JORNAL INFORMATIVO MAIS BUÍQUE JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NA PREFEITURA E SECRETARIAS

Disponível na Prefeitura do Buíque e nas secretarias municipais a quarta edição do Jornal Mais Buíque. Um informativo que leva você ao conhecimento das ações do Governo Municipal totalmente atualizadas. Itens informativos que apresentam obras dos governos municipal, estadual e federal, tais como: Adutora do Vale do Catimbau, Construção de barragens, poços artesiano, postos de saúde, limpeza de barragens entre várias outras. Adquira já o seu  Jornal impresso gratuitamente em qualquer secretaria municipal ou no prédio da prefeitura do Buíque.    

Projeto “Buíque: Patrimônio, identidade e memória” desenvolvido pela Bureau de Cultura e Turismo



O Projeto denominado “Buíque: Patrimônio, identidade e memória” é uma ação desenvolvida pela Bureau de Cultura e Turismo com incentivos do Fundo de Cultura de Pernambuco (FUNCULTURA) apoiado pela Prefeitura de Buíque. O projeto consiste na realização de oficinas de educação patrimonial direcionadas aos estudantes e professores do Ensino Fundamental II de escolas da rede pública (estaduais e municipais). Trata-se de uma estratégia de resgate histórico e cultural para o município de Buíque/PE, a fim de permitir estudantes e professores conhecerem um pouco mais sobre o patrimônio cultural material e imaterial da localidade, contribuindo com sua valorização e preservação.
 O projeto teve inicio em fevereiro de 2013 e discorre em duas etapas:
A primeira etapa consiste em uma pesquisa de campo e um levantamento dos bens e patrimônios materiais e imateriais de Buíque. Que vem sendo realizada nos 05 a 07 de maio. Nesse levantamento já foram entrevistados artistas e artesãos como o senhor José Bezerra e o Senhor Luiz Benício, além de visita a pontos históricos do município.
 A segunda etapa consiste na realização das oficinas de educação patrimonial.  Essas irão contemplar 240 estudantes e 30 professores das escolas publicas municipais e estaduais e serão realizadas em dois períodos diferentes. As oficinas serão desenvolvidas com uma metodologia lúdica com aulas de campo, jogos e dinâmicas. Durante as oficinas, os estudantes produzirão histórias, depoimentos, passatempos e desenhos que irão compor o livro sobre o Patrimônio de Buíque que será distribuído posteriormente em todas as escolas públicas do município e bibliotecas da região.
As oficinas serão realizadas no período de 20 a 24 de maio nas escolas municipais Engenheiro Klaysson e a Escola Dr. José Cursino Galvão. Serão oferecidas 60 vagas para cada escola com turmas pela manhã e a tarde no contra turno escolar. As inscrições poderão ser realizadas na secretária das escolas e são gratuitas.
As demais oficinas serão desenvolvidas no período de 10 a 14 de junho e ocorrerão na Escola Estadual Vigário João Inácio e nas escolas municipais das comunidades rurais do Catimbau, Carneiros eGuanumbi.
É importante ressaltar o total apoio da Prefeitura de Buíque através da Secretária de Educação que abraçou o projeto, da Gerência Regional de Educação de PE, das direções das escolas e da Associação de Guias do Catimbau. Além da própria comunidade que vem nos recebendo, apresentando um pouco de sua cultura, identidade e modo de vida.
Os benefícios deste projeto consistem na valorização patrimonial, o estímulo do sentimento de pertencimento da comunidade, que passará a compreender a riqueza natural e cultural do município, bem como a importância de conservá-la a fim de melhorar a sua qualidade de vida.

A partir do dia 27, municípios com menos de 50 mil habitantes deverão ter Portal da Transparência.


Por lei, municípios com até 50 mil habitantes serão obrigados a ter um Portal da Transparência, a partir do dia 27. Em Pernambuco, será difícil cumprir

No próximo dia 27, as cidades com menos de 50 mil habitantes serão obrigadas a ter um Portal da Transparência, plataforma onde são divulgados os gastos públicos. A data marcará a vigência plena da Lei Complementar nº 131/2009, conhecida como Lei da Transparência. Faltando menos de um mês para começar a valer a determinação, em Pernambuco, o cumprimento efetivo parece distante.

De acordo com um levantamento do JC, levando em consideração 152 cidades com até 50 mil moradores, 89 sequer possuem um site oficial, incluindo municípios importantes, como Barreiros (Zona da Mata Sul), Buíque (Agreste) e Triunfo (Sertão). Os dados populacionais foram retirados da página eletrônica da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

Entre os 63 municípios que dispõem de um site, menos da metade oferece a opção de consultar os gastos. Os que possuem não são atualizados diariamente, como determinará a lei. Há casos em que, embora exista uma área “Contas Públicas”, nunca houve inserção de informações, como no site de São Bento do Una (Agreste).

De acordo com o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira (Sertão), José Patriota (PSB), a maior dificuldade dos municípios menores para implantar o Portal é a ausência de profissionais especializados em tecnologia da informação. "Precisamos recorrer a empresas terceirizadas e isto gera custo", destaca.

Entretanto, o coordenador de Controle Externo do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), Rômulo Lins, lembra que, desde 2011, o órgão coleta informações dos gastos das prefeituras por meio do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres). Ou seja, os dados já estão disponíveis, basta a plataforma para torná-los públicos. Ele ressalta também que o Sagres dispõe de uma equipe para ajudar os prefeitos a enviar as informações financeiras de forma correta.

"No ano passado o Ministério Público de Contas notificou diversas prefeituras que não possuíam sites e este ano vamos fiscalizar o cumprimento da Lei da Transparência", avisou.

Após seis anos tramitando no Congresso Nacional, a Lei da Transparência foi aprovada em 2009, em meio a denúncias de que parlamentares usavam suas cotas de passagens aéreas para passeios ou em benefício de pessoas próximas, escândalo que ficou conhecido como “farra das passagens”.

A exigência de publicar na internet os gastos públicos vale desde 2010 para o governo federal, Estados, instituições legislativas e judiciárias, além de cidades com mais de 100 mil; e há dois anos para municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO