II Conferência de Cultura do município do Buíque é finalizada em grande estilo, participantes saem certificados e com a visão de melhoras na Cultura do município



A Prefeitura Municipal do Buíque, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, em parceria com a Unesco, realizou, nos dia 25 e 26, quinta e sexta-feira, no centro pastoral de Buíque, a II Conferência Municipal de Cultura. No encontro foram abordados assuntos a cerca do tema “Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura”.


A Conferência de Cultura tem como objetivo propor políticas públicas, programas e ações, por representantes do poder público, da sociedade civil, das comunidades culturais, artistas, produtores, agentes e articuladores culturais. “O caminho legal para discutir políticas públicas é através de conferências", por este motivo, vários assuntos que foram abordados no encontro serão documentados e encaminhados ao Poder Executivo, para que, assim sejam adotadas e tomadas as providência cabíveis dentro do parâmetros legais.

Na quinta-feira (25), as 19h30h o locutor oficial Nelson França, convocou as autoridades municipais e estaduais para compor a mesa, logo após o secretário de Cultura, Blésmam Modesto iniciou cantando o hino do município do Buíque, em seguida abril oficialmente a II Conferência de Cultura, Na ocasião a composição da mesa pode expressar algumas apresentações das realidades vistas dentro da cultura de Buíque, em seguida foi a vez das apresentações dos artistas culturais de nossa terra, como, a banda de Pífanos do Bairro São José, apresentação do escritor e cordelista Paulo Tarcisio, o escritor e poeta Leonardo Silva e o grupo de quadrilha buiquense que está levando junto aos demais o nome da nossa cidade por onde passam, grupo Maracutaia.

Hoje (26), das 8h às 12h, houve apresentação de Vânia Brayner,  que é representante da UNESCO, onde a mesma realizou leitura de vários temas culturais a serem implantados no município, orientação e mostrou as realidades da cultura em todo o estado. Logo após também se expressou o secretário de cultura do município de Aguas Bela-PE o Tié, e o secretário Blésmam que,  após algumas palavras convidou a todos os participantes para um coffeebreak. 

Em seguida, abertas as atividades, onde foram formados os eixos I, II, III e IIII, que, após reunirem-se com seus temas em mãos eles apresentaram suas propostas que, foram alegremente aplaudidas e aprovadas por todos os presentes, onde serão encaminhadas para o executivo municipal e posteriormente ao legislativo para serem tomadas a cabíveis providências.




Finalizando os trabalhos foram aprovados os resultados da Conferência, seguindo da realização da eleição dos delegados que representarão o município nas etapas Estadual e Federal.

Ao término do evento todos se deliciaram de um almoço promovido pela secretaria e felizes de mais uma missão cumprida os membros do governo municipal e secretaria de Cultura finalizaram assim o evento agradecendo o comparecimento e participação de todos.

Vereador Melque do Catimbau da exemplo e mostra interesse pela Cultura no município do Buíque

Diferente dos outros, o vereador Melque do Catimbau da exemplo de participação e interesse pela causa pública, participando ativamente de todo o momento da II Conferência de Cultura do município do Buíque. Usando da oportunidade cedida o vereador falou da importância de uma Cultura mais ativa e participativa, ainda foi autor de uma proposta dentro do grupo na Conferência, que seria a abertura de uma museu arqueológico no Vale do Catimbau onde, mostraria somente os arquivos históricos e, as riquezas daquele parque entre várias outras apresentadas em seu grupo. O vereador está de parabéns por abraçar junto a sociedade civil e organizada as causas do nosso município. 

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO