcoverde, Caruaru e Campina Grande), as festas juninas continuam com a sua simplicidade típica, como na cidade de Buíque, repleta de significados, símbolos, crenças e costumes.


Aqui em Buíque, uma equipe de jovens talentos invadiu não só a cidade, mas também as cidades circunvizinhas, com seus passos e danças matutas, uma quadrilha estilizada que ganhou nome e chamou a atenção de milhares de espectadores, que se encantaram com a qualidade e irreverência do espetáculo e a forma com que os jovens vêm lutando para reerguer as tradições culturais do nosso município. Falamos da “QUADRILHA JUNINA EXPLOSÃO”, que de fato, apesar das dificuldades encontradas, o sonho de cada jovem, membro da equipe, vem ganhando espaço em um dos maiores cenários da cultura nordestina, explodindo de emoção cada pessoa por onde passam, mais propriamente na cidade de Buíque, no estado de Pernambuco, a QUADRILHA EXPLOSÃO, merece nossos aplausos, reconhecimento e respeito. PARABÉNS A CADA UM. VOTOS DE FRANCISCO CARLOS, EQUIPE BUÍQUE & CIA E POPULAÇÃO BUIQUENSE.











TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO