Abertura do São João 2016 de Caruaru terá Elba Ramalho e Flávio José

Elba Ramalho no São João de Caruaru 2015 (Foto: Lafaete Vaz/ TV Asa Branca)Elba Ramalho no São João de Caruaru, em 2015 (Foto: Lafaete Vaz/ TV Asa Branca/Arquivo)
A abertura do São João 2016 de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, terá os shows de Elba Ramalho e Flávio José, em 4 de junho. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Comunicação nesta segunda-feira (2). A maratona de shows na programação seguirá até o dia 29 de junho, conforme a assessoria.
Para o 12 de junho, Dia dos Namorados, estão confirmadas as apresentações dos cantores Dorgival Dantas - pelo segundo ano consecutivo - e Adelmário Coelho. A programação completa para os outros dias ainda não foi definida, de acordo com a Secretaria de Comunicação.
Três homenageados também foram divulgados, são eles: o jornalista e colunista social Marcolino Junior, que foi encontrado morto em 18 de abril no município de Sairé, no Agreste; a mestre artesã Marliete Rodrigues e o cantor Gilvan Neves.

De acordo com a assessoria de comunicação, os festejos juninos começarão após a passagem da Tocha Olímpica no município, prevista para o dia 30 de maio.

Jornalista Marcolino Junior foi morto a facadas em quarto de motel, diz polícia

jornalista Marcolino Junior foi morto a facadas dentro de um quarto de motel em Caruaru, conforme a conclusão do inquérito policial que investigou o assassinato, divulgada nesta segunda-feira (2). De acordo com a Polícia Civil, o executor do crime foi o suspeito preso após tentar vender o veículo do colunista social.
Jornalista Marcolino Junior foi morto a facadas em quarto de motel em Caruaru, diz polícia (Foto: Joalline Nascimento/G1)
Jornalista Marcolino Junior foi morto a facadas em
quarto de motel em Caruaru, diz polícia (Foto:
Joalline Nascimento/G1)
A perícia apontou que o suspeito deu um golpe de jiu-jítsu na vítima e cerca de três golpes de faca. A causa da morte foi o "choque hemorrágico causado por ferimento perfuro-cortante". O instrumento utilizado foi encontrado em São Caetano, na casa de uma mulher com quem o suspeito tinha um relacionamento.
Foram encontrados sangue no travesseiro do quarto e nas escadas do motel. Segundo o delegado Marcio Cruz, o corpo da vítima foi transportado no porta-malas do carro do próprio Marcolino. Em seguida, foi desovado em um matagal. "Temos provas concretas para afirmar que [o homem que tentou vender o carro] agiu sozinho dentro do motel. Ele matou e colocou o corpo de Marcolino na mala do carro", ressaltou o delegado.

Ainda não há informação se Marcolino foi dopado, antes de ser assassinado. O exame toxicológico está sendo feito no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife.

Marcolino Junior (Foto: Reprodução/Facebook)Marcolino Junior (Foto: Reprodução/Facebook)
Assessor pessoal era mandante
A investigação da Polícia Civil também confirmou que o assessor pessoal de Marcolino teria sido o mandante do crime. Segundo os delegados, ele monitorou toda a ação executada pelo outro suspeito preso.

A polícia acredita que um dos motivos para o assassinato foi o interesse do assessor pessoal nos bens da vítima. "Ouvimos [o assessor de Marcolino] e constatamos que ele reclamava constantemente do salário que recebia. Ele se mostrava insatisfeito por receber R$ 200 por semana", informou ao G1 o delegado Marcio Cruz, no início das investigações.
O delegado Bruno Vital informou ao G1 que os dois suspeitos serão processados. "O assessor será indiciado por latrocínio. Já o executor será indiciado por latrocínio e ocultação de cadáver", disse.
Perícia
A perícia realizada no dia 20 de abril  no carro do jornalista  encontrou marcas de sangue no porta-malas do automóvel. A informação foi confirmada pelo perito criminal Carlos Henrique Tabosa em entrevista à TV Asa Branca. O perito disse que o colunista social teria sido transportado no porta-malas do próprio carro.

Câmeras de segurança de um mercado registraram momento no qual Marcolino Junior foi visto antes de desaparecer (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)
Câmeras de segurança de um mercado mostra
Marcolino Junior (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)
Entenda o caso
Residente em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, Marcolino Junior foi visto pela última vez no dia 16, antes de desaparecer.Ele almoçou com a mãe e depois saiu de casa, não sendo mais encontrado após tentativas de ligação e mensagens no celular desde então.

Imagens gravadas pelos circuitos de vigilância de um mercado e de uma pousada de Caruaru registraram momentos nos quais o jornalista foi 

Polícia Civil designa delegado especial para investigar crime contra vereador

Parlamentar foi atingido com vários tiros (Foto: Reprodução/TSE)A Polícia Civil informou - por meio de nota - na tarde desta segunda-feira (2) que um delegado especial foi designado para investigar o crime contra o vereador Jorge José de Lima (PSB), de 43 anos. O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria do Cambucá, no Agreste de Pernambuco, sofreu uma tentativa de homicídio na noite do domingo (1º).
Segundo a Polícia Militar, ele foi encaminhado para o Hospital da Restauração (HR), no Recife. Ao G1, o departamento de serviço social do HR e informou que no fim da tarde o parlamentar foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O estado de saúde dele é considerado grave.
Em nota, a polícia informou que quem cuidará do caso será Júlio César Porto, delegado seccional de Santa Cruz do Capibaribe. "A Polícia Civil de Pernambuco já tem uma linha de investigação que não será revelada para não causar prejuízo às diligências", informou a nota.
Entenda o caso
De acordo com o delegado Julio Porto, o vereador estava dentro do carro com uma mulher quando foi abordado por dois criminosos - que atiraram várias vezes contra a vítima. "Os indivíduos não foram identificados", disse o delegado ao G1.

Durante a ação, a tiros também atingiram o carro do vereador (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Durante a ação, tiros também atingiram o carro do vereador Jorge José de Lima (Foto: Divulgação/Polícia 

Pipeiros suspendem abastecimento de água após greve em Caruaru, PE

Pipeiros paralisaram as atividades e suspederam abastecimento em Caruaru (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)Pipeiros paralisaram as atividades e suspederam abastecimento em Caruaru (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)
Os motoristas de caminhões-pipa entraram em greve e suspenderam o fornecimento de água em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A paralisação foi iniciada na sexta-feira (29) e nesta segunda-feira (2) os pipeiros realizaram um "buzinaço" no ponto de abastecimento, no Bairro Pinheirópolis. Eles reclamam que estão com salários atrasados desde novembro de 2015.

Em nota, a Companhia Pernambucana de Abastecimento (Compesa) informou que apenas seis pipeiros são contratados pela empresa e estão trabalhando normalmente - os que estão em greve são vinculados à Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco.

A assessoria da Codecipe informou que os pipeiros com pendências devem ir à sede da instituição, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Eles devem agendar o atendimento por meio do número 3181-2490.
Os pipeiros informaram que até o domingo (1º), os únicos caminhões abastecidos eram os dos prestadores de serviço da Prefeitura de Caruaru. Segundo os motoristas, 23 veículos - entre caminhões e carretas - realizam o transporte de água para vários locais do município. Dentre eles: a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, hospitais, residências, Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e órgãos públicos.
Ao todo, os 23 pipeiros transportam em média dez mil litros de água e fazem, pelo menos, cinco viagens por dia. O número corresponde a cerca de um milhão de litros de água por dia.

Reunião
A Compesa disse que uma reunião está marcada para a quarta-feira (4), na sede da Companhia no Recife, para discutir a situação.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO