ARCOVERDE PERDE O POPULAR JOÃO DA INFORMAÇÃO


Faleceu na manhã desta quinta-feira (9), em Arcoverde, o popular João da Informação, o João Vicente Araújo, aos 83 anos. O velório está sendo realizado na Casa dos Vicentinos, ao lado do Colégio Imaculada Conceição, no Alto do Cardeal. Seu sepultamento está marcado para às 17h no Cemitério do São Miguel.

O apelido de João da Informação surgiu quando ele começou a decorar e a informar os telefones e endereço de pessoas influentes e pontos comerciais de Arcoverde. Isso aconteceu após um atentado, que sofreu na década de 1960, que o deixou paraplégico.

Em 1975, João iniciou o trabalho de 'centro de informações' que ficou conhecido em todo o País, com reportagens nacionais na Globo e em jornais do estado (confira abaixo uma das matérias). Em 2014, aos 80 anos, foi homenageado no Baile Municipal de Arcoverde.


Imagem: Blog Falando Francamente.
João conseguiu s proeza de decorar o número de 3,5 mil dos 6 mil terminais existentes na cidade de Arcoverde. Além da memória privilegiada, João trazia a alegria em seu sorriso e era um símbolo da história viva de Arcoverde. Agora, entra para a história com sua memória e sua alegria. Vai com Deus, João da Informação. 😢

Confira uma matéria publicada na no caderno Segunda Capa do Jornal do Commercio, no dia 13 de fevereiro de 2001:

REGIONAL
Número de telefone é com o João

No filme Rain Man, o astro americano Dustin Hoffman interpretou um autista com uma memória invejável, capaz de decorar nome e telefone de todos os assinantes de um catálogo. Pelo feito conquistou a admiração dos espectadores dos quatro cantos do mundo. Longe das telas e da ficção, no interior de Pernambuco, o sertanejo João Vicente Araújo, 67 anos, conseguiu proeza parecida ao decorar o número de 3,5 mil dos 6 mil terminais existentes na cidade de Arcoverde. Hoje, ele presta o serviço de informações mais famoso do Agreste.

“João da Informação”, como também é conhecido pelos moradores da região é o dono de uma central de informações telefônica do interior – semelhante ao serviço de informações 102. A diferença está nos métodos de armazenamento dos dados. Ao invés de computadores sofisticados, João trabalha na sua casa e usa apenas a cabeça para decorar os números. “Cheguei a ter todos os telefones da cidade de cabeça, mas o município vem recebendo novas linhas diariamente e isso vem dificultando meu trabalho. Agora vou precisar me dedicar mais para voltar a saber todos os números novamente”, avisou.

O dom de decorar os números começou há 35 anos, após João Vicente ficar paraplégico depois de ser atingido por uma bala perdida. “Passava o dia deitado e, então, fiquei memorizando os números. Depois aproveitei para montar a minha central de informações”, contou. Apesar de ‘roubar’ parte da clientela do serviço 102, ele garante nunca ter sido perturbado pelas companhias. “Recebo a média de 70 telefonemas por hora. Por minha causa, o povo vive telefonando e a empresa fatura alto com os impulsos”, argumenta.

Fonte: A Folha das Cidades.
Foto de capa: Portal Xis Club.

Prefeitura de Tupanatinga realiza evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

A Prefeitura de Tupanatinga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Coordenadoria da Mulher e demais pastas da administração, promoveu na manhã desta quarta-feira (08) um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
O evento festivo que ocorreu no novo Ginásio de Esportes da cidade foi aberto a todas as mulheres do município e contou com música, entrega de brindes, coffee break e outras ações.
Várias autoridades do município como o prefeito Sílvio Roque; Primeira Dama Rosa Maria, vice-prefeita. Mara Mozarele; secretários; vereadores e lideranças comunitárias participaram do momento festivo.
A secretária municipal Meyrielly disse que a valorização da mulher sempre será uma prioridade do Governo Silvio e Mara por saber da importância da mulher para o bem estar e o desenvolvimento da cidade.
“Sou mulher e sei o como é importante lutarmos por um mundo com menos machismo e mais igualdade, e isso é possível valorizando cada vez mais as nossas mulheres guerreiras.
O prefeito Sílvio Roque também falou da importância em valorizar a mulher não apenas nesse dia, mas durante todos dias do ano.
“O objetivo desse encontro é fortalecer todas as conquistas, a valorização, a importância do papel da mulher e este é momento de confraternizar e celebrar a data, é um momento que dedicamos somente para elas”, pontuou o gestor.
Na ocasião, falou o presidente da Câmara de vereadores, Neto de Duca, o vereador Aureo de Dadá, a vice-prefeita Mara, a coordenadora estadual de Políticas para mulheres, o advogado Edilson Xavier, entre outros.

Ao final do evento foram sorteados vários brindes para as mulheres presentes, "brides estes" patrocinados pelo comércio local e por colaboradores amigos.

Prefeito promove café da manhã para homenagear as mulheres


Em homenagem ao dia Internacional da Mulher que aconteceu neste dia 08 de março, a prefeitura municipal de Tupanatinga, através do seu prefeito Silvio Roque e da primeira dama Rosa Maria, realizou durante este dia um café da manhã, onde homenageou com a entrega de lembranças as mulheres que fazem parte da administração do município.

Na ocasião, esteve presente a vice-prefeita, Mara Mozarele, a secretária de Assistencia Social, Meyrielly Suammy entre outras lideranças locais.






   













Policia prende homem acusado de matar esposa na Aldeia Mina Grande em Buíque


Policiais Civis, sob a coordenação da delegada Cristina Gomes dos Santos, cumpriram na manha de hoje, 09/03/2017, o Mandado de Prisão Preventivo em desfavor de Patrício Moisés  Monteiro, vulgo  TIL. 

O investigado foi indiciado pela pratica de Feminicídio, tendo como vítima Maira Viana Moises, fato que aconteceu na Aldeia Mina Grande, zona rural de Buique, no ultimo  dia 11.02.17. 

Após os procedimentos de praxe, o investigado foi recolhido no Presidio Advogado Brito Alves em Arcoverde.

Fonte e Foto:  Delegaçia de Policia Civil de Buíque

Em Buíque vereadores reconhecem os valores do gari Lamburzinha e do ex vereador Dornélio Irapuã eternizando-os com nomes de ruas

Quem esteve na manha desta  terça-feira  assistindo  a mais uma reunião em plenária na câmara de vereadores de Buíque, percebeu que  muito ainda vai ser discutido  daqui pra frente, por que cada um dos parlamentares  pretendem ou precisam mostrar para seu eleitorado por que de fato valeu apenas  ter lhe depositado um voto de confiança  em  troca de sua representatividade.

Sendo assim,  os novatos Dyego de Barão e Leonardo de Gilberto  apesar de serem marinheiros de primeira viagem  pela quantidade de propostas já apresentadas  no plenário da casa através de requerimentos, moção de aplausos e projetos  de Leis Legislativos  demonstram que  estão  afim de trabalhar e bem assessorados pelo conteúdos  apresentados   e aprovados.

Com o plenário totalmente lotado pelo publico que voltou a frequentar as reuniões, Dyego de Barão surpreendeu a cada um dos presentes  quando quebrou todos os paradigmas da politica local  apresentando   o projeto de Lei  indicando  que fosse dado o nome de Jose Damião da Silva (Lamburzinha)  para rua 01 do Conjunto Habitacional João Godoy de Neiva no Bairro Frei Damião.

Aprovado por  unanimidade, a indicação do nome de  Lamburzinha além de ser aceito  quebra o velho tabu  de que, nomes em ruas e avenidas  só poderiam  ser  aceitos  quando o homenageado fosse um politico , empresário ou um figurão da alta sociedade, e nunca um gari.

Da mesma forma do colega, o também vereador Leonardo de Gilberto  ao apresentar  também o projeto de Lei indicando o nome do ex vereador Dornélio Irapuã Modesto , para ser colocado na rua 02 do  mesmo  conjunto habitacional João Godoy de Neiva , em nome das centenas de famílias carentes do município expressou sua gratidão um cidadão que tanto lutou em benefício dos mais necessitados .   

Apesar de poucos recursos investidos, Tupanatinga promoveu um dos maiores Carnavais de toda sua historia

Tupanatinga, também no agreste do estado, apesar de  seu gestor ser evangélico, e estar no comando da prefeitura a exatos 56 dias  não ficou para trás quando se propôs  realizar seu carnaval .

Como a cidade  tem como projeto base a  tradicional festa  de Agosto, para  milhares de foliões que superlotaram a principal praça da cidade  durante os quatros dias de carnaval a folia de momo saiu melhor do  que esperado , o que  para  muitos , e pelos comentários positivos  desta vez valeu a penas ficar na terra de Santa Clara  para curtir seu carnaval .

Se de um lado Tupanatinga conseguiu alcançar  seu objetivo   que foi  transformar a praça Jose Emílio no mais novo QJ do frevo, do outro lado  Francisco Carlos, atual Secretario de Cultura , Turismo e Desporto   junto com sua equipe tem a certeza  de ter se saído muito bem em seu primeiro teste a frente da pasta que cuida do calendário de eventos do município que promete ser um dos mais organizados de todos os tempos.


Fotos / Divulgação PMT

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO